Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/86538
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCarretero, Elena Gamazo-
dc.contributor.authorMadeira, Catarina Isabel Tavares Pinto-
dc.date.accessioned2019-04-17T22:26:59Z-
dc.date.available2019-04-17T22:26:59Z-
dc.date.issued2019-02-11-
dc.date.submitted2019-04-17-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/86538-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês apresentado à Faculdade de Letraspt
dc.description.abstractThe importance of the speaking practice in the classroom is a topic which has been studied and developed for many years. Second language (L2) learning has evolved quite a lot since the last half of the 19th century and L2 acquisition theories have become more and more focused on speaking. The ever-growing need to communicate in different social contexts has led to an increased demand for a broadened learning of second languages. Despite the interest in the topics taught throughout the school-years, vocabulary and language structures are mostly limited to each theme, making for guided lessons where less controlled plays a less important role. In order to counter this limitation, I based my lessons throughout this internship on ideas that support the communicative approach. According to this methodology, language learning is most effective when used to communicate in real situations. The use of the target-language throughout each lesson – as opposed to using it only to complete an activity - would therefore be beneficial for the students to understand their communicative capabilities, thus activating strategies for a more natural acquisition of the foreign language. For this reason, a set of activities to allow the students to practise their speaking production was chosen, helping them become more independent users.The connection between the choice of activities and the students’ interaction in the classroom was evident throughout the internship. The type of activities was also aided by the use of materials such as visual aids, which helped the students make a direct connection between the object and its corresponding name in L2 and helped with the setting of the context and target-language assimilation. The exchange of information and opinions among students using L2 also proved to be beneficial to the development of their speaking production.The main objective of my internship was to bring to the classroom activities which would allow the students to practise their speaking production. Through eliciting, gapped texts, information and opinion exchanges, group work and pelmanism, the increase in spoken interaction using L2, as well as the students’ motivation and interaction, came to the fore.pt
dc.description.abstractA importância da prática da expressão oral em contexto de sala de aula é um tema que há largos anos tem sido estudado e desenvolvido. Desde finais do século XIX que a aprendizagem de línguas estrangeiras tem vindo a evoluir, tendo as teorias de aquisição de L2 sido focadas cada vez mais na oralidade.A crescente necessidade de saber comunicar em variados contextos situacionais tem motivado um ensino mais abrangente. Embora a aprendizagem feita ao longo do percurso escolar contenha tópicos do interesse geral, o vocabulário e as estruturas gramaticais utilizadas são geralmente focadas em cada tema, levando a que as atividades sejam mais controladas e haja menos prática independente por parte dos alunos. De forma a combater esta limitação, aulas lecionadas durante o estágio baseiam-se na abordagem comunicativa. Esta metodologia defende que, para haver a aprendizagem de uma língua estrangeira, é necessário utilizá-la para comunicar. Deste modo, a utilização da língua-alvo durante a aula – e não apenas para a concretização de uma atividade controlada –, seria benéfica para que os alunos se apercebessem das suas capacidades comunicativas, ativando estratégias para a aquisição de L2 de forma mais natural. Com base neste método de aprendizagem, foi feita uma escolha de atividades que promovessem a produção oral por parte dos alunos, com a intenção de os tornar mais independentes na utilização da língua estrangeira. Ao longo do estágio foi possível verificar a ligação entre a escolha adequada de atividades e a participação ativa dos alunos na sala de aula. A escolha do tipo de atividades foi auxiliada também pela recolha de materiais apropriados, nomeadamente materiais visuais, que ajudavam no estabelecimento de contextos e na assimilação da língua-alvo. A utilização da L2 na troca de informações e opiniões entre elementos da turma foi também benéfica para o desenvolvimento da produção oral.O objetivo deste estágio foi a implementação de atividades que promovessem a produção oral na sala de aula. Através de exercícios de eliciação, textos com lacunas (gapped texts), trocas de informação e opinião, trabalhos de grupo e atividades de correspondência (pelmanism) foi possível observar um aumento do nível de motivação e participação por parte dos alunos.pt
dc.language.isoporpt
dc.rightsembargoedAccesspt
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt
dc.subjectEnsino de línguas estrangeiraspt
dc.subjectEspanholpt
dc.subjectInglêspt
dc.subjectExpressão oralpt
dc.subjectAtividades Comunicativaspt
dc.subjectForeign language teachingpt
dc.subjectSpanishpt
dc.subjectEnglishpt
dc.subjectSpeakingpt
dc.subjectCommunicative activitiespt
dc.titleAtividades comunicativas para o desenvolvimento da expressão oral em línguas estrangeiraspt
dc.title.alternativeCommunicative activities for the development of speaking in foreign language learningpt
dc.typemasterThesispt
degois.publication.locationFaculdade de Letras da Universidade de Coimbrapt
degois.publication.titleAtividades comunicativas para o desenvolvimento da expressão oral em línguas estrangeiraspor
dc.peerreviewedyes-
dc.date.embargo2025-02-09*
dc.identifier.tid202221490pt
thesis.degree.disciplineFormação de Professores em áreas disciplinares específicas-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francêspt
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Letras-
uc.rechabilitacaoestrangeiranopt
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorMadeira, Catarina Isabel Tavares Pinto::0000-0002-0462-5150-
uc.degree.classification15-
uc.date.periodoEmbargo2190pt
uc.degree.presidentejuriTavares, Maria Teresa de Castro Mourinho-
uc.degree.elementojuriLuís, Ana Alexandra Ribeiro-
uc.degree.elementojuriCarretero, Elena Gamazo-
uc.contributor.advisorCarretero, Elena Gamazo::0000-0002-5982-2055-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.grantfulltextembargo_20250209-
item.languageiso639-1pt-
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairetypemasterThesis-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat Login
Catarina Madeira_versaofinal.pdf6.58 MBAdobe PDFEmbargo Access    Request a copy
Show simple item record

Page view(s)

876
checked on Jul 30, 2024

Download(s) 50

258
checked on Jul 30, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons