Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/86477
Title: Perceção da aptidão física, capacidade motora e treino militar no curso de comandos
Other Titles: PERCEPTION OF PHYSICAL FITNESS, MOTOR CAPACITY AND MILITARY TRAINING IN THE COMMANDS COURSE
Authors: Monteiro, Carlos Plácido da Cruz 
Orientador: Dias, Gonçalo Nuno Figueiredo
Ramos, Susana Isabel Vicente
Keywords: Comandos; Instrução; Aptidão; Treino Militar; Capacidades Condicionais e Coordenativas; Portuguese Command Troops; Instruction; Fitness; Military Training; Conditional and Coordination Capabilities
Issue Date: 16-Apr-2018
Serial title, monograph or event: PERCEÇÃO DA APTIDÃO FÍSICA, CAPACIDADE MOTORA E TREINO MILITAR NO CURSO DE COMANDOS
Place of publication or event: Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física - Universidade de Coimbra
Abstract: Objetivo: Este estudo teve como objetivo principal analisar a perceção dos instruendos relativamente à aptidão física, capacidade motora e treino militar no curso de Comandos. Pretendia-se, através da aplicação de um questionário, verificar se existiam diferenças estatisticamente significativas na perceção da aptidão física, capacidades motoras, esforço físico e treino militar, ministrado no curso de Comandos, em função da idade, das habilitações académicas, do(s) trabalho(s) que desenvolveram ou emprego(s) que tiveram antes de ingressarem no serviço militar e de alguma(s) modalidade(s) desportiva(s) que tenham praticado antes de iniciar a recruta.Metodologia: A amostra não probabilística, por conveniência, foi constituída por 22 dos 27 militares que terminaram, com sucesso, o 127º Curso de Comandos (2º curso de 2016) e 13 militares que terminaram, com sucesso, o 128º Curso de Comandos (1º curso de 2017), com média de idades igual a 21,69 e desvio padrão de 2,36 anos. A idade dos participantes distribuía-se na faixa etária compreendida entre os 19 e 28 anos. Todos os participantes eram do sexo masculino e voluntários. Para avaliarmos a perceção dos instruendos, usámos um questionário, composto por 18 questões, maioritariamente, de resposta fechada, bem como, também, algumas de resposta aberta, sendo dividido em 3 categorias distintas. Para analisarmos as respostas dos participantes da amostra, foi utilizada estatística descritiva (frequência absoluta e respetiva percentagem), medidas de tendência central (média) e medidas de dispersão (amplitude e desvio padrão), quando aplicáveis. Com o objetivo de verificar a existência de diferenças estatisticamente significativas numa variável em função de outra, usámos o teste não paramétrico de Qui Quadrado, dada a natureza das variáveis (qualitativas). A estatística utilizada, foi efetivada com o recurso ao programa informático IBM-SPSS, versão 24, adotando-se como nível de significância o valor de 5%.Resultados: No que se refere à idade dos participantes da amostra, verificaram-se diferenças estatisticamente significativas nas capacidades motoras coordenativas, sobretudo, ao nível da “diferenciação cinestésica” (X2=33,874; sig=0,037). Por seu lado, relativamente às habilitações académicas dos participantes da amostra, constatou-se a existência de diferenças estatisticamente significativas no “Grau de importância atribuída ao treino das capacidades motoras em contexto de treino militar” (X2=19,284; sig=0,023); nas “Capacidades motoras condicionais – Velocidade” (X2=17,378; sig=0,043) e nas “Capacidades Coordenativas – Controlo motor” (X2=20,616; sig=0,014). No que diz respeito ao(s) trabalho(s) que os participantes da amostra desenvolveram ou emprego(s) que tiveram antes de ingressar no serviço militar, aferiu-se a existência de diferenças estatisticamente significativas nos itens: “Considera que o treino das capacidades motoras é mais importante que o treino das capacidades psicológicas em contexto militar?” (X2=13,730; sig=0,008); “Capacidades Motoras Condicionais – Resistência” (X2=17,306; sig=0,027); “Capacidades Volitivas – Resistência à Frustração (X2=21,568; sig=0,043); “Capacidades volitivas – Resistência Psicológica” (X2=29,144; sig=0,004) e “Capacidades Volitivas – Superação” (X2=21,965; sig=0,038). Em função de os elementos da amostra terem praticado alguma(s) modalidade(s) desportiva(s) antes de iniciar a recruta, não se verificaram quaisquer diferenças estatisticamente significativas nesta vertente. Além disso, tendo em conta a idade dos participantes, constatou-se a existência de diferenças estatisticamente significativas no item “Sentiu que teve alguma quebra física depois de iniciar o Curso de Comandos?” (X2=16,131; sig=0,024). Por sua vez, considerando as habilitações académicas dos participantes, verificou-se a existência de diferenças estatisticamente significativas na “Perceção subjetiva de esforço que tiveram durante o treino militar - Precisão” (X2=32,760; sig=0,005); na “Perceção subjetiva de esforço que teve durante o treino militar – Marcha de Montanha (exercício operacional fim de curso)” (X2=21,538; sig=0,043) e “Considera importante que os instrutores/monitores possuam conhecimento científico na área de Educação Física para ministrar treino físico militar?” (X2=7,825; sig=0,05). Tendo em conta a eventualidade de os praticantes da amostra terem praticado alguma(s) modalidade(s) desportiva(s) antes de iniciar a recruta, verificou-se a existência de diferenças estatisticamente significativas na “Perceção subjetiva de esforço que teve durante o treino militar – Trabalhos ambiente natural” (X2=10,412; sig=0,034); na “Perceção subjetiva de esforço que teve durante o treino militar – Semana invertida” (X2=9,644; sig=0,047); na “Perceção subjetiva de esforço que teve durante o treino militar – Marcha de 10 Km” (X2=11,008; sig=0,012) e na “Perceção subjetiva de esforço que teve durante o treino militar – Marcha de 20 Km” (X2=9,554; sig=0,049).Concl
Objective: This study`s main objective was to analyze the students' perception regarding physical fitness, motor skills and military training during the Portuguese Command troops course. It was intended, through the application of a questionnaire, to verify if there were statistically significant differences in the perception of physical aptitude, motor skills, physical effort and military training, taught during Command troops course, according to age, academic qualifications, work (s) they developed or employment (s) they had before entering in the military service and some sporting modality that they practiced before starting the recruit.Methodology: We analyzed a non-probabilistic sample, consisted of 22 of the 27 military personnel, who successfully completed the 127th Command Course (2nd course of 2016) and 13 military personnel who successfully completed the 128th Command Course (1st year of 2017), with mean age of 21.69 and standard deviation of 2.36 years. In order to evaluate the perception of the students, we used a questionnaire, composed of 18 questions, mostly closed answers, as well as some open answers, being divided into 3 different categories. In order to analyze the responses of the sample participants, descriptive statistics (absolute frequency and respective percentage), measures of central tendency (mean) and dispersion measures (amplitude and standard deviation), when applicable, were used. In order to verify the existence of statistically significant differences in one variable as a function of another. The application of these tests were made by the program of a non-parametric Chi square test, given the nature of (qualitative) variables to analyze the variables under study. The statistic used was made using the IBM-SPSS software, version, 24, adopting a significance level of 5%.Results: When analyzed the importance that the concerning of the age of the participants in the sample, it can be observed that there were statistically significant differences in coordinated motor skills, especially at the level of "kinesthetic differentiation" (X2 = 33.874; sig = 0.037). Concerning to the academic qualifications of the sample participants, the statistical evidence shows that statistically significant differences were found in the "Degree of importance attributed to the training of motor skills in the context of military training" (X2 = 19.284; sig = 0.023); (X2 = 17.378; sig = 0.043) and in the "Coordination Capacities - Motor Control" (X2 = 20,616; sig = 0,014). Concerning with regard to the work (s) sampled participants or employment (s) they had before entering the military service, the statistical evidence shows that there were statistically significant differences in the items: "Considers that the training of motor skills is more important than the training of psychological capacities in a military context? "(X2 = 13,730; sig = 0.008); "Conditional Motor Capacities - Resistance" (X2 = 17,306; sig = 0.027); "Volitional Capacities - Resistance to Frustration (X2 = 21.568; sig = 0.043); "Volitional Capacities - Psychological Resistance" (X2 = 29,144; sig = 0.004) and "Volitional Capacities - Overcoming" (X2 = 21,965; sig = 0,038).Due to the fact that the members of the sample had practiced some sporting modality before starting the recruit, there were no statistically significant differences in this aspect. In addition, considering the age of the participants, there were statistically significant differences in the item "Did you feel that you had any physical breakdown after starting the Course of Command troops?" (X2 = 16,131, sig = 0,024). On the other hand, considering the academic qualifications of the participants, it was verified the existence of statistically significant differences in the "Subjective effort exertion that they had during the military training - Precision" (X2 = 32,760; sig = 0.005); (X2 = 21.538; sig = 0.043) and "It is important that instructors / instructors have scientific knowledge in the area of Physical Education to provide military physical training? "(X2 = 7.825; sig = 0.05). Considering the possibility that the practitioners of the sample had practiced some sporting modality before starting the recruit, there were statistically significant differences in the "Subjective effort exertion during military training - Natural environment work" (X2 = 10.412, c = 0.034); in the "Perceived subjective effort exerted during the military training - Inverse week" (X2 = 9,644; sig = 0,047); (X2 = 11.008; sig = 0.012) and in the "Subjective effort exertion during the military training - 20 km march" (X2 = 9,554) ; sig = 0.049).Conclusions: Considering the statistical evidence that emerges from the results obtained, it is concluded that the physical fitness and the development of motor skills can be considered as an essential factor in the scope of military training for the majority of the inquired participants. In addition, on this basis, we can note that both motor skil
Description: Dissertação de Mestrado em Treino Desportivo para Crianças e Jovens apresentada à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/86477
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Dissertação - Carlos Monteiro.pdf3.08 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

621
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 50

1,309
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons