Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/86365
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dc.contributor.advisorLourenço, Nuno António Marques-
dc.contributor.authorSantos, Carlos Henrique Fernandes dos-
dc.date.accessioned2019-04-17T22:14:08Z-
dc.date.available2019-04-17T22:14:08Z-
dc.date.issued2019-02-01-
dc.date.submitted2019-04-17-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/86365-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Engenharia Informática apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia-
dc.description.abstractAtualmente a quantidade e facilidade de acesso a informação é estonteante. Em meros momentos, uma pessoa pode-se manter atualizada sobre quaisquer tópicos de interesse. Esta facilidade de acesso mudou a perspetiva das pessoas e agora não só é a qualidade de informação disponibilizada que é valorizada, como também a velocidade a que é fornecida.Além disso, hoje em dia as pessoas tem expectativas de que informação e serviços sejam fornecidos de uma maneira fácil e intuitiva. Uma maneira de responder às expectativas das pessoas é através de assistentes virtuais. Os chatbots fornecem informação em tempo real e as interações com eles são feitas de uma forma fácil e intuitiva -- através de linguagem natural.Com a evolução das necessidades das empresas e das pessoas, a Critical Software (CSW) optou apoiar a criação de uma plataforma -- Lexia -- para o desenvolvimento de assistentes virtuais que possam interagir em vários domínios/contextos diferentes (por exemplo: podem agir como assistentes num banco ou como assistente para reservar quartos de hotel).Esta dissertação apresenta a primeira versão do Lexia. Esta primeira versão é capaz de dialogar com utilizadores e de ser implementada em vários contextos (e de executar tarefas dentro desses contextos). Usando a CSW como um caso de estudo, um agente conversacional que consegue interagir com sistemas internos desta empresa foi implementado.A versão do Lexia desenvolvida serve de fundação para possível trabalho futuro ser desenvolvido. Uma das maneiras possíveis de construir sobre esta versão é adicionando capacidades cognitivas ao sistema.por
dc.description.abstractWe live days in which the quantity of and rapid access to information available is staggering. In moments, a person may keep him or herself updated on topics of interest. This ease of access to information has changed people's perspectives and now, not only is the quality of information provided valued, but also the speed at which it is provided.Adding to the previous point, nowadays people expect information and services to be provided in a easy and intuitive way. A way to address the aforementioned problems is through the use of virtual assistants. Virtual assistants provide information in real-time and are interacted in a simple, intuitive way -- through natural language.With the evolution of people's and companies' needs, Critical Software (CSW) decided to go forward with the creation of a platform -- Lexia -- for developing virtual assistants that can be deployed (and execute tasks) in various different contexts/domains (e.g. deployed as an assistant in a bank or as an assistant to book hotels). This dissertation presents the first version of Lexia. This first version is capable of dialoguing with users and be deployed within various contexts (and execute tasks within those domains). Using CSW as a case study, a conversation engine that can interact with CSW's internal systems was deployed.The Lexia version developed in this internship lays the groundwork for future work to be developed. A possible way to build upon this version is to add cognitive capabilities to the platform.eng
dc.language.isoeng-
dc.rightsclosedAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectSistemas de Diálogopor
dc.subjectChatbotspor
dc.subjectAgentes Conversacionaispor
dc.subjectNatural Language Understanding (NLU)por
dc.subjectDialog Systemseng
dc.subjectChatbotseng
dc.subjectConversational Agentseng
dc.subjectNatural Language Understanding (NLU)eng
dc.titleLEXIA: Commands Engineeng
dc.title.alternativeLEXIA: Commands Enginepor
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationCRITICAL Software-
degois.publication.titleLEXIA: Commands Engineeng
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202221440-
thesis.degree.disciplineInformática-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Engenharia Informática-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências e Tecnologia - Departamento de Engenharia Informática-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorSantos, Carlos Henrique Fernandes dos::0000-0003-4341-5532-
uc.degree.classification17-
uc.degree.presidentejuriPereira, Vasco Nuno Sousa Simões-
uc.degree.elementojuriLourenço, Nuno António Marques-
uc.degree.elementojuriCarvalho, Paulo Fernando Pereira de-
uc.contributor.advisorLourenço, Nuno António Marques::0000-0002-2154-0642-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1en-
item.fulltextCom Texto completo-
item.grantfulltextembargo_99991231-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
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