Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/86093
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dc.contributor.advisorFerreira, Luis Miguel Domingues Fernandes-
dc.contributor.authorBorges, Filipe José Pinto-
dc.date.accessioned2019-03-26T23:53:45Z-
dc.date.available2019-03-26T23:53:45Z-
dc.date.issued2018-09-19-
dc.date.submitted2019-03-26-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/86093-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia-
dc.description.abstractO mercado do entretenimento tem sofrido bastantes alterações com as inovações tecnológicas dos últimos anos, em especial, na área dos videojogos. A evolução dos serviços de internet, permitiu conectar jogadores de todos os cantos do mundo eliminando as barreiras que impediam a prática competitiva dos videojogos. Em conjunto com desenvolvimento de serviços de streaming, também consequência da melhoria dos serviços de internet, tornou possível a transmissão destas competições possível, introduzindo os esports ao publico mainstream. Hoje em dia o mercado dos videojogos é maior que o da música e cinema juntos mostrando que o futuro do entretenimento estará virado para esta nova área. Com o crescimento do mercado, aparecem novas empresas e serviços relacionados, sendo a Inygon uma dessas empresas, focando-se unicamente no mercado de esports. O aumento da procura repentina forçou o crescimento acelerado da startup, surgindo a necessidade de aumentar a equipa sem estrutura ou diretrizes definidas, que veio a dificultar diretamente a capacidade de prestação de serviços.Será, precisamente, sobre este último ponto que este trabalho irá focar, tentando implementar metodologias de gestão de processos, mais especificamente a Business Process Management, de forma a melhorar o processo de gestão dos eventos realizados pela empresa. Os processos inerentes à realização de eventos foram mapeados utilizando a linguagem de modelação BPMN, sendo inicialmente feito um levantamento dos processos “AS IS” e posterior redesenho dos processos “TO BE”, onde foram sugeridos KPIs que permitem a monotorização dos processos com o intuito de aumentar o lucro, reduzir o tempo de montagem, melhorar a comunicação e o planeamento, permitindo um crescimento sustentável e eficaz da empresa, acompanhando o crescimento do mercado.por
dc.description.abstractThe entertainment market has suffered several changes resulting of the technological innovations that occurred over the past years, specially, in the area of videogames. The internet services evolution allowed players from all over the world to connect, removing the barriers that stopped competitive gaming. Coupled with the development of streaming services, as a consequence of the improvement in internet services, competitions broadcasting was a reality and introduced esports to the mainstream audience.Nowadays the videogame market is bigger than music and cinema combined, showing that the future of entertainment favors this new immerging area. With the growth of the market, new services and companies started surfacing, Inygon being one of them, focusing exclusively on the esports market. The sudden increase in demand forced the spontaneous growth of the startup, which in turn required an increase in the staff without the proper structure or defined guidelines, causing direct hardships to the ability to provide services.It will be precisely on this last topic that this paper will focus, trying to implement business process methodologies, more specifically, Business Process Modeling, as a way to improve Inygon’s event management. The inherent processes related to the events were mapped according to the modulation language BPMN, with an initial mapping of the existing processes “AS IS” and later redesign of the “TO BE” processes, where KPIs were suggested in order to allow the process monitoring with the intention of increasing profits, reduce the build time and improve communication and planning, allowing an effective and sustainable company growth while keeping up with the market.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectProcessos de negóciopor
dc.subjectBusiness Process Managementpor
dc.subjectGestão de eventospor
dc.subjectEsportspor
dc.subjectBPMNpor
dc.subjectBusiness Processeng
dc.subjectBusiness Process Managementeng
dc.subjectEvent Managementeng
dc.subjectEsportseng
dc.subjectBPMNeng
dc.titleGestão de processos de negócio no âmbito da gestão de eventos de Gaming – O caso de estudo da Inygonpor
dc.title.alternativeBusiness process management applied to gaming event management – Inygon’s case studyeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationInygon, lda-
degois.publication.titleGestão de processos de negócio no âmbito da gestão de eventos de Gaming – O caso de estudo da Inygonpor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202203603-
thesis.degree.disciplineCiências de Engenharia Mecânica-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Engenharia e Gestão Industrial-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências e Tecnologia - Departamento de Engenharia Mecânica-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorBorges, Filipe José Pinto::0000-0002-4662-4287-
uc.degree.classification17-
uc.degree.presidentejuriSilva, Cristóvão-
uc.degree.elementojuriFerreira, Luis Miguel Domingues Fernandes-
uc.degree.elementojuriMoniz, Samuel de Oliveira-
uc.contributor.advisorFerreira, Luis Miguel Domingues Fernandes::0000-0003-0459-0020-
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
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