Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/10316/85870
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Quelhas, José Manuel Gonçalves Santos | - |
dc.contributor.author | Brás, Tamires Cereser | - |
dc.date.accessioned | 2019-03-21T23:23:47Z | - |
dc.date.available | 2019-03-21T23:23:47Z | - |
dc.date.issued | 2018-10-26 | - |
dc.date.submitted | 2019-03-21 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/85870 | - |
dc.description | Dissertação de Mestrado em Direito apresentada à Faculdade de Direito | - |
dc.description.abstract | O estudo da accountability tem um papel fundamental nos dias atuais, merecendo estudo autônomo. O presente estudo tem por objetivo responder à seguinte pergunta: como podemos cidadãos europeus (ou os Governos nacionais?) responsabilizar a União Europeia por suas finanças? Para respondermos a esta pergunta, analisamos primariamente a accountability, as suas dimensões, os diferentes significados e tipos, bem como os mecanismos existentes. Em seguida, analisamos o ciclo do orçamento anual da União Europeia, como as decisões são tomadas e posteriormente executadas pela Comissão Europeia. Sobretudo, são verificadas as fragilidades deste sistema que intervém ativamente nos sistemas financeiros de seus Estados-membros. Dessa forma, secundariamente descrevemos o orçamento de Portugal, para utilizarmos como parâmetro e base para comparação entre os diferentes tipos de controle e responsabilização política daquele que o executa. Ao final, nas conclusões, traçamos as comparações e respondemos à pergunta.O estudo da accountability tem um papel fundamental nos dias atuais, merecendo estudo autônomo. O presente estudo tem por objetivo responder à seguinte pergunta: como podemos cidadãos europeus (ou os Governos nacionais?) responsabilizar a União Europeia por suas finanças? Para respondermos a esta pergunta, analisamos primariamente a accountability, as suas dimensões, os diferentes significados e tipos, bem como os mecanismos existentes. Em seguida, analisamos o ciclo do orçamento anual da União Europeia, como as decisões são tomadas e posteriormente executadas pela Comissão Europeia. Sobretudo, são verificadas as fragilidades deste sistema que intervém ativamente nos sistemas financeiros de seus Estados-membros. Dessa forma, secundariamente descrevemos o orçamento de Portugal, para utilizarmos como parâmetro e base para comparação entre os diferentes tipos de controle e responsabilização política daquele que o executa. Ao final, nas conclusões, traçamos as comparações e respondemos à pergunta.O estudo da accountability tem um papel fundamental nos dias atuais, merecendo estudo autônomo. O presente estudo tem por objetivo responder à seguinte pergunta: como podemos cidadãos europeus (ou os Governos nacionais?) responsabilizar a União Europeia por suas finanças? Para respondermos a esta pergunta, analisamos primariamente a accountability, as suas dimensões, os diferentes significados e tipos, bem como os mecanismos existentes. Em seguida, analisamos o ciclo do orçamento anual da União Europeia, como as decisões são tomadas e posteriormente executadas pela Comissão Europeia. Sobretudo, são verificadas as fragilidades deste sistema que intervém ativamente nos sistemas financeiros de seus Estados-membros. Dessa forma, secundariamente descrevemos o orçamento de Portugal, para utilizarmos como parâmetro e base para comparação entre os diferentes tipos de controle e responsabilização política daquele que o executa. Ao final, nas conclusões, traçamos as comparações e respondemos à pergunta.O estudo da accountability tem um papel fundamental nos dias atuais, merecendo estudo autônomo. O presente estudo tem por objetivo responder à seguinte pergunta: como podemos cidadãos europeus (ou os Governos nacionais?) responsabilizar a União Europeia por suas finanças? Para respondermos a esta pergunta, analisamos primariamente a accountability, as suas dimensões, os diferentes significados e tipos, bem como os mecanismos existentes. Em seguida, analisamos o ciclo do orçamento anual da União Europeia, como as decisões são tomadas e posteriormente executadas pela Comissão Europeia. Sobretudo, são verificadas as fragilidades deste sistema que intervém ativamente nos sistemas financeiros de seus Estados-membros. Dessa forma, secundariamente descrevemos o orçamento de Portugal, para utilizarmos como parâmetro e base para comparação entre os diferentes tipos de controle e responsabilização política daquele que o executa. Ao final, nas conclusões, traçamos as comparações e respondemos à pergunta.O estudo da accountability tem um papel fundamental nos dias atuais, merecendo estudo autônomo. O presente estudo tem por objetivo responder à seguinte pergunta: como podemos cidadãos europeus (ou os Governos nacionais?) responsabilizar a União Europeia por suas finanças? Para respondermos a esta pergunta, analisamos primariamente a accountability, as suas dimensões, os diferentes significados e tipos, bem como os mecanismos existentes. Em seguida, analisamos o ciclo do orçamento anual da União Europeia, como as decisões são tomadas e posteriormente executadas pela Comissão Europeia. Sobretudo, são verificadas as fragilidades deste sistema que intervém ativamente nos sistemas financeiros de seus Estados-membros. Dessa forma, secundariamente descrevemos o orçamento de Portugal, para utilizarmos como parâmetro e base para comparação entre os diferentes tipos de controle e responsabilização política daquele que o executa. Ao final, nas conclusões, traça | por |
dc.description.abstract | The study of accountability has fundamental importance nowadays, deserving anautonomous study. The following report focuses on the question: How can European citizens (or national governments?) hold the European Commission accountable for its finances? To answer this question, one primarily analyses the accountability of its dimensions, the different meanings and types, as well as the existing mechanisms. Next,the annual budget cycle of the European Union is analysed, how decisions are made and subsequently implemented by the European Commission. Above all, the fragilities of this system that actively intervens in the financial systems of its Member States are verified. In this way, one secondarily describes the Portuguese budget, to use as a parameter and basis for comparison between the different types of control and political accountability of those who execute it. Finally, in the conclusion comparisons are drawn and the question is answered.The study of accountability has fundamental importance nowadays, deserving anautonomous study. The following report focuses on the question: How can European citizens (or national governments?) hold the European Commission accountable for its finances? To answer this question, one primarily analyses the accountability of its dimensions, the different meanings and types, as well as the existing mechanisms. Next,the annual budget cycle of the European Union is analysed, how decisions are made and subsequently implemented by the European Commission. Above all, the fragilities of this system that actively intervens in the financial systems of its Member States are verified. In this way, one secondarily describes the Portuguese budget, to use as a parameter and basis for comparison between the different types of control and political accountability of those who execute it. Finally, in the conclusion comparisons are drawn and the question is answered.The study of accountability has fundamental importance nowadays, deserving anautonomous study. The following report focuses on the question: How can European citizens (or national governments?) hold the European Commission accountable for its finances? To answer this question, one primarily analyses the accountability of its dimensions, the different meanings and types, as well as the existing mechanisms. Next,the annual budget cycle of the European Union is analysed, how decisions are made and subsequently implemented by the European Commission. Above all, the fragilities of this system that actively intervens in the financial systems of its Member States are verified. In this way, one secondarily describes the Portuguese budget, to use as a parameter and basis for comparison between the different types of control and political accountability of those who execute it. Finally, in the conclusion comparisons are drawn and the question is answered.The study of accountability has fundamental importance nowadays, deserving anautonomous study. The following report focuses on the question: How can European citizens (or national governments?) hold the European Commission accountable for its finances? To answer this question, one primarily analyses the accountability of its dimensions, the different meanings and types, as well as the existing mechanisms. Next,the annual budget cycle of the European Union is analysed, how decisions are made and subsequently implemented by the European Commission. Above all, the fragilities of this system that actively intervens in the financial systems of its Member States are verified. In this way, one secondarily describes the Portuguese budget, to use as a parameter and basis for comparison between the different types of control and political accountability of those who execute it. Finally, in the conclusion comparisons are drawn and the question is answered.The study of accountability has fundamental importance nowadays, deserving anautonomous study. The following report focuses on the question: How can European citizens (or national governments?) hold the European Commission accountable for its finances? To answer this question, one primarily analyses the accountability of its dimensions, the different meanings and types, as well as the existing mechanisms. Next,the annual budget cycle of the European Union is analysed, how decisions are made and subsequently implemented by the European Commission. Above all, the fragilities of this system that actively intervens in the financial systems of its Member States are verified. In this way, one secondarily describes the Portuguese budget, to use as a parameter and basis for comparison between the different types of control and political accountability of those who execute it. Finally, in the conclusion comparisons are drawn and the question is answered.The study of accountability has fundamental importance nowadays, deserving anautonomous study. The following report focuses on the question: How can European citizens (or national governments?) hold t | eng |
dc.language.iso | por | - |
dc.rights | closedAccess | - |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
dc.subject | Accountability | por |
dc.subject | Orçamento | por |
dc.subject | Comissão Europeia | por |
dc.subject | União Europeia | por |
dc.subject | Controle | por |
dc.subject | Accountability | eng |
dc.subject | Budget | eng |
dc.subject | European Commission | eng |
dc.subject | European Union | eng |
dc.subject | Control | eng |
dc.title | Quem controla os controladores? A accountability e os orçamentos da União Europeia e de Portugal | por |
dc.title.alternative | Who controls the controllers? Accountability in the European and the Portuguese Budgets | eng |
dc.type | masterThesis | - |
degois.publication.location | Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra | - |
degois.publication.title | Quem controla os controladores? A accountability e os orçamentos da União Europeia e de Portugal | por |
dc.peerreviewed | yes | - |
dc.identifier.tid | 202199576 | - |
thesis.degree.discipline | Ciências Jurídicas | - |
thesis.degree.grantor | Universidade de Coimbra | - |
thesis.degree.level | 1 | - |
thesis.degree.name | Mestrado em Direito | - |
uc.degree.grantorUnit | Faculdade de Direito | - |
uc.degree.grantorID | 0500 | - |
uc.contributor.author | Brás, Tamires Cereser::0000-0002-1320-0939 | - |
uc.degree.classification | 16 | - |
uc.degree.presidentejuri | Cunha, Luís Pedro Chaves Rodrigues | - |
uc.degree.elementojuri | Quelhas, José Manuel Gonçalves Santos | - |
uc.degree.elementojuri | Francisco, Maria Matilde Costa Lavouras | - |
uc.contributor.advisor | Quelhas, José Manuel Gonçalves Santos | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
item.grantfulltext | embargo_99991231 | - |
item.fulltext | Com Texto completo | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
item.openairetype | masterThesis | - |
Aparece nas coleções: | UC - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | Entrar |
---|---|---|---|---|
DM_Tamires Brás_2018.pdf | 1.87 MB | Adobe PDF | Acesso Embargado Pedir uma cópia |
Visualizações de página 50
370
Visto em 13/ago/2024
Downloads 50
275
Visto em 13/ago/2024
Google ScholarTM
Verificar
Este registo está protegido por Licença Creative Commons