Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/85648
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFigueira, Ana Paula Mendes Correia Couceiro-
dc.contributor.authorFidalgo, Catarina Carmen Mesquita-
dc.date.accessioned2019-03-18T23:39:31Z-
dc.date.available2019-03-18T23:39:31Z-
dc.date.issued2018-07-23-
dc.date.submitted2019-03-18-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/85648-
dc.descriptionDissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
dc.description.abstractThe present work’s main goal is to contribute to the Portuguese adaptation and validation of the THAM-3 (Figueira & Pinto, 2018), an instrument for the evaluation of metallinguistic abilities in adults. This exploratory study counts with a sample of 30 subjects, composed of third year students of the Integrated Masters in Psychology and teachers of Languages and Humanities subjects in middle and high school, all with Portuguese as their first language. The results allow us to analyze the degree of difficulty of the various exercises, the test’s consistency and robustness, and also its adequacy. It also allows us to analyze its possible limitations, and to reflect on its methodology of application. The most consensual definition of metalinguistic awareness is of a cognitive capacity of reflection and conscious analysis of language’s basic funcions and elements. Therefore, language goes beyond the meaning of simple symbols, words are insulated from their referents and they have a structure that can be manipulated. Researchers in the field of linguistics have been showing great interest in this behavior, in its application in everyday life and in different contexts of human development. Metalinguistic awareness assumes great educational relevance when learning how to read and how to write, but also in the communicative mechanisms shown among individuals, both as emitters and receivers of information. Hence the need to develop evaluation resources that are reliable and useful for teachers, students and psychologists.eng
dc.description.abstractO presente trabalho tem como principal objetivo contribuir para a adaptação e validação portuguesa do THAM-3 (Figueira & Pinto, 2018), um instrumento de avaliação das capacidades metalinguísticas, destinado a adultos. O estudo efetuado, de carácter exploratório, conta com uma amostra de 30 sujeitos, composta por estudantes do terceiro ano do Mestrado Integrado em Psicologia e por docentes de disciplinas da área de Línguas e Humanidades, do ensino preparatório, básico e secundário, todos com o português enquanto língua materna. Os resultados permitem analisar o grau de dificuldade dos vários subtestes e respetivos exercícios, a sua consistência e robustez e, ainda, a adequação do teste. Permite, também, analisar eventuais limitações e refletir sobre a metodologia de aplicação. A concetualização mais consensual de consciência metalinguística é a de capacidade cognitiva de reflexão e análise consciente das funções e elementos básicos da linguagem. Ou seja, a linguagem vai para além do significado de símbolos, as palavras são isoláveis dos seus referentes e a sua estrutura é manipulável.Investigadores do campo da linguística têm vindo a mostrar grande interesse neste comportamento, na sua aplicação no quotidiano e nos diferentes contextos de desenvolvimento humano. A consciência metalinguística assume relevância educativa, na aprendizagem da leitura e da escrita, mas também nos mecanismos comunicativos entre os indivíduos, enquanto emissores e recetores de informação. Daí também a necessidade de desenvolver recursos de avaliação que sejam fiáveis e úteis para docentes, alunos e psicólogos.por
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectconsciência metalinguísticapor
dc.subjecthabilidades metalinguísticaspor
dc.subjectTHAM-3por
dc.subjectvalidaçãopor
dc.subjectmetalinguistic awarenesseng
dc.subjectmetalinguistic abilitieseng
dc.subjectTHAM-3eng
dc.subjectvalidityeng
dc.titleTeste de Habilidades Metalinguísticas para Adultos: Contributo para a adaptação e validação do THAM-3por
dc.title.alternativeMetalinguistic Ability Test For Adults: Adapting and validating MAT-3eng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra-
degois.publication.titleTeste de Habilidades Metalinguísticas para Adultos: Contributo para a adaptação e validação do THAM-3por
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202194345-
thesis.degree.disciplinePsicologia-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado Integrado em Psicologia-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorFidalgo, Catarina Carmen Mesquita::0000-0002-6597-5576-
uc.degree.classification17-
uc.degree.presidentejuriAlmeida, Ana Cristina Ferreira-
uc.degree.elementojuriCandeias, Adelinda maria Araujo-
uc.degree.elementojuriFigueira, Ana Paula Mendes Correia Couceiro-
uc.contributor.advisorFigueira, Ana Paula Mendes Correia Couceiro::0000-0001-5998-3046-
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
crisitem.advisor.researchunitIPCDHS – Institute of Cognitive Psychology, Human and Social Development-
crisitem.advisor.orcid0000-0001-5998-3046-
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
TESE-finalissima.última2.pdf1.57 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 50

473
checked on Jul 16, 2024

Download(s) 50

390
checked on Jul 16, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons