Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/85621
Title: Career Search Self-Efficacy: Adaptação de uma escala e verificação das suas qualidades psicométricas
Other Titles: Career Search Self-Efficacy: Adaptation of a scale and analysis of its psychometric qualities
Authors: Melo, Júlia Moniz 
Orientador: Silva, José Manuel Tomás
Keywords: autoeficácia; adaptabilidade; fiabilidade; validade; self-efficacy; adaptability; reliability; validity
Issue Date: 26-Jul-2018
Serial title, monograph or event: Career Search Self-Efficacy: Adaptação de uma escala e verificação das suas qualidades psicométricas
Place of publication or event: Universidade de Coimbra
Abstract: As pessoas, os contextos, as ideias são tudo menos estáticos, o que torna o estudo da Psicologia um tanto mais complexo e muito mais interessante do que outros domínios do conhecimento. Esta dissertação culmina o trabalho e estudo de vários anos nesta área e centra-se mais especificamente no Aconselhamento de Carreira. Caracterizado como um processo maioritariamente verbal, o Aconselhamento de Carreira, é composto de um repertório de técnicas e processos que visam promover a perceção do self, a compreensão das opções comportamentais disponíveis e a tomada de decisão informada (Herr & Cramer, 1996). Neste setting o psicólogo e o indivíduo encontram-se numa relação dinâmica e colaborativa que foca a identificação e concretização de objetivos/metas (Herr & Cramer, 1996).A presente dissertação envolve a temática da autoeficácia, e foca a sua atenção na verificação das características psicométricas da escala Career Search Self-Efficacy (CSSE), esta é composta por trinta itens e cinco subescalas (Autogestão, Planeamento de Carreira, Consciência Profissional, Entrevistas e Networking). A amostra é composta por 220 indivíduos, estudantes do ensino superior, e foi recolhida por meio de um questionário online. Este foi constituído por um questionário sociodemográfico, a Career Search Self-Efficacy, quatro escalas de adaptabilidade e um inventário de personalidade. A fiabilidade (consistência interna) e a validade de constructo (validade convergente e divergente) são as características psicométricas a ser avaliadas. Os resultados obtidos revelaram uma consistência interna elevada (.97) e valores de correlação que evidenciam a validade convergente entre os constructos.
People, contexts, ideas are anything but static, this makes the study of psychology a little more complex and much more interesting than other fields of knowledge. This dissertation culminates the work and study of several years in this area and focuses more specifically on Career Counseling. Characterized as a mostly verbal process, Career Counseling is composed of a repertoire of techniques and processes that aim to promote self-perception, understanding off the available behavioral options and informed decision making (Herr & Cramer, 1996).In this setting, the psychologist and the individual are in a dynamic and collaborative relationship that focuses on the identification and achievement of goals/objectives(Herr & Cramer, 1996). This dissertation involves the subject of self-efficacy and focuses its attention on the verification of the psychometric characteristics of the Career Search Self-Efficacy (CSSE) scale, this scale consists of thirty items and five subscales (Self-management, Career Planning, Career Awareness, Interviews and Networking). The sample is composed by 220 individuals, university students, and was collected through an online survey. This survey was composed by a sociodemographic questionnaire, the Career Search-Self Efficacy, four adaptability scales and a personality inventory. Reliability (internal consistency) and construct validity (convergent/divergent validity) are the psychometric characteristics being evaluated. The results obtained revealed a high internal consistency (.97) and correlation values that corroborate the convergent validity between the constructs.
Description: Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/85621
Rights: closedAccess
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat Login
Tese Definitiva - Júlia Melo.pdf677.98 kBAdobe PDF    Request a copy
Show full item record

Page view(s) 50

356
checked on Feb 27, 2024

Download(s) 50

280
checked on Feb 27, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons