Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/85565
Title: Validação do Teste Apercetivo de Roberts para Crianças (RATC) numa amostra de adolescentes a cumprir Medida Tutelar em Centro Educativo
Other Titles: Validation of the Roberts Apperception Test for Children (RATC) on a sample of adolescents with institutional measure in a juvenile detention facility
Authors: Marques, Pedro Rafael Fernandes 
Orientador: Alberto, Isabel Maria Marques
Keywords: Teste Apercetivo de Roberts para Crianças; Técnicas projetivas; Avaliação psicológica; Delinquência juvenil; Roberts Apperception Test for Children; Projective techniques; Psychological assessment; Juvenile delinquency
Issue Date: 20-Feb-2018
Serial title, monograph or event: Validação do Teste Apercetivo de Roberts para Crianças (RATC) numa amostra de adolescentes a cumprir Medida Tutelar em Centro Educativo
Place of publication or event: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Abstract: O Teste Apercetivo de Roberts para Crianças é um instrumento projetivo, que, ao contrário das metodologias objetivas, não permite o reconhecimento imediato da resposta socialmente mais desejável. Assim, este teste poderá constituir um recurso no contexto institucional de Centro Educativo, considerando que os jovens que estão a cumprir medida tutelar têm um interesse acrescido para serem menos francos nas suas respostas quando submetidos a avaliações psicológicas. Geralmente a avaliação psicológica dos jovens neste contexto tem o intuito de auxiliar o tribunal na definição da medida mais correta a aplicar, podendo deste modo ter implicações na deliberação futura da sua liberdade e autonomia.Face à escassez de estudos de validação dos instrumentos projetivos para a população portuguesa, particularmente no contexto forense, emerge a necessidade de examinar as suas propriedades de modo a contribuir para uma melhor compreensão da sua utilização e providenciar uma maior validade aos resultados obtidos na prática profissional. Por conseguinte, o presente estudo tem como objetivo avaliar as qualidades psicométricas do RATC e obter dados normativos para as diferentes escalas constituintes deste instrumento numa amostra de adolescentes delinquentes em Centro Educativo.Da análise temática do atual estudo, destaca-se nas histórias construídas pelos adolescentes delinquentes uma maior referência a situações negativas e dificuldades na resolução de problemas emocionais e relacionais. De uma forma geral, as escalas clínicas são aquelas que apresentam resultados menos satisfatórios ao nível da consistência interna, excetuando a escala Depressão. Nas escalas adaptativas, apenas as escalas Pedido de Ajuda, Estabelecimento de Limites, Identificação do Problema e Resolução-2 obtêm resultados aceitáveis. Foram encontradas correlações fortes e moderadas e estatisticamente significativas entre as escalas Resolução-2 e Resolução-3 com a generalidade dos subtestes, índices fatoriais e quocientes intelectuais da WISC-III. Os adolescentes delinquentes da amostra em estudo registaram cotações significativamente mais elevadas que uma amostra de adolescentes da população geral nas escalas Suporte-Outro, Não-Resolvido, Resposta Maladaptativa e Recusa. Obtiveram ainda resultados significativamente mais baixos nas escalas Suporte-Criança, Identificação do Problema, Resolução-2, Ansiedade, Agressão e Resposta Atípica.
The Roberts Apperception Test for Children is a projective technique that, unlike objective methodologies, doesn’t allow the immediate recognition of the most socially desirable response. Therefore, this test may constitute a resource in the context of juvenile detention facilities, whereas the adolescents to fulfil institutional measures, have an increased interest to be less honest in their responses when submitted to psychological evaluations. Generally, a psychological assessment of adolescents within this context, is intended to assist the court in defining the most correct measure to apply, and this may have implications for the future deliberation of their freedom and autonomy.Given the lack of validated studies of projective instruments for the Portuguese population, particularly in the forensic context, there is a need to examine its properties to contribute to a better understanding of its use and to provide greater validity to the results obtained in professional practice. Thus, the present study aims to evaluate the psychometric qualities of the RATC and to obtain normative data for different scales of this instrument in a sample of juvenile offenders in juvenile detention facilities.The thematic analysis of the current study establishes a predominant reference to negative situations and difficulties in solving emotional and relational problems by the juvenile offenders. Overall, the clinical scales are those that present the least satisfactory results in terms of internal consistency, except Depression scale. In the Adaptive Scales, only Reliance on Others, Limit Setting, Problem Identification and Resolution-2 obtain acceptable values. Strong, moderate and statistically significant correlations were found between the scales Resolution-2 and Resolution-3 with the generality of the WISC-III subtests, index scales and intelligence quotients. The juvenile offenders in the study sample recorded significantly higher scores than a sample of adolescents from the general population on the scales Support-Other, Unresolved, Maladaptive Outcome and Refusal. They also obtained significantly lower scores on the scales Support-Child, Problem Identification, Resolution-2, Anxiety, Aggression and Atypical Response.
Description: Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/85565
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Tese MIP Pedro Marques 2018.pdf1.09 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 5

2,955
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 50

1,338
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons