Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/85563
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFerreira, Sónia Cristina Mairos Baptista-
dc.contributor.authorSilvestre, Joana Lopes-
dc.date.accessioned2019-03-18T23:33:03Z-
dc.date.available2019-03-18T23:33:03Z-
dc.date.issued2018-01-30-
dc.date.submitted2019-03-18-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/85563-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
dc.description.abstractCada vez mais há evidências de que os tratamentos do cancro pediátrico não devem ser focados apenas na componente médica. Ao longo dos anos tem sido verificado que uma articulação entre a intervenção médica e a intervenção psicológica, social e educativa é benéfica para a criança ou jovem contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e bem-estar dos mesmos e também das suas famílias. A continuação do envolvimento na escola (seja presencial ou em articulação com o serviço de educação dos centros hospitalares), a manutenção das relações interpessoais e o apoio psicológico são fatores essenciais para que o processo de tratamento seja encarado de outra forma e os resultados sejam mais positivos. Neste contexto, foi desenvolvido um estágio curricular na Casa Acreditar de Coimbra, em que a intervenção teve como público-alvo as crianças e jovens com cancro e suas famílias e teve a duração de dez meses. As atividades realizadas com as famílias tiveram como objetivo a promoção do bem-estar das mesmas, bem como a interação social entre eles. A investigação subjacente ao estágio curricular teve como problema de investigação “Qual a perceção dos cuidadores informais das/os crianças/jovens incluídos na Casa Acreditar de Coimbra sobre a sua qualidade de vida?”. O relatório apresenta uma composição em que primeiramente é apresentada a contextualização teórica, a instituição e as atividades desenvolvidas e, posteriormente, é apresentado o estudo realizado sobre a temática da qualidade de vida dos cuidadores de crianças e jovens com cancro.por
dc.description.abstractThere are increasingly more evidence that childhood cancer treatments shouldn't only be focused on the medical component. Over the years there has been verified that a link between a medical intervention and a psychological, social and educational intervention is beneficial for the toddlers or teenagers and their families, their quality of life and wellbeing. The continuity of the involvement in school (presence at school or along with the educational services provided by hospital centres), maintenance in social relationships and psychological support are key factors for the treatment process to be faced in a different way and to obtain better results.In this context, it was developed a curricular internship at Casa Acreditar de Coimbra during ten months, in which it was made an intervention with a target group of toddlers and teenagers diagnosed with cancer and their families. The activities performed with the families had as objective the improvement of their self well being as well as the social interactions between them. The investigation subjacent to the internship had as subject “What is the perception that the informal caregivers of the toddlers/teenagers residents in Casa Acreditar de Coimbra have about their own quality of life?”.The report presents the composition in which foremost is presented the theoretical contextualization, the institution and the developed activities and, afterwards, it’s presented the study made about the subject of the wellbeing of the caregivers of the toddlers and teenagers with cancer.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectOncologia pediátricapor
dc.subjectIntervenção socioeducativapor
dc.subjectQualidade de vida dos cuidadorespor
dc.subjectPediatric oncologyeng
dc.subjectSocial and educational interventioneng
dc.subjectQuality of life of caregiverseng
dc.titleEducar e Acreditar: Onde os caminhos se cruzampor
dc.title.alternativeEducating and Believing: Where two paths crosseng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, estágio curricular na Casa Acreditar de Coimbra-
degois.publication.titleEducar e Acreditar: Onde os caminhos se cruzampor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202194850-
thesis.degree.disciplineCiências da Educação-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorSilvestre, Joana Lopes::0000-0003-2257-5131-
uc.degree.classification19-
uc.degree.presidentejuriAlcoforado, Joaquim Luis Medeiros-
uc.degree.elementojuriBarbosa, Márcia Regina-
uc.degree.elementojuriFerreira, Sónia Cristina Mairos Baptista-
uc.contributor.advisorFerreira, Sónia Cristina Mairos Baptista-
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
Aparece nas coleções:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado
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