Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/85537
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGaspar, Maria Filomena Ribeiro Fonseca-
dc.contributor.authorAmorim, Stéphanie de-
dc.date.accessioned2019-03-18T23:30:22Z-
dc.date.available2019-03-18T23:30:22Z-
dc.date.issued2018-07-26-
dc.date.submitted2019-03-18-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/85537-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
dc.description.abstractAs famílias multidesafiadas enfrentam, ao longo do seu percurso de vida, múltiplos desafios, bem como condições de considerável desfavorecimento que, consequentemente, dificultam a sua adaptação e desenvolvimento positivo. Os múltiplos riscos a que estão expostas podem converter-se em perigos para as crianças e jovens, resultando na sua sinalização ao sistema de promoção e proteção.O presente relatório, intitulado “Intervenção Socioeducativa com Crianças, Jovens e Famílias: os desafios de um Mestre em Ciências da Educação numa resposta tipo CAFAP”, dá conta das atividades desenvolvidas, no âmbito do estágio curricular do Mestrado em Ciências da Educação da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, no Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental (CAFAP) da Associação Integrar de Coimbra.No CAFAP foram acompanhadas famílias multidesafiadas com crianças e jovens em situação de risco psicossocial. Neste contexto, as atividades de estágio consistiram, essencialmente, na promoção de competências sociais e emocionais e de resolução de problemas de crianças e adolescentes, bem como na promoção de competências parentais, através do desenvolvimento de ações de treino de competências.Ao longo do presente relatório destacamos a importância do papel colaborativo do profissional, assim como a importância da intervenção em Educação Parental como um bom contributo para modificar práticas parentais ineficazes, contribuindo para o exercício de uma parentalidade cada vez mais positiva, a fim de se promover o pleno desenvolvimento das crianças, sobretudo das que se encontram em situações risco psicossocial.por
dc.description.abstractMulti-challenged families face, throughout their lives, multiple challenges and conditions of significant disadvantage, which constrain their adaptation and positive development. The multiples risks to which they are exposed may convert into dangers to children and adolescents and lead to their referral to the child protection system.This report, entitled “Socioeducative intervention with Chlidren, Youth and Families: the challenges of a Master of Education Sciences at a CAFAP”, refers to the activities developed within the scope of the curricular internship, to obtain the Master’s degree in Education Sciences by the Faculty of Psychology and Education Sciences of the University of Coimbra, at the Center for Family Support and Parental Counseling (CAFAP) of Associação Integrar in Coimbra.At the CAFAP we followed multi-challenged families with children and adolescentes in situations of psychosocial risk. In this context, the internship activities consisted mainly in the promotion of social and emotional skills and problem solving competences with children and adolescentes. Besides that, with the parents, we intended to promote parental skills, through the development of parental skills training programs.Throughout this report, we highlight the importance of the professional's collaborative role as well as the importance of intervention in Parental Education as a good contribution to change negative parenting educational practices, in order to contribute to a positive parenting and to the full development of children, especially those in situations of psychosocial risk.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectCentro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental (CAFAP)por
dc.subjectFamílias Multidesafiadaspor
dc.subjectEducação Parentalpor
dc.subjectParentalidade Positivapor
dc.subjectCompetências Sociais e Emocionaispor
dc.subjectCenter for Family Support and Parental Counseling (CAFAP)eng
dc.subjectMulti-challenged Familieseng
dc.subjectParental Educationeng
dc.subjectPositive Parentingeng
dc.subjectSocial and Emotional Competenceseng
dc.titleIntervenção socioeducativa com crianças, jovens e famílias: os desafios de um Mestre em Ciências da Educação numa resposta tipo CAFAPpor
dc.title.alternativeSocioeducative intervention with chlidren, youth and families: the challenges of a Master of Education Sciences at a CAFAPeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationCentro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental da Associação Integrar-
degois.publication.titleIntervenção socioeducativa com crianças, jovens e famílias: os desafios de um Mestre em Ciências da Educação numa resposta tipo CAFAPpor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202195724-
thesis.degree.disciplineCiências da Educação-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorAmorim, Stéphanie De::0000-0002-0787-7134-
uc.degree.classification19-
uc.degree.presidentejuriOliveira, Albertina Lima-
uc.degree.elementojuriGaspar, Maria Filomena Ribeiro Fonseca-
uc.degree.elementojuriPinheiro, Maria Rosário Carvalho Nunes Manteigas Moura-
uc.contributor.advisorGaspar, Maria Filomena Ribeiro Fonseca-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1pt-
item.fulltextCom Texto completo-
item.grantfulltextopen-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
crisitem.advisor.researchunitCES – Centre for Social Studies-
crisitem.advisor.parentresearchunitUniversity of Coimbra-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-6680-9289-
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
RELATÓRIO STÉPHANIE FINAL - CORRETO.pdf2.98 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 20

1,054
checked on May 14, 2024

Download(s) 20

3,917
checked on May 14, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons