Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/85529
Title: Porque riem as crianças: estudo exploratório sobre o riso em crianças portuguesas dos 0 aos 3 anos
Other Titles: Why do children laugh: exploratory study about laughter in portuguese children from 0 to 3 years old
Authors: Dinis, Paula Alexandra André 
Orientador: Sá, Joaquim Eduardo Nunes
Keywords: riso; sorriso; bebé; criança; desenvolvimento; smile; laughter; baby; child; development
Issue Date: 19-Jun-2018
Serial title, monograph or event: Porque riem as crianças: estudo exploratório sobre o riso em crianças portuguesas dos 0 aos 3 anos
Place of publication or event: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Abstract: O presente estudo visa um melhor entendimento acerca da expressão do riso na criança e da sua importância para o desenvolvimento do indivíduo. Espera-se conhecer a partir de que idade começa a ocorrer o riso, os estímulos que mais fazem rir a criança, quem mais a faz rir e porque ri. Esta investigação é considerada um estudo exploratório descritivo transversal. A recolha de informação realizou-se através de um questionário online de autorresposta, baseado numa investigação realizada pelo Goldsmiths Infantlab. O questionário foi respondido por pais portugueses a viver em Portugal, com crianças até 3 anos de idade (inclusive).A amostra, constituída com recurso a uma amostragem não probabilística por conveniência, foi recolhida maioritariamente nas redes sociais, principalmente, junto de grupos organizados de mães. É constituída por 254 sujeitos, dos quais 94.9% pertencem ao sexo feminino e 5.1% ao sexo masculino. A idade das crianças variou entre duas semanas e 208 semanas.Foi verificada uma clara evolução na expressão do riso, principalmente no primeiro ano de vida. Os resultados obtidos indicam que a criança começa a rir entre o primeiro e o terceiro meses. Com cerca de 8 meses, a maioria das crianças começa a tentar ser engraçada, procurando desencadear o riso de outras pessoas, primeiro imitando algo que anteriormente teria provocado o riso e, aos 11 meses, começando a procurar suscitar o riso nos outros.Quase a totalidade das crianças passa mais tempo com os pais do que com outra pessoa. De um modo geral, o que suscitou o riso da criança com mais frequência e uniformidade foi a interação com as pessoas com quem passa mais tempo. À medida que vai crescendo, os estímulos que lhe suscitam o riso tornam.se mais complexos. Por sua vez, “estar feliz” foi a explicação atribuída como gerando mais riso.
The present study focuses on a better understanding of the laughter expression on children and its importance in the individual development. It is expected to know at what age a child starts to laugh, the stimuli that most induce laughter, who makes them laugh the most and why.This investigation is considered an exploratory, descriptive and transversal study. The information gathering was carried out by means of an online auto-reply survey, based on an investigation conducted by the Goldsmiths Infantlab. The survey was answered by portuguese parents living in Portugal, with children with ages up to 3 years old, including.The sample was composed by a non-probability sampling by convenience. The collection of the sample was mostly made in social networks, mainly in mothers organized groups. It is composed of 254 subjects, of which 94,9% are female and 5,1% are male. The children ages ranges from 2 to 208 weeks.A clear evolution in the expression of laughter was observed, primarily in the first year of life. The collected data indicate that children start to laugh between the first and the third months of life. Around the 8th month, most of the children start trying to be funny, looking to trigger other people’s laughter, firstly mimicking something that they found funny, and by the 11th month, start to try triggering other people’s laughter.Most children spend more time with their parents than anybody else. Generally, the stimuli that triggered children laughter most frequently and uniformly was the interactions with the people they spend more time with. As children grow, the stimuli that trigger their laughs become more and more complex. In addition, “being happy” was the reason that most parents said, triggered the children’s laughter.
Description: Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/85529
Rights: closedAccess
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat Login
Porqueriemascrianças_PaulaDinis_dissertaçãodemestrado.pdf2.72 MBAdobe PDF    Request a copy
Show full item record

Page view(s) 50

455
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 50

280
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons