Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/85527
Title: O Jogo, atividade lúdica e estratégia de motivação para o ensino das Línguas Estrangeiras
Other Titles: Games, recreational activities and motivational strategies to teach Foreign Languages.
Authors: fernandes, Maria Teresa Carvalheiro Almeida 
Orientador: Canelo, Maria José Florentino Mendes
Keywords: jogo; sala de aula; ensino/aprendizagem; atividades lúdicas; línguas estrangeiras; games; classroom; teaching/learning; recreational activities; foreign languages
Issue Date: 27-Jun-2017
Serial title, monograph or event: O Jogo, atividade lúdica e estratégia de motivação para o ensino das Línguas Estrangeiras
Place of publication or event: FLUC
Abstract: Aprender uma nova língua, é difícil. É necessário muito trabalho e dedicação, para conseguirmos ser bem sucedidos. Como numa Língua Estrangeira, o que impera é a autenticidade e o significado das palavras, é preciso criar e desenvolver diferentes e novas técnicas de ensino e adotar diversos e novos procedimentos para atingir a motivação necessária. Através dos jogos, podemos sempre criar um ambiente de interação na sala de aula, que motivará, sem dúvida, os alunos para uma aprendizagem mais prazerosa, no ensino de uma LE. O Jogo representa, por isso, uma peça importante na Educação. Embora a maior parte dos adultos já não se lembre o que é jogar, nem o prazer que sentem ao fazê-lo, este representa uma fração do dia muito importante para a criança. Por estes motivos e mais alguns, este relatório visa apresentar a questão do jogo na sala de aula, enquanto ferramenta valiosa na aquisição de novos conteúdos ou na consolidação dos mesmos, no ensino de uma Língua Estrangeira. Este relatório vai ser dividido em 4 capítulos, nos quais vão ser apresentados não só a escola mas também a minha prática pedagógica, as vantagens e desvantagens na utilização do jogo como recurso pedagógico e, finalmente, as metodologias adotadas para criar alguma motivação na sala de aula. É a minha função demonstrar como o uso dos jogos numa sala de aula, pode ser uma ferramenta importante, na introdução, ou na consolidação de novos conteúdos, no ensino de uma Língua Estrangeira. Neste Relatório são ainda apresentadas as minhas preocupações e a minha reflexão em relação às diferentes categorias do jogo, à sua aplicação prática na sala de aula e, quais os benefícios da sua utilização e de que forma podem ser usadas num contexto de ensino/aprendizagem. Por último, mas não menos importante, este trabalho inclui os jogos apresentados em cada aula e, os diferentes recursos utilizados e adaptados à realidade do ensino básico em que decorreu o estágio.
Learning a new language is a hard work. It is required a tremendous effort at every moment and over a long period of time in order to succeed. As it is required meaningfulness and authenticity in a foreign language it is always useful to follow and create many different techniques and procedures. Through creative and imaginative procedures such as games, we can have an interactive environment in the classroom which ultimately may lead to an improvement in learning a foreign language. Games play an important role in people’s lives. Regardless many adults don’t actually know how to play, for children it is one of the main activities during their days. This report is divided in four chapters in which I will present not only the school but also my teacher training, the advantages and disadvantages in using games to teach a foreign language, and finally some methodologies adapted to create some fun but educational classes. It is also its purpose to demonstrate how the use of games in the classroom can be a powerful tool in introducing new or consolidating past subjects, when teaching foreign languages. This monograph also points out my own questions and reflections regarding several games categories, how they work in the classroom, their educational advantages, how important they are for learning purposes and how to incorporate games into a learning environment. Last but not least, it includes games used in the classroom applying several resources and how they have affected the educational context in which this study was conducted.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol/Alemão/Francês no Ensino Básico e no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário - extinto apresentado à Faculdade de Letras
URI: http://hdl.handle.net/10316/85527
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Teresa Fernandes_Relatório.pdf1.98 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

301
checked on Jan 22, 2020

Download(s) 50

304
checked on Jan 22, 2020

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons