Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/85522
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPaixão, Maria Paula Barbas de Albuquerque-
dc.contributor.authorFerreira, Francisco Emanuel Vicente-
dc.date.accessioned2019-03-18T23:29:19Z-
dc.date.available2019-03-18T23:29:19Z-
dc.date.issued2018-07-27-
dc.date.submitted2019-03-18-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/85522-
dc.descriptionDissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
dc.description.abstractO suicídio apresenta-se como a segunda causa de morte entre os adolescentes. Embora exista uma crescente literatura relativa ao tema, pouco se sabe acerca das estratégias preventivas que possuem índices de eficácia promissores no combate a este fenómeno entre os adolescentes. Ao nível escolar, destacam-se as estratégias de prevenção universal, seletiva e indicada, que variam em intensidade, com o objetivo primordial de responder às diferentes necessidades sentidas pelos estudantes. As atividades universais dedicam-se à consciencialização e educação de todos os membros da comunidade educativa acerca da temática do suicídio, incluindo a sua desmistificação, identificação de fatores de risco e proteção, assim como as metodologias a utilizar na abordagem de um jovem potencialmente suicida. Por sua vez, as estratégias de prevenção indicada e seletiva debruçam-se sobre a abordagem de grupos de alunos que possuem características que os colocam em potencial situação de risco, assumindo, desta forma, um cariz mais individualizado. Existe uma crescente literatura acerca da prevenção do suicídio em meio escolar, contudo, a elevada complexidade do tema remete para uma análise meticulosa destas intervenções, com a finalidade de examinar a sua eficácia na redução dos níveis de incidência existentes entre os jovens. O presente estudo tem como objetivo principal analisar os fatores que mitigam ou escalam o nível de risco na adolescência, assim como efetuar uma abordagem aos diferentes tipos de programas implementados no subsistema escolar.por
dc.description.abstractSuicide presents itself as the second leading cause of death among adolescents. Although there is an ascending literature to the topic, little is known about preventive strategies that have a promising performance against this phenomenon amongst adolescents. At the school level, the universal, selective and programmed prevention strategies have a central role, which vary in intensity, in order to respond to the different needs felt by the students. The Universal activities focus on educating all members of the educational community about the topics surrounding suicide , including demystification , identification of risk and protection factors , as well as the strategies used to approach a potential suicidal youngster. In turn, the selective and indicated strategies are dedicated to students at potential risk of suicide, assuming, in this way, a more individualized character. There is a wide-ranging literature on the prevention of suicide in the school context, however, the complexcity of the theme implies a meticulous analysis of such interventions in order to examine their effectiveness in reducing the suicide rates among young people. The main objective of this study is to evaluate the factors that attenuate or escalate the level of risk in adolescence and also provide an analisis to the different types of programs implemented in the school subsystem. Adolescent suicide is a serious public health problem that needs to be addressed meticulously, so that the evaluation of the implemented programs will produce positive results in the future.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsclosedAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectAdolescênciapor
dc.subjectSuicídiopor
dc.subjectRiscopor
dc.subjectProteçãopor
dc.subjectPrevençãopor
dc.subjectAdolescenceeng
dc.subjectSuicideeng
dc.subjectRiskeng
dc.subjectProtectioneng
dc.subjectPreventioneng
dc.titleSuicídio na Adolescência: Uma abordagem à prevenção em meio escolar.por
dc.title.alternativeSuicide in Adolescence: An approach to school preventioneng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Psicologia e Ciências Da Educação da Universidade de Coimbra-
degois.publication.titleSuicídio na Adolescência: Uma abordagem à prevenção em meio escolar.por
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202194604-
thesis.degree.disciplinePsicologia-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado Integrado em Psicologia-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorFerreira, Francisco Emanuel Vicente::0000-0003-1379-0884-
uc.degree.classification17-
uc.degree.presidentejuriBorges, Maria Graciete Nunes Pinto Franco-
uc.degree.elementojuriSilva, José Manuel Tomás-
uc.degree.elementojuriPaixão, Maria Paula Barbas de Albuquerque-
uc.contributor.advisorPaixão, Maria Paula Barbas de Albuquerque::0000-0002-3373-8461-
uc.controloAutoridadeSim-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextreserved-
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
crisitem.advisor.researchunitCINEICC – Center for Research in Neuropsychology and Cognitive and Behavioural Intervention-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-3373-8461-
Aparece nas coleções:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado
Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato Entrar
F.FERREIRAFINALd.pdf891.14 kBAdobe PDF    Pedir uma cópia
Mostrar registo em formato simples

Visualizações de página 50

531
Visto em 10/set/2024

Downloads 50

304
Visto em 10/set/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons