Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/85519
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dc.contributor.advisorCarvalho, Carla Maria Santos-
dc.contributor.advisorMónico, Lisete Santos Mendes-
dc.contributor.advisorParreira, Pedro Miguel Santos Dinis-
dc.contributor.authorGonçalves, Miguel Alexandre Pereira-
dc.date.accessioned2019-03-18T23:29:17Z-
dc.date.available2019-03-18T23:29:17Z-
dc.date.issued2018-02-28-
dc.date.submitted2019-03-18-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/85519-
dc.descriptionDissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
dc.description.abstractEste estudo pretende analisar as Representações Sociais do Empreendedorismo atendendo à motivação para empreender e a auto-eficácia auto-percebida dos estudantes do ensino superior.A 966 estudantes do ensino superior, foi aplicada uma técnica de evocação livre de palavras baseada no termo "Empreendedorismo" e um questionário para analisar a sua motivação para empreender e auto-eficácia auto-percebida.A análise de Clusters deu origem a quatro perfis diferenciados de acordo com níveis altos e baixos de motivação e auto-eficácia dos estudantes. As representações sociais do empreendedorismo foram analisadas em cada perfil. Os resultados demonstraram que os diferentes perfis não apresentam diferenças significativas nos elementos centrais do Empreendedorismo, no entanto, estudantes com motivação mais baixa, independentemente da auto-eficácia, tendem a associar empreendedorismo a "risco", em comparação com os mais motivados, que tendem a associar empreendedorismo com "dinheiro" e "empenho", traços característicos da motivação financeira e da persistência.....................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................por
dc.description.abstractThe purpose of this study is to analyse the Social Representations of Entrepreneurship attending to motivation for entrepreneur and self-efficacy perceived by higher education students.966 higher education students were subjected to a free word evocation technique based on the term "Entrepreneurship" and a questionnaire to analyse their entrepreneurial motivation and self-perceived self-efficacy. Cluster Analysis led to four profiles differentiated according to high and low levels of students’ entrepreneurship motivation and self-efficacy. Social representations of entrepreneurship were analysed in each profile. The results showed that the different students’ profiles don’t show major differences in central elements of Entrepreneurship, however, students with lower motivation, independently of self-efficacy, tend to regard entrepreneurship as “risky” in comparison to the highly motivated ones, who tend to associate entrepreneurship with “money” and “commitment”, typical traits related to finacial motivation and persistence..............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................eng
dc.language.isoeng-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectRepresentações Sociaispor
dc.subjectEmpreendedorismopor
dc.subjectMotivação para empreenderpor
dc.subjectAuto-eficáciapor
dc.subjectSocial Representationseng
dc.subjectEntrepreneurshipeng
dc.subjectMotivation for Entrepreneureng
dc.subjectSelf-Efficacyeng
dc.titleSocial Representations of Entrepreneurship: The Influence of Motivation and Self-Efficacy in Higher Education Studentseng
dc.title.alternativeRepresentações Sociais do Empreendedorismo: A influência da Motivação e da Auto-Eficácia em Estudantes do Ensino Superiorpor
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationUniversidade de Coimbra - Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação-
degois.publication.titleSocial Representations of Entrepreneurship: The Influence of Motivation and Self-Efficacy in Higher Education Studentseng
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202195317-
thesis.degree.disciplinePsicologia-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado Integrado em Psicologia-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorGonçalves, Miguel Alexandre Pereira::0000-0002-4594-8298-
uc.degree.classification18-
uc.degree.presidentejuriUrbano, Pedro Manuel Malaquias Pires-
uc.degree.elementojuriLucas, Hugo Manuel de Oliveira-
uc.degree.elementojuriParreira, Pedro Miguel Dinis Santos-
uc.contributor.advisorCarvalho, Carla Maria Santos-
uc.contributor.advisorMónico, Lisete Santos Mendes-
uc.contributor.advisorParreira, Pedro Miguel Dinis Santos-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1en-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
crisitem.advisor.researchunitIPCDHS – Institute of Cognitive Psychology, Human and Social Development-
crisitem.advisor.researchunitIPCDHS – Institute of Cognitive Psychology, Human and Social Development-
crisitem.advisor.orcid0000-0003-3351-5003-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-9374-2702-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-3880-6590-
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado
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