Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/85502
Title: O espaço habitacional enquanto retrato psicológico da personagem.
Other Titles: The living space as a psychological portrait of the character.
Authors: Lopes, Ana Sofia Pena Cardoso 
Orientador: Branco, Sérgio Emanuel Dias
Keywords: Repulsion; Roman Polanski; Cinema; Espaço; Estudo da Personagem; Repulsion; Roman Polanski; Cinema; Space; Character Study
Issue Date: 11-Oct-2017
Serial title, monograph or event: O espaço habitacional enquanto retrato psicológico da personagem.
Place of publication or event: Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
Abstract: Este estudo consiste na análise do filme Repulsion realizado em 1965 por Roman Polanski, particularmente, o espaço físico habitado pela personagem enquanto forma de retrato psicológico. O filme é enquadrado num conjunto de outros dois filmes de temáticas semelhantes de Polanski, a intitulada ‘trilogia do apartamento’. O espaço habitacional é o ponto de partida para a análise da personagem principal do filme, relacionando o espaço com a doença mental retratada. O tema da psicose e da habitação enquanto elementos representativos da personagem são os dois aspetos que se destacam, estabelecendo uma relação próxima entre os dois. O espaço é considerado como um elemento caracterizador da personagem, como um reflexo da sua mente e da sua personalidade. O estudo pretende estabelecer a relação e simbiose entre a casa e a personagem, relacionando o espaço e a decadência do mesmo, com a deterioração da mente humana na personagem principal do filme. Esta análise ao filme é apoiada por uma base teórica, tendo sido levado em consideração diversos textos sobre o filme, sobre o apartamento da personagem principal do filme, sobre a representação espacial nos filmes e ainda sobre o sexo feminino e a sua representação por Polanski. Apesar da existência desta base teórica, existe mesmo assim algo a acrescentar, sendo pertinente a contínua discussão sobre o filme e a representação do espaço em Repulsion.Esta análise ao filme é apoiada por uma base teórica, tendo sido levado em consideração diversos textos sobre o filme, sobre o apartamento da personagem principal do filme, sobre a representação espacial nos filmes e ainda sobre o sexo feminino e a sua representação por Polanski. Apesar da existência desta base teórica, existe mesmo assim algo a acrescentar, sendo pertinente a contínua discussão sobre o filme e a representação do espaço em Repulsion.
This study consists in the analysis of the film Repulsion performed in 1965 by Roman Polanski, particularly, the physical space inhabited by the character as a form of psychological portrait. The film is framed in a set of two other films of similar themes of Polanski, entitled ' the apartment ' trilogy. The living space is the starting point for the analysis of the main character of the film, relating the space with mental illness portrayed. The topic of psychosis and housing while representative elements of the character are two aspects that stand out, establishing a close relationship between the two. The space is considered as a main characteristic of the character, as a reflection of your mind and your personality.The study aims to establish the relationship and symbiotic relationship between the House and the character, the space and the decline of the same, with the deterioration of the human mind on the main character of the film. This analysis of the film is supported by a theoretical basis, having been taken into consideration several texts about the film, about the main character of the film, about the spatial representation in the movies and on the female and your representation by Polanski. Despite this theoretical basis, there is still something to add, being relevant the continuing discussion about the film and the representation of space in Repulsion.The space is considered as a main characteristic of the character, as a reflection of your mind and your personality.The study aims to establish the relationship and symbiotic relationship between the House and the character, the space and the decline of the same, with the deterioration of the human mind on the main character of the film. This analysis of the film is supported by a theoretical basis, having been taken into consideration several texts about the film, about the main character of the film, about the spatial representation in the movies and on the female and your representation by Polanski. Despite this theoretical basis, there is still something to add, being relevant the continuing discussion about the film and the representation of space in Repulsion.
Description: Dissertação de Mestrado em Estudos Artísticos apresentada à Faculdade de Letras
URI: http://hdl.handle.net/10316/85502
Rights: openAccess
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