Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/85454
Title: A Gravidez do Pai -Transição para a Parentalidade: estudo exploratório
Other Titles: Pregnancy of the father- transition to parenthood: exploratory study
Authors: Santos, Anna Luísa Ferreira
Orientador: Sá, Joaquim Eduardo Nunes
Keywords: bonding; parentalidade; crianças; gravidez; papel do pai; bonding; parenting; childbirth; pregnancy; the father's role
Issue Date: 29-Oct-2018
Serial title, monograph or event: A Gravidez do Pai -Transição para a Parentalidade: estudo exploratório
Place of publication or event: FPCEUC
Abstract: Objetivos: Estudar o estabelecimento do bonding entre o pai e o bebé e analisar de que forma o seu envolvimento emocional pode ser influenciado pelas variáveis sociodemográficas, obstétricas, de envolvimento na gravidez e no parto. Métodos: Para o efeito utiliza-se um estudo de caráter exploratório, transversal, descritivo-correlacional e comparativo, de abordagem quantitativa. O protocolo de investigação administrado, para além de uma parte introdutória que sintetiza o contexto e objetivo do estudo, integrou: i) um questionário sociodemográfico, que procurou reunir a informação sociodemográfica do pai; ii) questionário de caracterização obstétrica, com o objetivo identificar os antecedentes obstétricos do casal; iii) questionário de envolvimento do pai durante a gravidez e parto com sete questões, indaga-se sobre o envolvimento do pai ao longo da gravidez e do parto; e iv) Escala Bonding (Bonding Scale: Escala para avaliar o envolvimento emocional dos pais com o bebé; Figueiredo, B., Marques A., Costa, R., Pacheco, A., & Pais, A. (2005) que pretende avaliar o envolvimento emocional dos pais com o bebé. A amostra total integra 90 pais. Resultados: Através da análise estatística foi possível observar que nem todas as variáveis podem ser encaradas como fundamentais no estabelecimento do bonding. Deste modo, ao examinar as diversas variáveis, foi possível concluir que, das 18 variáveis investigadas, apenas 9 se demostram significativas e consequentemente responsáveis por terem impacto no estabelecimento do bonding. Portanto, as variáveis que indicam valores significativos são, nas variáveis sociodemográficas, a idade do pai, as habilitações literárias e o estado civil. Nas variáveis obstétricas destacam-se, se é o primeiro filho, se a gravidez foi planeada, o tipo de parto e se não existiu uma interrupção voluntária da gravidez. Por fim nas variáveis de envolvimento do pai na gravidez e parto os fatores, presença nas consultas de vigilância pré-natal e falar com bebé durante a gestação evidenciaram-se significativos. No entanto estas variáveis demostram-se significativas especificamente nos três tipos de Bonding, positivo, negativo e not clear. No Bonding positivo destacaram-se as variáveis, idade do pai superior a 30 anos, as habilitações literárias, estado civil, não ser o primeiro filho, nenhuma anterior interrupção da gravidez e por fim a gravidez planeada. Por outro lado, no Bonding negativo, as variáveis - anterior interrupção da gravidez, a não presença nas consultas de vigilância pré-natal e o não falar com o bebé - foram as mais significativas. Por fim no Bonding not clear apenas duas variáveis apresentaram resultados relevantes, gravidez não planeada e o estado civil. Portanto, com esta análise é possível ter uma perceção de quais os fatores que podem modelar e influenciar o estabelecimento do Bonding entre pai e filho. Discussão e conclusões: A transição para a parentalidade compreende uma reorganização e adaptação familiar, podendo ser uma situação perturbadora. Assim, é considerado como um período de maior vulnerabilidade emocional que influencia as mães, mas também os pais, comportando uma influência significativa no envolvimento emocional do pai com o filho que consequentemente pode influenciar a perceção que o próprio pai tem do seu papel. O Bonding como processo de envolvimento emocional dos pais com o bebé, que se estabelece durante a gravidez e que se intensifica nos primeiros momentos de interacção após o nascimento, é um processo complexo, que pode ser influenciado pelas características paternas, do contexto que está inserido e do grau de envolvimento durante a gravidez e parto.
Objetives: This study seeks to study the establishment of bonding between the father and the baby and to analyze how their emotional involvement can be influenced by sociodemographic variables, obstetric variables and involvement in pregnancy and childbirth variables. Methods: For this purpose, a cross-sectional, descriptive-correlational and comparative exploratory study is used, with a quantitative approach. The protocol of investigation administered, besides an introductory part that synthesizes the context and objective of the study, integrated: i) a sociodemographic questionnaire, which sought to gather the sociodemographic information of the father; ii) obstetric characterization questionnaire, with the objective of identifying the obstetric antecedents of the couple; iii) questionnaire on father involvement during pregnancy and childbirth with seven questions, inquiries about father involvement during pregnancy and childbirth; and iv) Bonding Scale (Bonding Scale: Escala para avaliar o envolvimento emocional dos pais com o bebé;Figueiredo, B., Marques A., Costa, R., Pacheco, A., & Pais, A. (2005) that intends to evaluate the emotional involvement of parents with the baby. The total sample includes 90 parents. Results: Through the statistical analysis it was possible to observe that not all the variables can be considered as fundamental in the establishment of bonding. Thus, when examining the various variables, it was possible to conclude that of the 18 variables investigated, only 9 are shown to be significant and consequently responsible for having an impact on the establishment of bonding. Therefore, the variables that indicate significant values are, in the sociodemographic variables, the age of the father, the educational qualifications and the marital status. In the obstetric variables, it is important to highlight whether it is the first child, if the pregnancy was planned, the type of delivery and whether there was no voluntary interruption of the pregnancy. Finally, in the variables of father involvement in pregnancy and childbirth, the factors, presence in prenatal surveillance consultations and speaking to the baby during pregnancy were significant. However, these variables are shown to be significant in all three types of Bonding, positive, negative and not clear. In the positive Bonding the variables were highlighted, age of the father superior to 30 years, the qualifications, civil status, not to be the first child, no previous interruption of the pregnancy and finally the planned pregnancy. On the other hand, in the negative Bonding variables, previous discontinuation of pregnancy, no presence in prenatal surveillance visits and no talking to the baby were significant. Finally, in Bonding not clear only two variables presented relevant results, unplanned pregnancy and marital status. Therefore, with this analysis it is possible to have a perception of what factors can shape and influence the establishment of bonding between father and child. Discussion and conclusions: The transition to parenting involves family reorganization and adaptation, and can be a disruptive situation. Therefore it is considered as a period of greater emotional vulnerability that influences the mothers, but also the parents, having a significant influence on the emotional involvement of the father with the child that consequently can influence the father's own perception of his role. Bonding as a process of emotional involvement of the parents with the baby, which is established during pregnancy and intensifies in the first moments of interaction after birth is a complex process that can be influenced by the characteristics of the parents, the context that is inserted and the degree of involvement during pregnancy and childbirth.
Description: Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/85454
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Dissertação_AnnaSantos_2018.pdf683.31 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

616
checked on Apr 16, 2024

Download(s) 50

542
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons