Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/85448
Title: Vinculação na Infância e Desenvolvimento Adulto: Estudo das relações entre Memórias de Infância, Bem-Estar Subjetivo, Depressão, Stress e Ansiedade
Other Titles: Childhood Attachment and Adult Development: Study of the relationship between Childhood Memories, Subjective Well-Being, Depression, Stress and Anxiety
Authors: Rodrigues, Sabrina Amaral Figueiredo 
Orientador: Ferreira, Joaquim Armando Gomes Alves
Keywords: Vinculação na Infância,; Memórias de Infância,; Vinculação no Adulto; Bem-Estar Subjetivo,; Depressão; Childhood Attachment; Depression,; Adult Attachment; Childhood Memories; Subjective Well-Being,
Issue Date: 24-Oct-2018
Serial title, monograph or event: Vinculação na Infância e Desenvolvimento Adulto: Estudo das relações entre Memórias de Infância, Bem-Estar Subjetivo, Depressão, Stress e Ansiedade
Place of publication or event: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Abstract: Vinculação na Infância e Desenvolvimento Adulto: Estudo das relações entre Memórias de Infância, Bem-Estar Subjetivo, Depressão, Stress e AnsiedadeO Desenvolvimento é um conceito multidimensional, contínuo no tempo e, mencionar desenvolvimento implica dizer que se trata de um processo de mudanças onde as nossas influências desenvolvimentais e comportamentais dependem de vários fatores. Esses fatores, como a hereditariedade, meio ambiente, estado económico, cultura, etnia e contexto histórico caracterizam as nossas diferenças individuais.As nossas experiências precoces são a chave para o estabelecimento de relações de vinculação e o ponto inicial do nosso entendimento de como as experiências e memórias de infância podem afetar o nosso Bem-estar na vida adulta, tal como sentimentos de insegurança baseado em experiências repetidas nas quais o medo e a ansiedade não foram aliviados de modo adequado pelas intervenções de figuras vinculativas.Deste modo, a presente investigação propôs-se a estudar e analisar como a vinculação na infância e as memórias de experiências associadas a esse período influenciam o desenvolvimento emocional e o Bem-Estar na vida adulta, destacando os conceitos de Vinculação Adulta, Memórias e experiências de Infância, Bem-Estar Subjetivo, Depressão, Stress e Ansiedade.No âmbito da pesquisa é ainda destacado a análise da relação entre os seis conceitos, tal como o efeito preditor de alguns deles relativo aos outros.Os instrumentos utilizados para a recolha de dados numa amostra de 113 sujeitos (86 do sexo feminino e 27 do sexo masculino) foram os seguintes: Questionário Sociodemográfico; Escala de Satisfação com a Vida (SWLS); Memórias de Infância (EMBU); Escala de Afetividade Positiva e Negativa (PANAS); Escala da Vinculação do Adulto (EVA) e por último, Escalas de Ansiedade, Depressão e Stress (EADS-21).
Childhood Attachment and Adult Development: The Study of the relationship between Childhood Memories, Subjective Well-Being, Depression, Stress and AnxietyDevelopment is a multidimensional concept, continuous in time, implying an evolutionary process where our developmental and behavioral influences depend on several factors. These factors, such as heredity, environment, economic status, culture, ethnicity, and historical context, characterize our individual differences.Our early experiences are the key to establishing attachment relationships and are a starting point to our understanding of how childhood experiences and memories can affect our Subjective Well-being as an adult, such as the feeling of insecurity based on repeated fearful and anxious experiences which were not adequately addressed by the interventions of attachment figures.Thus, the present study aims to analyze how childhood attachment and memories of experiences influence emotional development and adult well-being, highlighting the concepts of Adult Attachment, Memories and Childhood experiences, Subjective Well-Being, Depression, Stress and Anxiety.In the scope of the research, the analysis of the relationship between these six concepts, as well as the predictive effect of some of them relative to the others are highlighted.The measures used to collect data on the sample of 113 subjects (86 females and 27 males) were the following: Sociodemographic Questionnaire; Life Satisfaction Scale (SWLS); Childhood Memories (EMBU); Positive and Negative Affects Scale (PANAS); Adult Attachment Scale (EVA) and, lastly, Anxiety, Depression and Stress Scales (EADS-21).
Description: Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: http://hdl.handle.net/10316/85448
Rights: openAccess
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