Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/85433
Title: A imagem no ensino de Filosofia Dispositvos teóricos e práticos
Other Titles: The image in the teaching of philosophy Theoretical and practical devices
Authors: Costa, Ana Sofia Teixeira da 
Orientador: Sá, Alexandre Guilherme Barroso Matos Franco
Keywords: Imagem; ensino; filosofia; ensino supervisionado; reflexão; Image; teaching; philosophy; supervised teaching; reflection
Issue Date: 24-Oct-2017
Serial title, monograph or event: A imagem no ensino de Filosofia Dispositvos teóricos e práticos
Place of publication or event: Faculdade de Letras
Abstract: Resumo: O presente relatório de estágio, elaborado ao longo deste ano letivo, tem como finalidade a obtenção do grau de mestre em ensino de filosofia no ensino secundário. Este é incorporado no plano de estudos do mestrado de ensino de filosofia do ensino secundário da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, e consiste no estudo realizado durante o estágio pedagógico que se realizou na escola secundária de Arganil. O presente reltório está intitulado como: “A IMAGEM NO ENSINO DE FILOSOFIA, Dispositivos Teóricos e Práticos” e foi elaborado no âmbito do mestrado em ensino de filosofia no ensino secundário. Este contém as intenções pedagógicas, algumas estratégias, assim como os recursos que foram utilizados na prática letiva. O relatório encontra-se dividido em dois capítulos. O primeiro capítulo é dedicado a reflexão assim como a importância e contributos da imagem no ensino da filosofia, pretendendo contribuir para o esclarecimento e verificação do lugar que a imagem ocupa na sala de aula, assim como qual o modo mais adequadotanto para a ensinar como para a usa-la. O segundo capítulo reflete o trajeto da prática de ensino supervisionada realizada no 3. º ciclo de ensino na escola antes referida a turma do 10. º B.Este relatório de estágio incide sobre a utilização de imagens no ensino de filosofia. A imagem é cada vez mais utilizada sendo considerada um meio de comunicação e de expressão. Portanto, acho que se torna essencial trabalhar as imagens na escola, visto que o papel da escola é a preparação dos alunos para a vida em sociedade, assim como a formação de cidadãos que sejam capazes de interpretar e interagir os diferentes desafios que a sociedade coloca. Na atualidade, saber interpretar uma imagem é um enorme desafio, pois há várias formas de imagens, e nem todas têm finalidades pedagógicas. Existem imagens que têm apenas uma utilização persuasiva o que faz com que não sejam apropriadas para utilizar em sala de aula, pois não despertam o raciocínio e o espírito crítico dos alunos. Palavras- chave:- Imagem- ensino - filosofia - ensino supervisionado - reflexão
Abstract: The purpose internship, prepared during this school year of this report, is to obtain a Master degree in philosophy teaching at secondary education. This is incorporated in the syllabus of the Master degree in teaching philosophy at the secondary education of the Faculty of Letters of the University of Coimbra, and consists of the study carried out during the pedagogical an internship that was held at the secondary school of Arganil. The present directory is as: "THE IMAGE IN THE TEACHING OF PHILOSOPHY, Theoretical and Practical Devices "and was elaborated within the master's in philosophy teaching scope.It contains the pedagogical intentions, some strategies, as well as the resources that have been used in practice. The report is divided into two chapters. The first chapter is dedicated to reflection as well as the importance and contributions of the image in the teaching of philosophy, aiming to contribute to the clarification and verification of the place that the image occupies in the classroom, as well as which is the most appropriate way both to teach and to use it. The second chapter reflects the course of the practice of supervised teaching, carried out in the 3rd cycle of teaching, at the school referred above, in the 10th B class.This internship report focuses on the use of images in philosophy teaching. The image is increasingly used as a means of communication and expression. Therefore, I think it is essential to work with images in school since the role of the school is the preparation of students for life in society, as well as the formation of citizens who are able to interpret and interact the different challenges that society poses. Nowadays, knowing how to interpret an image is a huge challenge because there are several forms of images, and not all of them have pedagogical purposes. There are images that have only a persuasive use which makes them not suitable for use in the classroom because they do not arouse the reasoning and the critical spirit of the students.key words:- Image - teaching - philosophy - supervised teaching - reflection
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/85433
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
AnaSofiaCosta_tese.pdf5.71 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

498
checked on Apr 16, 2024

Download(s) 50

952
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons