Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/85416
Title: Mudei? Porquê? Avaliação de mudança em dinamizadores do programa Anos Incríveis Básico para Pais
Other Titles: Did I change? Why? Evaluation of change in group leaders of the Incredible Years Basic Program for Parents
Authors: Pinto, Carolina Garcia 
Orientador: Santos, Maria João Rama Seabra
Keywords: Programa Anos Incríveis; competências do dinamizador; perceção de mudança; processo de mudança; estudo de follow up; Incredible Years Program; group leader skills; perception of change; change process; follow up study
Issue Date: 25-Jul-2018
Serial title, monograph or event: Mudei? Porquê? Avaliação de mudança em dinamizadores do programa Anos Incríveis Básico para Pais
Place of publication or event: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Abstract: Enquadramento: A eficácia do Programa Anos Incríveis Básico para Pais (AI-P) tem sido colocada em evidência em numerosas investigações. Destacam-se elevados níveis de satisfação e de adesão dos pais ao programa e os efeitos positivos na redução de práticas parentais negativas e aumento de positivas, bem como na redução de problemas de comportamento e desenvolvimento de aptidões sociais nas crianças. A necessidade de estudar processos de mudança associados às intervenções tem sido realçada, no sentido de compreender quais os componentes que contribuem para o impacto positivo dos programas e de poder transferir esses conhecimentos para a prática clínica. Contudo, a literatura é ainda escassa neste domínio. Objetivos: Pretende-se com este estudo compreender as mudanças que dinamizadores do programa AI-P, depois de dois anos, sentem que a experiência de formação e dinamização do programa ocasionou nas suas vidas, a nível profissional e pessoal, assim como os fatores que contribuíram para essas mudanças. Método: Participaram no estudo 27 profissionais, maioritariamente psicólogos, representando a totalidade dos profissionais envolvidos na codinamização de um grupo de pais com o Programa Anos Incríveis em unidades de saúde do Distrito de Coimbra, no contexto de um projeto desenvolvido em 2015/2016. Os participantes responderam ao Questionário sobre a Experiência de Dinamização de Grupos Anos Incríveis. Resultados: Constatou-se que a experiência com este programa contribuiu para dotar os dinamizadores de mais ferramentas úteis para o seu trabalho com famílias e crianças. A capacidade para ajudar os pais a focar-se no positivo foi a mudança mais pontuada a nível profissional. Diversos fatores associados ao programa foram percecionados pelos profissionais como tendo contribuído para a mudança, evidenciando-se um contributo particular dos conteúdos do programa (nomeadamente, o brincar e o elogiar), da formação inicial recebida e dos princípios e filosofias do programa (em particular, a capacitação dos pais, a relação positiva e a abordagem colaborativa). A grande maioria dos profissionais sente-se atualmente confiante na dinamização do programa. Denotou-se que a perceção de mudança é tanto maior quanto maior a experiência na dinamização do programa. Discussão e conclusões: Os resultados são debatidos com base na literatura disponível e contemplada no enquadramento conceptual. Pretende-se que este estudo sejaum contributo para a investigação focada nas características e comportamentos dos profissionais, que constituem elementos centrais para assegurar a eficácia de qualquer intervenção.
Framework: The effectiveness of the Incredible Years Program for Parents (IY-P) has been demonstrated by numerous studies. The high levels of satisfaction and parental adherence are notorious, and the successful reduction of negative parenting practices and increase of positive ones, decrease of behavioral problems and increase of social skills in children are amongst the main outcomes. The need to study methods of change associated with interventions has been highlighted, in order to gain a better understanding of which components are contributing the most to the programs’ impact and to be able to transfer this knowledge to clinical practice. However, literature is still scarce in this area. Goals: The purpose of this study is to evaluate the impact felt by IY group leaders in their lives,both professionally and personally, two years after the experience of being trained and leading an IY group. Another goal is to evaluate the factors that contributed to these changes. Methods: 27 professionals, mostly psychologists, participated in this study, representing the total number of professionals involved in leading a IY group in a health care center of Coimbra District, in the context of a project developed in 2015/2016. Participants answered the Questionnaire on the Experience of Leading Incredible Years Groups. Results: It was found that the experience with this program contributed to give the leaders useful tools for their work with families and children. The ability to help parents focus on positive was the most emphasized change at professional level. Several factors associated with the program were perceived by professionals as having contributed to change, with a special emphasis on the program contents (in particular, play and praise), the initial training received and the principles and philosophy of the program (namely the ideas of parent empowerment, positive relationship and collaborative approach). The vast majority of professionals are currently confident in leading this program. It was highlighted that the perception of change increases with the experience in leading groups. Discussion and conclusions: Results are discussed based on the literature available and revised in the conceptual framework. This study is intended as a contribution to research focused on characteristics and behaviors of professionals, who are key elements to ensure the effectiveness of any intervention.
Description: Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/85416
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

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