Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/85334
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSá, Alexandre Guilherme Barroso Matos Franco-
dc.contributor.authorSilva, Vanessa Flávia Monteiro da-
dc.date.accessioned2019-03-18T23:13:11Z-
dc.date.available2019-03-18T23:13:11Z-
dc.date.issued2017-07-25-
dc.date.submitted2019-03-18-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/85334-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras-
dc.description.abstractResumoO presente Relatório de Estágio abordar-se-á de uma maneira fundamentada numa das problemáticas centrais que corresponde no âmbito filosófico, a questão da Ética. Tratando-se de um problema central na reflexão filosófica, presente necessariamente no currículo dos alunos do ensino secundário, o problema de saber como questões éticas devem ser abordadas – e a própria ética lecionada – na disciplina de Filosofia não pode deixar de constituir uma inquietação com a qual um professor estagiário de Filosofia se tem necessariamente de preocupar. É esta preocupação que me leva a elaborar esta questão como tema central do meu Relatório de Estágio. Para além de descrever e refletir acerca da experiência pedagógica decorrida no período de estágio, o atual trabalho visa fundamentar a extrema importância da Ética no Ensino da Filosofia. Sendo esta uma área da Filosofia que reflete sobre as razões pelas quais determinadas normas morais são consideradas válidas, é de enorme relevância a maneira como vai ser lecionada ao longo do estágio. Deste modo, o presente Relatório encontra-se dividido em três partes. Na primeira parte, descrever-se-á e refletir-se-á acerca do Período de Prática Pedagógica Supervisionada ocorrido no ano letivo 2016/2017 numa turma de 10.º ano da Escola Secundária de Arganil. Numa segunda parte, abordar-se-á, de um modo fundamentado científica e didaticamente, os recursos e os métodos a utilizar numa proposta possível de lecionar e conceptualizar conteúdos ao nível do ensino secundário. Por último, expor-se-ão ferramentas didáticas de conceptualização e problematização, elaboradas em contexto real de lecionação e agora retomados, demonstrando a aplicabilidade do tema aqui defendido.Palavras-chave: Ética, Ensino da Filosofia, Métodos, Problematização, Ferramentas didáticos.por
dc.description.abstractAbstractThe present essay will address, in a well-funded manner, one of the most significant problems in the teaching of philosophic thinking – Ethics. Since this is a central problem in philosophical reflection, necessarily introduced in high school’s curriculum, it might become a challenge for a trainee Philosophy teacher to know how ethical questions (and Ethics itself) should be conveyed and teached to students- this concern is the main theme for the report I chose to do. Beyond describing and reflecting upon the pedagogical internship experience that I had during this year, the presented work aims to defend the importance of Ethics in high school Philosophy classes. Being this the area of philosophy that debates the reasons whether some moral rules are valid or not, it seems quite relevant to understand the way it is going to be taught throughout this internship. With that said, the essay will be divided into three parts: The first part will consist in a description of the Supervised Pedagogical Pratice Period of 2016/2017 on a 10th grade class in Escola Secundária de Arganil and a reflection about it. In the second part, the resources and methods to use on high school level teaching and content conceptualization will be approached, in a didactical and cientific way. Lastly, didactical, conceptualization and problematizing tools will be exposed, created in a real lecturing set and now retaken, demonstrating the applicability of the theme hereby presented.Keywords: Ethics, Teaching Philosophy, Mythologies, Problematization, Didactic tools.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectÉticapor
dc.subjectEnsino da Filosofiapor
dc.subjectMétodospor
dc.subjectProblematizaçãopor
dc.subjectFerramentas didáticaspor
dc.subjectEthicseng
dc.subjectTeaching Philosophyeng
dc.subjectMythologieseng
dc.subjectProblematizationeng
dc.subjectDidactic toolseng
dc.titleDilemas e perplexidades da Ética no ensino de Filosofia no Ensino Secundário.por
dc.title.alternativeEthical dilemmas and perplexities in high school philosophy classes.eng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Letras da Universidade de Coimbra-
degois.publication.titleDilemas e perplexidades da Ética no ensino de Filosofia no Ensino Secundário.por
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202043924-
thesis.degree.disciplineFormação de Professores em áreas disciplinares específicas-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Letras-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorSilva, Vanessa Flávia Monteiro da::0000-0001-7404-5082-
uc.degree.classification16-
uc.degree.presidentejuriSilva, Maria Luísa Portocarrero Ferreira da-
uc.degree.elementojuriSá, Alexandre Guilherme Barroso Matos Franco-
uc.degree.elementojuriUmbelino, Luís António Ferreira Correia-
uc.contributor.advisorSá, Alexandre Guilherme Barroso Matos Franco-
uc.controloAutoridadeSim-
item.fulltextCom Texto completo-
item.grantfulltextopen-
item.languageiso639-1pt-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairetypemasterThesis-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
crisitem.advisor.deptFaculty of Arts and Humanities-
crisitem.advisor.researchunitCECH – Center for Classical and Humanistic Studies-
crisitem.advisor.orcid0000-0001-6320-9993-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Vanessa Silva.pdf3.16 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons