Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/85333
Title: A Utopia dos Loucos em O Reino das Casuarinas
Other Titles: The Utopia of Mad in O Reino das Casuarinas
Authors: Lima, Paulo Alexandre Ferreira 
Orientador: Laranjeira, José Luís Pires
Keywords: utopia; loucura; Angola; José Luís Mendonça; identidade; utopia; madness; Angola; José Luís Mendonça; identity
Issue Date: 27-Jul-2017
Serial title, monograph or event: A Utopia dos Loucos em O Reino das Casuarinas
Place of publication or event: Universidade de Coimbra
Abstract: Este trabalho debruça-se sobre a obra literária do escritor angolano José Luís Mendonça, abordando especificamente o seu romance O Reino das Casuarinas. Acerca desta obra, tenta-se averiguar, através de um estudo comparativo diacrónico, a sua localização temporal no sistema de convenções e padrões literários da esfera angolana. Por outro lado, do ponto de vista genológico, procura-se classificar as qualidades formais e conceptuais do romance em questão, identificando as correntes literárias onde se inscreve e os códigos de que se aproxima. No intuito de pesquisar a substância semântica de O Reino das Casuarinas, procura-se discernir qual o discurso que lhe está subjacente, nomeadamente por meio de uma reflexão sobre os mecanismos de construção da identidade africana. Neste âmbito, nomeiam-se obstáculos e desafios da autoctonia perante práticas identitárias num contexto de pós-modernismo, hibridização cultural e globalização. Na realização desta análise, a presente dissertação leva em conta a contribuição do exercício da alegoria literária como vetor decisivo da auto-inscrição da nação angolana, confrontando o romance de José Luís Mendonça com outras obras de pendor crítico, designadamente Quem me Dera Ser Onda de Manuel Rui, O Cão e os Caluandas de Pepetela, e Os Transparentes de Ondjaki. Por último, problematiza-se a temática da loucura aferível em O Reino das Casuarinas, começando numa descrição detalhada do processo de alienação nas personagens que se apresentam socialmente excluídas no romance. Visando compreender os vários sentidos que a obra levanta e questiona, propõe-se uma leitura do seu desenlace trágico através de uma acareação entre as noções de ideologia e utopia, articulando-as, posteriormente, com o conceito de pulsão de morte originário da teoria psicanalítica.
This work focuses on the literary work of Angolan writer José Luís Mendonça, addressing specifically his novel O Reino das Casuarinas. About this novel, this work tries to ascertain, through a diachronic comparative study, its temporal location in the system of conventions and standards of literary sphere of Angola. On the other hand, from the genological point of view, this work seeks to classify the formal and designing qualities of the novel in question, identifying the currents of literature where it signs up and the codes it approaches. In order to search the semantic substance of O Reino das Casuarinas, this work seeks to discern the discourse that underlies it, in particular by means of a reflection on the mechanisms of construction of the African identity. In this context, this work nominates obstacles and challenges of Autochthony in face of identity’s practices in the context of post-modernism, cultural hybridization, and globalization. In this analysis, this dissertation takes into account the contribution of the exercise of literary allegory as a vector of self-registration of Angolan nation, confronting the José Luís Mendonça’s novel with other works of critical bias, particularly Quem me Dera Ser Onda by Manuel Rui, O Cão e os Caluandas by Pepetela, and Os Transparentes by Ondjaki. Finally, this work analyzes the theme of madness observed in O Reino das Casuarinas, starting with a detailed description of the process of alienation in characters that are socially excluded in the novel. To understand the various senses that the novel raises and questions, it is proposed a reading of his tragic outcome through a confrontation between the notions of ideology and utopia, articulating them, afterwards, with the concept of death drive originating in psychoanalytic theory.
Description: Dissertação de Mestrado em Literatura de Língua Portuguesa: Investigação e Ensino apresentada à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/85333
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Dissertação Paulo Lima.pdf848.28 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

412
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 50

988
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons