Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/85321
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dc.contributor.advisorCunha, Isabel Maria Ribeiro Ferin-
dc.contributor.authorDuarte, Bárbara Maria Josué-
dc.date.accessioned2019-03-18T23:11:37Z-
dc.date.available2019-03-18T23:11:37Z-
dc.date.issued2017-10-10-
dc.date.submitted2019-03-18-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/85321-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Jornalismo e Comunicação apresentada à Faculdade de Letraspt
dc.description.abstractEsta dissertação enquadra-se no âmbito do Mestrado de Jornalismo e Comunicação, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, e prende-se com a análise da construção da imagem da mulher na imprensa feminina em Portugal. Para o efeito, optou-se por se selecionar como objeto de análise as capas de quatro revistas femininas, nomeadamente, Activa, Cosmopolitan, LuxWoman, e ainda, a revista Cristina. A figura feminina, quando apresentada na capa de uma revista tende a apelar à sedução e às audiências. No entanto, a sociedade mudou e com ela as mentalidades, tendo a mulher adquirido maior paridade e protagonismo. Este trabalho de análise procura perceber quais os atributos das mulheres representados nas revistas. Com este objetivo, faz-se um breve Estado da Arte de teorias e conceitos sobre género, feminismo, corpo e media. A representação do corpo feminino, é um dos elementos estudados e abordados ao longo desta análise, visto que, está presente em todas as capas das revistas selecionadas e tem o intuito de chamar a atenção do consumidor. O conceito de feminismo é, também objeto de estudo nesta dissertação, pelo seu carácter histórico e pela importância que possuiu na luta pela igualdade de género. Esta dissertação recorre à análise de conteúdo com o objetivo de levantar indicadores que permitam analisar tendências de representação das mulheres nas revistas portuguesas. A dissertação procura ainda cotejar os dados recolhidos com a literatura nacional e internacional produzida sobre a imagem feminina na imprensa.pt
dc.description.abstractThis thesis fits into the Journalism and Communication Master’s Degree of Letters School from University of Coimbra, and deals with the analysis of the construction of the image of women in the women's press in Portugal. For this porpoise, we opted to select the covers of four women's magazines, namely Activa, Cosmopolitan, LuxWoman, and Cristina magazine.The female figure, when presented on the cover of a magazine tends to appeal to seduction and audiences. However, society changed and with it the mentalities, having the woman acquired greater parity and protagonism. With this objective, it makes a brief State of the Art of theories and concepts about gender, feminism, body and the media. The representation of the female body is one of the elements studied and approached throughout this analysis, since it is present in all the covers of the analyzed magazines and is intended to draw the attention of the consumer. The concept of feminism is also the object of study in this dissertation, its historical character and the importance it has in the struggle for gender equality.This thesis uses content analysis with the objective of raising indicators that allow the analysis of trends in the representation of women in Portuguese journals. The dissertation also seeks to compare the data collected with the national and international literature produced on the female image in the press.The dissertation also seeks to compare the data collected with the national and international literature produced on the female image in the press.pt
dc.language.isoporpt
dc.rightsembargoedAccesspt
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt
dc.subjectmulherpt
dc.subjectimprensapt
dc.subjectrepresentaçãopt
dc.subjectanálisept
dc.subjectwomanpt
dc.subjectpresspt
dc.subjectrepresentationpt
dc.subjectanalysispt
dc.titleA Imagem da Mulher na Imprensa Feminina: estudo de caso em quatro revistas portuguesaspt
dc.title.alternativeThe Image of Women in the Female Press:case study in four Portuguese journalspt
dc.typemasterThesispt
degois.publication.locationFaculdade de Letraspt
degois.publication.titleA Imagem da Mulher na Imprensa Feminina: estudo de caso em quatro revistas portuguesaspor
dc.peerreviewedyes-
dc.date.embargo2023-10-09*
dc.identifier.tid202042650pt
thesis.degree.disciplineInformação e Jornalismo-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Jornalismo e Comunicaçãopt
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Letras-
uc.rechabilitacaoestrangeiranopt
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorDuarte, Bárbara Maria Josué::0000-0001-6826-1336-
uc.degree.classification12-
uc.date.periodoEmbargo2190pt
uc.degree.presidentejuriSilva, João José Figueira da-
uc.degree.elementojuriCunha, Isabel Maria Ribeiro Ferin-
uc.degree.elementojuriSimões, Rita Joana Basílio de-
uc.contributor.advisorCunha, Isabel Maria Ribeiro Ferin-
item.fulltextCom Texto completo-
item.grantfulltextopen-
item.languageiso639-1pt-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairetypemasterThesis-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
crisitem.advisor.orcid0000-0001-8701-527X-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
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