Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/85315
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorValentim, Joaquim Manuel Pires-
dc.contributor.authorGonçalves, David Ferreira-
dc.date.accessioned2019-03-18T23:11:21Z-
dc.date.available2019-03-18T23:11:21Z-
dc.date.issued2018-02-28-
dc.date.submitted2019-03-18-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/85315-
dc.descriptionDissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
dc.description.abstractA presente investigação tem como objetivo conhecer quais as representações sociais relativas às pessoas com deficiência intelectual, através da realização de entrevistas, pondo em comparação empregadores com e sem experiência em contexto de trabalho com esta população. Os resultados demonstram que as diferenças, na perspetiva dos empregadores, variam em função da capacidade dos indivíduos no cumprimento das suas funções e da família destes. Conclui-se assim, que são várias as barreiras psicossociais que dificultam a integração da pessoa com deficiência intelectual no mercado de trabalho. Na maioria dos casos, os diferentes organismos de apoio não se encontram devidamente preparados para fazer face às necessidades desta população. .por
dc.description.abstractThe present research aims to know which social representations are related to people with intellectual disabilities, through interviews, comparing employers with and without experience in the context of work with this population. The results shows the differences in the perceptions of the employers vary in function of the capacity of the individuals in the fulfillment of their functions and the family of those. It is concluded that there are several psychosocial barriers that make it difficult to integrate the person with intellectual disability into the labor market. In most cases the different support organizations are not adequately prepared to meet the needs of this population. .eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectdeficiência intelectualpor
dc.subjectrepresentações sociaispor
dc.subjectintegração socioprofissionalpor
dc.subjectintellectual disabilityeng
dc.subjectsocial representationseng
dc.subjectsocioprofessional integrationeng
dc.titleIntegração socioprofissional das pessoas com deficiência intelectual: Perspetiva dos empregadorespor
dc.title.alternativeSocioprofessional integration of people with intellectual disabilities: Employers perspectiveeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationCoimbra-
degois.publication.titleIntegração socioprofissional das pessoas com deficiência intelectual: Perspetiva dos empregadorespor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202194531-
thesis.degree.disciplinePsicologia-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado Integrado em Psicologia-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorGonçalves, David Ferreira::0000-0002-3947-0179-
uc.degree.classification17-
uc.degree.presidentejuriRebelo, Teresa Manuela Marques Santos Dias-
uc.degree.elementojuriEstanqueiro, João Pedro do Vale-
uc.degree.elementojuriValentim, Joaquim Manuel Pires-
uc.contributor.advisorValentim, Joaquim Manuel Pires-
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
crisitem.advisor.researchunitIPCDHS – Institute of Cognitive Psychology, Human and Social Development-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-9632-3693-
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Tese MIP_David Gonçalves_Definitiva.pdf1.36 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 50

452
checked on Jul 16, 2024

Download(s) 50

382
checked on Jul 16, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons