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https://hdl.handle.net/10316/84931
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Almeida, Arminda Maria Marques | - |
dc.contributor.author | Lousa, Aníbal José Moreira | - |
dc.date.accessioned | 2019-02-18T23:16:36Z | - |
dc.date.available | 2019-02-18T23:16:36Z | - |
dc.date.issued | 2018-05-28 | - |
dc.date.submitted | 2019-02-18 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/84931 | - |
dc.description | Dissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Civil apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia | - |
dc.description.abstract | O número de acidentes e as taxas de mortalidade provenientes das vias de comunicação espalhadas pelo mundo, alcançam valores alarmantes e com aumentos significativos nos últimos anos. Estas ocorrências devem-se substancialmente ao fator humano e à sua própria negligência na condução, alcançando registos na ordem dos 90% na culpabilidade e responsabilidade de desastres rodoviários. A condução autónoma aparece nos anos recentes como uma alternativa ao modo de condução convencional, apresentando grandes expectativas no combate a estes números, permitindo que aumentos na segurança, no conforto, na qualidade do ar e nas capacidades das estradas sejam expetados. No entanto, apesar da tecnologia autónoma, segundo a visão das grandes marcas e fabricantes se encontrar pronta para ser implementada nas estradas, várias barreiras ainda se encontram impostas para que esse fenómeno seja possível, onde questões éticas, morais, legislativas e regulamentares se assumem como as principais dores de cabeça da introdução de autonomia na condução.Assim esta tese, apresentando todas as valências, potencialidades e aproveitamento que os veículos autónomos alcançam, refere o estado atual da tecnologia e a forma como esta é aplicada pelos diferentes intervenientes do sistema de transporte, abordando os problemas que necessitam de regulamentação e homologação e aponta ainda possíveis alterações que a introdução da tecnologia de veículos autónomos poderá originar na infraestrutura rodoviária atual.De modo a sintetizar as potenciais implicações dos veículos autónomos e conectados, apresentam-se duas análises SWOT, uma a nível mais geral e outra a nível da infraestrutura, identificando-se assim os pontos fortes (Strengths), as fraquezas (Weaknesses), as oportunidades (Opportunities) e as ameaças (Threats).É importante salientar que algumas destas alterações dependerão da forma como os veículos autónomos forem introduzidos e aceites pela população em geral, prometendo ser um assunto alvo de bastante polémica no seio da comunidade científica e do público alvo devido à inércia natural na aceitabilidade da autonomia nos sistemas de transporte a que se tem assistido por parte da população, onde uma grande mudança de mentalidade atual em termos de mobilidade é imperativo que ocorra, alterando a ideia do veículo como propriedade para apenas um meio de transporte. | por |
dc.description.abstract | The number of accidents and mortality rates from the lines of communication across the globe, reaching alarming values and with significant increases in recent years. These occurrences are substantially the human factor and to your own negligence in driving, reaching records in the order of 90% on guilt and responsibility of road disasters. Autonomous driving in recent years appears as an alternative to conventional driving mode, showing great expectations in these numbers, allowing increases in security, comfort, air quality and capabilities of the roads are expected.However, despite the autonomous technology, according to the vision of the major brands and manufacturers being ready to be implemented on the roads, many barriers are still imposed so that this phenomenon is possible, where ethical, moral, laws and regulations assume as the major headaches of introducing autonomy in conducting. So this thesis, showing all the skills, potentials and harnessing that autonomous vehicles reach, referred to the current state of technology and how it is applied by the various participants in the transport system, addressing the problems that require regulation and approval and also highlights possible changes that the introduction of autonomous vehicle technology may result in the current road infrastructure.In order to synthesize the potential implications of the autonomous and connected vehicles two SWOT analysis were developed, a more general level and another at the level of infrastructure, identifying the strengths (Strengths), weaknesses (Weaknesses), opportunities (Opportunities) and threats (Threats).It is important to note that some of these changes will depend on the way the autonomous vehicles are introduced and accepted by the general population, promising to be a target of quite controversial within the scientific community and the target audience due to natural inertia on acceptability of autonomy in the transport systems which has been assisted by the population, where a large change of mentality in terms of mobility, it is imperative that occurs, changing the idea of the vehicle as to property just a means of transport. | eng |
dc.language.iso | por | - |
dc.rights | openAccess | - |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/ | - |
dc.subject | veículo autónomo | por |
dc.subject | veículo conetado | por |
dc.subject | comunicação V2X | por |
dc.subject | alterações na infraestrutura de transporte física e digital | por |
dc.subject | análise SWOT | por |
dc.subject | autonomous vehicle | eng |
dc.subject | connected vehicle | eng |
dc.subject | V2X communication | eng |
dc.subject | changes in physical and digital transport infrastructure | eng |
dc.subject | SWOT analysis | eng |
dc.title | Veículos autónomos e conetados - tecnologia e identificação de possíveis alterações na infraestrutura de transporte | por |
dc.title.alternative | CONNECTED AND AUTONOMOUS VEHICLES - TECHNOLOGY AND IDENTIFICATION OF POSSIBLE CHANGES IN TRANSPORT INFRASTRUCTURE | eng |
dc.type | masterThesis | - |
degois.publication.location | DEC-FCTUC | - |
degois.publication.title | VEÍCULOS AUTÓNOMOS E CONETADOS - TECNOLOGIA E IDENTIFICAÇÃO DE POSSÍVEIS ALTERAÇÕES NA INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTE | por |
dc.peerreviewed | yes | - |
dc.identifier.tid | 202172040 | - |
thesis.degree.discipline | Engenharia Civil | - |
thesis.degree.grantor | Universidade de Coimbra | - |
thesis.degree.level | 1 | - |
thesis.degree.name | Mestrado Integrado em Engenharia Civil | - |
uc.degree.grantorUnit | Faculdade de Ciências e Tecnologia - Departamento de Engenharia Civil | - |
uc.degree.grantorID | 0500 | - |
uc.contributor.author | Lousa, Aníbal José Moreira::0000-0002-5070-6672 | - |
uc.degree.classification | 17 | - |
uc.degree.presidentejuri | Martins, João Pedro Simões Cândido | - |
uc.degree.elementojuri | Almeida, Arminda Maria Marques | - |
uc.degree.elementojuri | Tchepel, Oxana Anatolievna | - |
uc.contributor.advisor | Almeida, Arminda Maria Marques | - |
item.grantfulltext | open | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
item.fulltext | Com Texto completo | - |
item.openairetype | masterThesis | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado |
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VEÍCULOS AUTÓNOMOS E CONETADOS - TECNOLOGIA E IDENTIFICAÇÃO DE POSSÍVEIS ALTERAÇÕES NA INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTE.pdf | 4.7 MB | Adobe PDF | View/Open |
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