Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/84892
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dc.contributor.advisorRodrigues, João Manuel Coutinho-
dc.contributor.advisorSousa, Nuno Miguel Marques de-
dc.contributor.authorMonteiro, João Pedro Medina-
dc.date.accessioned2019-02-18T23:13:25Z-
dc.date.available2019-02-18T23:13:25Z-
dc.date.issued2018-07-19-
dc.date.submitted2019-02-18-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/84892-
dc.descriptionDissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Civil apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia-
dc.description.abstractDevido à crescente preocupação com as emissões de gases de efeito de estufa, a congestão nas cidades e o aumento dos preços dos combustíveis, os modos de transporte ativos (também designados por suaves) assumem um lugar de relevância em todo o mundo. Encorajados pela agenda europeia e promovidos por políticas nacionais e locais em vários países, os modos de transporte ativos constituem uma via fundamental para se atingir um ambiente urbano sustentável.Em especial, a bicicleta é um modo de transporte promissor para a mobilidade urbana somando múltiplos benefícios relativamente aos transportes motorizados. É um transporte competitivo, em tempo de viagem, em meio urbano para distâncias até 5 km, pouco intensivo energeticamente e livre de emissões, possibilitando uma redução da pegada de carbono. A sua utilização apresenta ainda benefícios para a saúde e redução de custos socioeconómicos e infraestruturais.Contudo, são vários os fatores que dificultam o uso da bicicleta como meio de transporte urbano regular. A literatura destaca a segurança, devido a interações com o tráfego motorizado, como um dos principais obstáculos. A implantação de ciclofaixas apresenta-se como a melhor solução. Contudo, devido a custos associados à consolidação existente na maioria das zonas urbanas e a restrições arquitetónicas, a sua construção pode ser inviável. Existem outras soluções, como a construção de ciclovias nas vias urbanas ou a partilha da via com o tráfego motorizado, sendo esta última a menos desejável.Neste trabalho apresenta-se uma metodologia científica de análise multicritério (neste caso multiatributo porque as alternativas são discretas e conhecidas à priori) utilizando o método ELECTRE Tri para avaliar a adequação da rede viária pré-existente à circulação de bicicletas, e que permite às entidades responsáveis melhorar as condições de ciclabilidade a partir das características da infraestrutura pré-existente. Para demonstrar a metodologia, apresentam-se os resultados da sua aplicação à rede viária de três zonas da cidade de Coimbra, Portugal.por
dc.description.abstractRising concerns over greenhouse emission effects, traffic congestion on cities, increasing prices of fossil fuels, and health issues have led to a surge of interest in active mobility, leading to an important role of the associated transport modes all over the world. Encouraged by the European agenda and promoted by local and national governments around Europe, active mobility is a fundamental way in achieve a sustainable urban environment.Bicycling, in particular, is a promising mode of transport for urban mobility, adding multiple benefits in comparison to fossil fuel motorized transports. It is competitive with respect to automobiles for distances up to 5 km, it has low energy intensity and is emissions-free, thus allowing a decrease of one's carbon footprint. Cycling also provides health and socioeconomic benefits, as well as a lower expense on infrastructures.However, the mass use of bicycles is hard to implement due to several factors. The literature highlights safety concerns as one of the main obstacles, mostly due to the (inevitable) need to interact with motorized traffic. Traffic segregation is one of the most desirable ways to address safety issues, but because of construction costs, highly consolidated urban areas and architectonic restrictions, building bicycle paths in a large scale is not always viable. There are, however, other solutions, like bicycle lanes or even shared lanes with motorized traffic, even though this last one should be considered as a last resort solution.This thesis introduces a scientific multicriteria methodology to evaluate the adequacy of the existing streets network and intersection infrastructure to the cycling mode. The methodology makes use of the multicriteria ELECTRE Tri method, which classifies each network arc from “poor” to “very good”, according to its performance on five criteria. The output, which can be plugged into a GIS for visualisation purposes, provides decision makers with a way to analyse the present situation and naturally suggests improvement strategies to the existing infrastructure, which can foster the choice for the cycling mode. The methodology was designed to allow for a quick and simple data collecting procedure and is demonstrated by a case study of the city of Coimbra, Portugal, which also proves its claimed scalability.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsembargoedAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/-
dc.subjectCiclabilidadepor
dc.subjectBicicletapor
dc.subjectRede viária urbanapor
dc.subjectMulticritériopor
dc.subjectELECTRE Tripor
dc.subjectCyclabilityeng
dc.subjectBicycleeng
dc.subjectUrban road networkeng
dc.subjectMulticriteriaeng
dc.subjectELECTRE Trieng
dc.titleAvaliação multicritério da ciclabilidade de uma rede viária urbanapor
dc.title.alternativeMulticriteria assessment of the cyclability of an urban road networkeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationDEC-FCTUC-
degois.publication.titleAvaliação multicritério da ciclabilidade de uma rede viária urbanapor
dc.date.embargoEndDate2019-07-19-
dc.peerreviewedyes-
dc.date.embargo2019-07-19*
dc.identifier.tid202172341-
thesis.degree.disciplineEngenharia Civil-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado Integrado em Engenharia Civil-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências e Tecnologia - Departamento de Engenharia Civil-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorMonteiro, João Pedro Medina::0000-0003-1664-5869-
uc.degree.classification17-
uc.date.periodoEmbargo365-
uc.degree.presidentejuriCarmo, José Simão Antunes do-
uc.degree.elementojuriAlmeida, Arminda Maria Marques-
uc.degree.elementojuriRodrigues, João Manuel Coutinho-
uc.contributor.advisorRodrigues, João Manuel Coutinho-
uc.contributor.advisorSousa, Nuno Miguel Marques de-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1pt-
item.openairetypemasterThesis-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.fulltextCom Texto completo-
crisitem.author.orcid0000-0003-1664-5869-
crisitem.advisor.deptFaculty of Sciences and Technology-
crisitem.advisor.parentdeptUniversity of Coimbra-
crisitem.advisor.researchunitINESC Coimbra – Institute for Systems Engineering and Computers at Coimbra-
crisitem.advisor.researchunitINESC Coimbra – Institute for Systems Engineering and Computers at Coimbra-
crisitem.advisor.orcid0000-0001-9311-5584-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-2681-5035-
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