Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/84653
Title: Relacionamento bancário e custo de financiamento.
Other Titles: Relathionship banking and financing costs.
Authors: Costa, André Filipe Araújo 
Orientador: Gonçalves, Paulo Miguel Marques Gama
Keywords: Relação bancária;; Pequena e Média Empresa;; investimento;; assimetrias de informação;; concessão de crédito.; Bank Relationship;; Small and Medium Enterprise;; investment;; asymmetries of information;; credit grant.
Issue Date: 14-Sep-2018
Serial title, monograph or event: Relacionamento bancário e custo de financiamento.
Place of publication or event: DCE do Banco Santander em Aveiro e no próprio local de habitação.
Abstract: É importante para as Pequenas e Médias Empresas (PME’s) perceber que tipo de relacionamento bancário proporciona custos de financiamento mais baixos, e se é mais benéfico estabelecer uma relação com apenas um banco ou múltiplas relações bancárias. Se por um lado empresas que formam múltiplas relações bancárias têm acesso a uma maior oferta de crédito, por outro, as empresas que se financiam junto de apenas um banco podem estabelecer uma relação de maior confiança com a instituição financeira. Para além disto, dadas as conhecidas insuficiências da informação contabilística nas PME, o relacionamento bancário tem vindo a assumir um papel primordial no processo de avaliação do risco de crédito bancário.Para além da revisão de literatura sobre relacionamento bancário, é objetivo deste relatório apresentar o Banco Santander, S.A., em particular a Direção Comercial de Empresas de Aveiro, entidade de acolhimento do estágio, descrever as tarefas que realizei e proceder a uma avaliação crítica do estágio. Durante o estágio, desenvolvi tarefas relacionadas essencialmente com os procedimentos de concessão de crédito às PME no âmbito de programas de incentivo ao investimento, crescimento e sustentabilidade. Como tal, apresento uma revisão da literatura referente a diversas questões que envolvem a relação entre os bancos e as empresas, como por exemplo: as assimetrias de informação, a opacidade informacional das PME, bem como dos fatores que influenciam a concessão de crédito. Com o estudo efetuado, concluo que existe uma relação inversa entre o número de relações bancárias e os custos de financiamento. Na ótica das empresas, quanto mais crescerem no número de relações, mais baixas serão as taxas de juro que terão de suportar, logo o acesso ao crédito será também mais facilitado.
It is important for SMEs to see what type of banking relationship provides lower financing costs, and whether it is more beneficial to establish a relationship with only one bank or multiple banking relationships. If on the one hand companies that form multiple banking relationships have access to a greater supply of credit, on the other hand, companies that finance themselves with only one bank can establish a more reliable relationship with the financial institution. In addition, given the well-known weaknesses in accounting information in SMEs, banking relationships have assumed a key role in the process of evaluating bank credit risk.In addition to the review of the literature on banking relationships, the purpose of this report is to present Banco Santander, SA, in particular the Commercial Directorate of Companies of Aveiro, entity hosting the internship, describing the tasks that I performed and carrying out a critical evaluation of the internship.During the internship, I developed tasks related essentially to the procedures for granting loans to SMEs within the framework of programs to encourage investment, growth and sustainability.As such, I present a review of the literature on several issues involving the relationship between banks and companies, such as information asymmetries, information opacity of SMEs as well as factors that influence the granting of credit.With the study carried out, I conclude that there is an inverse relationship between the number of banking relationships and the financing costs. From the perspective of companies, the more they grow in the number of relationships, the lower the interest rates they will have to bear, thus access to credit will also be facilitated.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Gestão apresentado à Faculdade de Economia
URI: https://hdl.handle.net/10316/84653
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

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