Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/84582
Title: O Método Kaizen Aplicado na Farmácia de Oficina
Other Titles: Kaizen Method Applied in the Community Pharmacy
Authors: Loureiro, Ana Margarida Malvar 
Orientador: Bell, Victoria
Keywords: Kaizen; Massaki Imai; Melhoria Contínua; Auditoria; Farmácia de Pedome; Kaizen; Masaaki Imai; Continuous Improvement; Audit; Farmácia de Pedome
Issue Date: 28-Sep-2018
Serial title, monograph or event: O Método Kaizen Aplicado na Farmácia de Oficina
Place of publication or event: FFUC e Farmácia Nova de Pedome
Abstract: A metodologia Kaizen é um método de trabalho que teve origem no Japão após a segunda guerra mundial. A crise petrolífera dos anos 70 e posteriormente a crise económica dos anos 2008-2009 levou à sua difusão no ocidente. Masaaki Imai foi o principal responsável pela divulgação desta metodologia no mundo.O Kaizen é um método vocacionado para a melhoria contínua (Kai = mudar, Zen = melhor). Utiliza soluções económicas apoiadas na motivação e criatividade dos colaboradores de modo a melhorar a prática dos processos de trabalho na empresa. A implementação desta metodologia permite não só melhorar a produtividade das empresas como também as condições de trabalho e bem-estar dos seus trabalhadores.A implementação das práticas de melhoria contínua assenta em três pontos chaves: todas as pessoas, todos os dias e em todas as áreas. A Farmácia de Pedome sentiu necessidade de acompanhar o mercado e simultaneamente contrariar os efeitos da crise. A metodologia Kaizen surgiu como uma oportunidade para conseguir estes objetivos. Para alcançar a excelência operacional na farmácia é necessário melhorar, além da sua rentabilidade, a sua capacidade de resposta ao cliente, reduzir o desperdício da sua atividade operacional e implementar uma cultura de melhoria contínua sobre os processos de aprovisionamento, receção, conferência e arrumação de encomendas e o atendimento a clientes.O presente trabalho pretende esclarecer sobre as vantagens da implementação da metodologia Kaizen numa empresa e descrever como decorreu a implementação dos níveis 1 e 2 do Kaizen diário na Farmácia de Pedome.
The Kaizen methodology is a working method that originated in Japan after the Second World War. The oil crisis of the 1970s and later the economic crisis of the years 2008-2009 led to its diffusion in the West. Masaaki Imai was the primarily responsible for the dissemination of this methodology in the world. Kaizen is a method designed for continuous improvement (Kai = Change, Zen = better). It utilizes cheap solutions supported on the motivation and creativity of the employees in order to improve the work processes in the company. However, it aims not only to improve the company´s productivity, but also to improve the working conditions and well-being of its employees.The implementation of continuous improvement practices rests on three key points: all people, every day and in all areas.The Farmácia de Pedome felt the need to follow the market while simultaneously counteracting the effects of the crisis. The Kaizen methodology has emerged as an opportunity to do so, because to achieve operational excellence in the pharmacy it will be necessary to improve pharmacy profitability, customer responsiveness, reduce wasted operational activity and implement a culture of continuous improvement over the procurement processes, reception, conference and order picking, and customer service.This paper aims to clarify the advantages of implementing the Kaizen methodology in a company and to describe how the implementation of levels 1 and 2 of the daily Kaizen took place in the Farmácia de Pedome.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas apresentado à Faculdade de Farmácia
URI: https://hdl.handle.net/10316/84582
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

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