Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/84562
Title: A Inteligência Emocional e a Filosofia
Other Titles: A Inteligência Emocional e a Filosofia
Authors: Lopes, Marta Filipa Fernandes 
Orientador: Sá, Alexandre Guilherme Barroso Matos Franco
Keywords: Inteligência Emocional; Filosofia; Emoção; Razão; Emotional Inteligence; Philosophy; Emotion; Reason
Issue Date: 17-Oct-2018
Serial title, monograph or event: A Inteligência Emocional e a Filosofia
Place of publication or event: FLUC
Abstract: O presente relatório é referente ao estágio curricular realizado na Escola Secundária Domingos Sequeira no ano letivo 2017/2018, no seguimento do segundo ano do Mestrado em Ensino da Filosofia no Ensino Secundário. Nele será exposto o trabalho realizado nesse estágio curricular, assim como uma reflexão acerca da educação em Portugal e do papel que o ensino da Filosofia presta nela. Esta reflexão levará à reflexão acerca do tema principal do relatório, é ele a Inteligência Emocional e a Filosofia.No relatório é feita uma descrição detalhada do estágio curricular decorrido na Escola Secundária Domingos Sequeira, uma análise e avaliação do trabalho nele executado, assim como de alguns dos materiais didácticos, e também uma reflexão acerca da actualidade da educação e do ensino e das suas finalidades e objetivos. Numa segunda parte são exploradas e comparadas, principalmente, as teorias de Daniel Goleman e de Aristóteles relativamente à emoção, à correcta gestão desta e à possibilidade de ensino dessa capacidade de gestão.As semelhanças entre as duas teorias analisadas levam-nos a perceber que, apesar da sua distância no tempo, não só é possível a intervenção das emoções na razão, como é possível que essa intervenção seja, até certo ponto, gerida pelo indivíduo. É desta constatação que podemos afirmar que a gestão das emoções apresenta-se, não só, como uma forma de inteligência, mas que mais inteligentes serão os indivíduos que conseguirem dominar o equilíbrio entre a razão e a emoção nas suas escolhas de vida.
The following report concerns an internship with the duration of one year at Escola Secundária Domingos Sequeira during the 2017/2018 school year, regarding the second year of the Masters Degree in Ensino da Filosofia no Ensino Secundário. In this report, we will expose the work processed in that intership and also a reflection concerning education in Portugal and the role that Philosophy teaching plays in it. This reflection will lead to the reflection about the main theme of this report, that is the concept of Emocional Inteligence and Philosophy.In the report we can find a detailed discription of the internship that took place in Escola Secundária Domingos Sequeira, an analisis and evaluation of the work developed in it, as well as some of the didactic materials used in its duration. Also, we can find a reflection about the actuallity of teaching and education and of its finalities and main goals. In a second part of the report are explored and compared, mainly, the theories of Daniel Goleman and of Aristoteles regarding emotion, the correct way no manage it and, at last, the possibility of teaching that habillity of management.The simmilarities in these two theories lead us to realize that, despite its temporal distance, it is not only possible the intervention of the emotions in reason, but it is possible that that intervention is, to a certain point, managed by man. This conception leads us to afirm, consequentially, that the management of emotions, not only is a form of inteligence, but more inteligent are the individuals that are capable of balance sucessfully reason and emotion in their life decisions.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/84562
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
MartaLopes_versaofinal.pdf12.64 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

665
checked on Apr 16, 2024

Download(s) 20

3,099
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons