Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/84550
Title: Determinantes e Indicadores do Valor Criado em PME
Other Titles: Determinants and Measurements of Value Created
Authors: Azevedo, Tiago Ferreira 
Orientador: Gonçalves, Paulo Miguel Marques Gama
Keywords: PME; Criação de Valor; CFROI; EVA; MCAPM; SME; Value Creation; CFROI; EVA; MCAPM
Issue Date: 28-Sep-2018
Serial title, monograph or event: Determinantes e Indicadores do Valor Criado em PME
Place of publication or event: Descomplik, Lda.
Abstract: O presente relatório de estágio constitui a etapa final do mestrado de Contabilidade e Finanças na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Teve por base um estágio realizado num período de, aproximadamente, seis meses numa empresa de contabilidade e consultoria de apoio à gestão, cujos clientes são pequenas e médias empresas (PME), base de estudo deste relatório. Tive a oportunidade de desenvolver um conjunto de tarefas transversal à área financeira, designadamente atividades de índole contabilística e fiscal.A criação de valor deve ser o maior objetivo da gestão, embora muitas empresas, sobretudo PME, não reconheçam a sua devida importância, acabando por dar primazia à quantidade de lucros obtidos no ano, com base numa abordagem de curto prazo rejeitada pela teoria financeira. Para adotar a abordagem da maximização do valor, é essencial, uma boa estratégia empresarial e também o envolvimento de todos os funcionários nesse processo.Para analisar se este objetivo está a ser atingido, existem algumas metodologias de avaliação, cujos inputs são provenientes dos dados contabilísticos, que têm por base as técnicas de análise de projetos de investimentos. Neste sentido são apresentadas e discutidas as duas metodologias mais importantes para a análise do desempenho económico, o Economic Value Added (EVA) e o Cash Flow Return on Investment (CFROI), modelos com abordagens de cálculo diferentes. O caso prático, no final, vem comprovar a teoria ao demonstrar que as empresas não se podem cingir apenas pelos resultados líquidos, mas que têm de ter em conta o custo do capital que normalmente é desprezado nas análises de performance.
This report represents the last stage of the master’s degree in Accounting and Finance from the Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. It has been based on an internship of, approximately, six months in an accounting and management support consultancy firm whose main clients are small and medium sized companies, which are the core of this study. I had the opportunity to develop a set of tasks across the financial area, namely accounting and tax activities.Value creation should be the ultimate goal of management, although many companies, especially SMEs, haven’t recognized its importance yet, giving primacy to the amount of profits made in the year, based on a short-term approach rejected by financial theory. To adopt the maximizing value approach, it is essential both a good business strategy and the involvement of all employees.In order to analyze whether the objective is being achieved, there are some evaluation methodologies with inputs obtained through accounting data, based on investment project techniques. In this sense, we introduce two of the most widely recognized methodologies for the analysis of economic performance: the Economic Value Added (EVA) and the Cash Flow Return on Investment (CFROI).These models have different approaches, each one with its calculate advantages, however the result is not always conclusive as there are behaviors that can improve these measures and, at the same time, destroy value.The case study, in the end, proves the theory by demonstrating that companies can not only rely on net results, but must take into account the cost of capital that is normally neglected in performance analyzes.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Contabilidade e Finanças apresentado à Faculdade de Economia
URI: https://hdl.handle.net/10316/84550
Rights: closedAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

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