Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/84387
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dc.contributor.advisorMurta, Daniel Filipe Videira-
dc.contributor.authorPereira, Ana Laura Soeiro-
dc.date.accessioned2019-01-24T23:14:25Z-
dc.date.available2019-01-24T23:14:25Z-
dc.date.issued2018-09-10-
dc.date.submitted2019-01-24-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/84387-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Economia apresentado à Faculdade de Economia-
dc.description.abstractO presente relatório tem por objetivo apresentar a história e mercado da entidade de acolhimento do estágio curricular (Efacec) e ainda uma breve explicação sobre as atividades realizadas no decorrer do mesmo, bem como foco principal analisar a passagem da utilização do veículo de combustão interna para o veículo elétrico, onde através desta alteração de comportamento ocorre uma redução de emissões de GEE num setor caracterizado por poluente, o que acaba por minimizar os impactos ambientais que o setor dos transportes acarreta, apesar de depender sempre da fonte utilizada para a produção de eletricidade. Como tal, é necessário analisar os impactos que este tipo de mobilidade acarreta na dependência energética em Portugal; bem como de que modo se apresenta como um desafio para a rede elétrica; e ainda refletir em como devem, os agentes relacionados com a conceção de veículos, construir ou adaptar o seu modelo de negócios. Apesar da sua fraca expressão, esta forma de mobilidade encontra-se implementada em Portugal, que será estudada através de uma breve análise as vendas totais do mercado de automóveis bem como do VE, relembrando que a entidade de acolhimento se apresenta como líder de mercado de pontos de carregamento rápido a nível internacional. Torna-se fulcral para a realização deste estudo analisar as políticas que se encontram em vigor através de uma análise à contextualização legal em Portugal. Adicionalmente, será aprofundado o estudo de políticas mais utilizadas e quais as que apresentam mais sucesso a nível mundial.por
dc.description.abstractThis paper aims to present the history and market of the entity host of the curricular internship – EFACEC, at the same time, a brief description of the main activities conceived during the internship; the main focus is an analyse the change of using an internal combustion engine vehicle to an electric vehicle, where thru this behaviour change occurs a reduction of emitted greenhouse gases in a sector characterized as one of the most polluter, which will minimize the environmental impacts that transport sector entails, although the electric vehicle does not emit greenhouse gases, it always depends on the source used to produce electricity. As a consequence, it is necessary to examine the impacts that this kind of mobility involves in the energy dependence due to the amount of energy needed to charge the vehicle; as well as how this mobility appear to challenge the power grid, and to reflect on how the agents related with the vehicle conception, should construct or adapt their business model. Although it’s not significative yet, is already implemented in Portugal, that will be studied thru a brief analyse of the total automobile market sales and the sales related with the electric vehicle, having in mind that the entity host is presented as a market leader in the construction of the infrastructure needed to charge and electric vehicle in a international level. It becomes essential for the realization of this study to analyse the current policies in Portugal related with electric vehicles, as well as in a global level.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectalterações climáticaspor
dc.subjectdependência energéticapor
dc.subjectmodelos de negóciopor
dc.subjectrede elétricapor
dc.subjectveículo elétricopor
dc.subjectbusiness modelseng
dc.subjectclimate changeseng
dc.subjectelectric vehicleeng
dc.subjectenergy dependencyeng
dc.subjectpower grideng
dc.titleMobilidade elétrica, o futuro de Portugal?por
dc.title.alternativeElectric mobility, the future of Portugal?eng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Economia da Universidade de Coimbra-
degois.publication.titleMobilidade elétrica, o futuro de Portugal?por
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202158926-
thesis.degree.disciplineEconomia-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Economia-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Economia-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorPereira, Ana Laura Soeiro::0000-0003-2364-9235-
uc.degree.classification15-
uc.degree.presidentejuriSilva, Nuno Miguel Barateiro Gonçalves-
uc.degree.elementojuriCarreira, Carlos Manuel Gonçalves-
uc.degree.elementojuriMurta, Daniel Filipe Videira-
uc.contributor.advisorMurta, Daniel Filipe Videira-
uc.controloAutoridadeSim-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1pt-
item.fulltextCom Texto completo-
item.grantfulltextopen-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
crisitem.advisor.deptFaculty of Economics-
crisitem.advisor.researchunitGroup for Monetary and Financial Studies-
crisitem.advisor.researchunitCeBER – Centre for Business and Economics Research-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-0302-0547-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
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