Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/84373
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSilva, João José Figueira da-
dc.contributor.authorCatarino, Mafalda Sofia Faria-
dc.date.accessioned2019-01-24T23:12:55Z-
dc.date.available2019-01-24T23:12:55Z-
dc.date.issued2018-10-25-
dc.date.submitted2019-01-24-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/84373-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Jornalismo e Comunicação apresentado à Faculdade de Letras-
dc.description.abstractO documento que se segue tem como intuito fazer referência à experiência adquirida e explorada no estágio curricular no gabinete de Comunicação e Imagem do Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra e às suas estratégias comunicativas.O relatório incide, essencialmente, nas estratégias de comunicação online e nas redes sociais do Exploratório. A partir deste ponto de partida decidimos fazer uma breve contextualização sobre a comunicação nas organizações e os seus cânones, passando por uma contextualização a nível histórico e cultural. No mesmo sentido, é relevante explicar o que é comunicar e divulgar ciência em conjunto com os seus paradigmas. Fazer referência à ciência em Portugal e como esta é comunicada para o exterior remete-nos para os primórdios do seu aparecimento no nosso país e, para tal, a contextualização deste ponto passa pela criação do programa dos Centros de Ciência Viva do qual o Exploratório faz parte. E, em última instância, o último capítulo tende a expor as atividades e funções realizadas no período do estágio, realçando três projetos Avós Cientistas, Astronomia para bebés e A ciência não vai de férias! O principal objetivo deste documento é elucidar a população que a cultura científica pode chegar a qualquer um de nós pelas mais diversificadas atividades e contextos, não nos deixarmos levar apenas pelo jornalismo científico mas sim aproveitar um conhecimento mais direto pela comunicação de um centro interativo de ciência, por exemplo. Palavras-chave: comunicação, ciência, comunicar ciência, divulgação científica, Ciência Viva, centros de ciênciapor
dc.description.abstractThe following document aim to report the experience acquired and explored during the curricular internship performed in the Office of Communication and Image of the Exploratory – Centro Ciência Viva de Coimbra and its communicative strategies. This report focuses essentially on the online communication strategies and social networks of the Exploratory. From this point we decided to make a brief contextualization about the communication inside the organizations and their canons, including a historical and cultural contextualization. Along the same line, it is relevant to explain what is to communicate and disseminate science, focusing on its paradigm. When it comes to science in Portugal and how it is communicated overseas, we must discuss the beginnings of its appearance in our country. The contextualization of this point involves the creation of the program of the Centros Ciência Viva, of which the Exploratory belongs. Ultimately, the last chapter aims to expose the activities and functions performed during the last period of the internship, focusing on three projects: Scientists Grandparents, Astronomy for Babies and A ciência não vai de férias!The main goal of this document it to explain to the population that scientific culture can reach any of us through the most different contexts and diversified activities. Moreover, we cannot let ourselves be leaded only through scientific journalism, but we need to take advantage of a more straightforward knowledge, provide by the communication of an interactive science center. Keywords: communication, science, science communication, scientific dissemination, Ciência Viva, science centers.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectCiênciapor
dc.subjectComunicar Ciênciapor
dc.subjectDivulgação científicapor
dc.subjectCiência Vivapor
dc.subjectComunicaçãopor
dc.subjectCommunicationeng
dc.subjectScienceeng
dc.subjectScience communicationeng
dc.subjectScientific disseminationeng
dc.subjectCiência Vivaeng
dc.titleAs Redes Sociais e os Media na Estratégia de Comunicação na Exploratóriopor
dc.title.alternativeThe social media and role of media on the communication strategy of Exploratoryeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationExploratório - Centro Ciência Viva de Coimbra-
degois.publication.titleAs Redes Sociais e os Media na Estratégia de Comunicação na Exploratóriopor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202158756-
thesis.degree.disciplineInformação e Jornalismo-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Jornalismo e Comunicação-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Letras-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorCatarino, Mafalda Sofia Faria::0000-0003-3470-2126-
uc.degree.classification16-
uc.degree.presidentejuriAmaral, Inês de Oliveira Castilho e Albuquerque-
uc.degree.elementojuriSilva, João José Figueira da-
uc.degree.elementojuriSantos, Sílvio Manuel Rodrigues Correia dos-
uc.contributor.advisorSilva, João José Figueira da-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1pt-
item.openairetypemasterThesis-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.fulltextCom Texto completo-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-2344-9789-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
MafaldaCatarino_versaofinal.pdf1.87 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 50

492
checked on May 7, 2024

Download(s) 50

474
checked on May 7, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons