Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/84288
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMatos, Armanda Pinto Mota-
dc.contributor.authorRodrigues, Marina da Silva-
dc.date.accessioned2019-01-19T23:30:27Z-
dc.date.available2019-01-19T23:30:27Z-
dc.date.issued2017-10-16-
dc.date.submitted2019-01-19-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/84288-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
dc.description.abstractEste relatório pretende descrever o estágio curricular realizado na DECO – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor, Delegação Regional do Centro, para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Este estágio teve como tema central a publicidade e a sua relação com os comportamentos de consumo.A publicidade tem vindo a assumir um crescente protagonismo na sociedade contemporânea, procurando influenciar os consumidores adultos e especialmente os mais jovens. Através das suas técnicas sedutoras e persuasivas, bem como do uso de diversos meios de comunicação, a publicidade procura seduzir os consumidores e, assim, influenciar a aquisição de bens e/ou serviços. Ao longo do estágio realizado na Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor, foi possível colaborar em diversas atividades, bem como desenhar e desenvolver um projeto educativo denominado “Pelos trilhos da Publicidade… ao encontro do Consumidor”, que compreendeu uma vertente de intervenção, com a realização de ações de formação destinadas a jovens e a adultos, assim como uma vertente de investigação, orientada pelo objetivo de compreender as perceções que os jovens possuem da publicidade e do impacto da mesma na sua vida.Neste relatório apresenta-se, numa primeira parte, uma revisão da literatura que enquadra teoricamente as atividades de estágio. Na segunda parte é efetuada a caracterização da instituição que acolheu o estágio, e descrevem-se as atividades desenvolvidas, nomeadamente o estudo empírico realizado e as suas principais conclusões.por
dc.description.abstractThis report describes the curricular internship held at DECO – the Portuguese Association for the Consumer’s Defence, Centre Regional Delegation, in order to obtain the Master’s degree in Sciences of Education from the Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University of Coimbra. This internship had as its central theme advertising and its relationship with consumer behaviours.Advertising has been gradually assuming an increasing prominence in the contemporary society, attempting to influence adult consumers and especially the youngest. With its seductive and persuasive techniques, as well as the employment of several means of communication, advertising aims to seduce consumers and influence them to acquire certain products and/or services. Throughout this internship in the Portuguese Association for the Consumer’s Defence, we were able to participate in several activities, as well as to design and develop an educational project named “Through the paths of Publicity… to encounter the Consumer”, which comprised an intervention component, with the implementation of training courses aimed at young people, as well as a research component, oriented by the goal of understanding young people’s perception of advertising and of its impact in their life.This report includes in the first part a literature review, which seeks to provide a theoretical framework for the internship activities. In the second part of the report, we characterize the institution that hosted our internship, and describe the activities developed, namely the empirical study carried out and its main conclusions.Key-words:eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectPublicidade; Jovens;por
dc.subjectEducação para os Mediapor
dc.subjectMeios de Comunicaçãopor
dc.subjectEducação para o Consumopor
dc.subjectConsumidorpor
dc.subjectAdvertising; Young Peopleeng
dc.subjectMedia educationeng
dc.subjectMeans of Communicationeng
dc.subjectConsumer Educationeng
dc.subjectConsumeeng
dc.titlePelos trilhos da Publicidade… ao encontro do Consumidor Um estágio na Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidorpor
dc.title.alternativePelos trilhos da Publicidade… ao encontro do Consumidor Um estágio na Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidoreng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFPCE - UC-
degois.publication.titlePelos trilhos da Publicidade… ao encontro do Consumidor Um estágio na Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidorpor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202144585-
thesis.degree.disciplineCiências da Educação-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorRodrigues, Marina da Silva::0000-0003-3845-4385-
uc.degree.classification19-
uc.degree.presidentejuriSeixas, Ana Maria Magalhães Teixeira-
uc.degree.elementojuriMatos, Armanda Pinto Mota-
uc.degree.elementojuriReis, Carlos Francisco de Sousa-
uc.contributor.advisorMatos, Armanda Pinto Mota-
uc.controloAutoridadeSim-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.researchunitCEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies-
crisitem.advisor.orcid0000-0003-0802-5870-
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
RELATÓRIO - Marina Rodrigues (1).pdf5.99 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 50

510
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 50

676
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons