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Title: Experiências Online na Adultez Emergente: Identidade, Relações e Satisfação de Necessidades
Other Titles: Online Experiences in Emerging Adulthood: Identity, Relationships and the Satisfaction of Needs
Authors: Santana, Beatriz Sofia Alves 
Orientador: Santos, Eduardo João Ribeiro
Keywords: necessidades psicológicas; adultez emergente; contexto online; identidade; relações sociais; psychological needs; emerging adulthood; online context; identity; social relationships
Issue Date: 24-Oct-2017
Serial title, monograph or event: Experiências Online na Adultez Emergente: Identidade, Relações e Satisfação de Necessidades
Place of publication or event: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação
Abstract: A adultez emergente é uma fase do desenvolvimento marcada pela exploração identitária e pela manutenção de relações (Arnett, 2013), e a satisfação das necessidades individuais presentes nesta etapa pode ser realizada através dos contextos online, cada vez mais populares e utilizados como mecanismo de interação, aprendizagem, desenvolvimento, validação e gratificação. Tendo por base a Teoria da Escolha (Glasser, 1998), que sugere que as pessoas tomam decisões baseadas na satisfação das suas necessidades psicológicas básicas, analisaram-se as atividades online dos adultos emergentes e a maneira como utilizam este contexto para satisfazerem as suas necessidades. Concluiu-se que as necessidades mais relevantes são a vinculação e a pertença, o controlo e o poder, e o prazer e a diversão, sendo a manutenção de relações, diretamente relacionada com a vinculação, uma das principais razões pelas quais os indivíduos acedem a contextos online. A procura da satisfação da necessidade de controlo e poder relaciona-se com o facto de a competição estimular sensações de autoeficácia e de superiorização e com a comunicação à distância e a das necessidades de prazer, para além de surgir associada à de poder, está relacionada com a estimulação intelectual e cognitiva . Constatou-se que as aprendizagens em contexto online moldam a identidade e o quality world e têm efeitos nas experiências de personificação e comunidade. Para além disso, os adultos emergentes consideram que a comunicação online pode facilitar as suas interações sociais e utilizam o contexto online para atenuar mal-estar psicológico.
Emerging adulthood is a development stage defined by identity exploration and relationship management (Arnett, 2013), and the satisfaction of the existing individual needs can be accomplished in online contexts, which are extremely popular among emerging adults, that use them as a mean for interaction, learning, development, validation and gratification. Based on Choice Theory (Glasser, 1998), which suggests that people make decisions based on the satisfaction of their basic psychological needs, this investigation analyzes online activities by emerging adults, and the way they use these contexts to satisfy their needs. Conclusions are that the most relevant needs met in online activities are belonging, control and power, and pleasure and fun, and the relationship management, directly linked to belonging, one of the main reasons why individuals connect to the online contexts. The satisfaction of the control and power necessity is linked to the fact that competition stimulates self-efficacy and superiority sensations, and to long distance communication, and the satisfaction of pleasure and fun needs, in addition to being related with power, is also linked to intellectual and cognitive stimulus. Online contexts learning influences the identity and the quality world and have an effect on personification and community experiences. Furthermore, emerging adults see online communication as a facilitator for social interactions and they use online contexts to reduce psychological suffering.
Description: Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: http://hdl.handle.net/10316/84283
Rights: openAccess
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