Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/84244
Title: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA EB 2,3/S DR. DANIEL DE MATOS, JUNTO DA TURMA DO 9ºC NO ANO LETIVO 2016/2017
Other Titles: Final Report on Teacher Training, Developed in Elementary School 2,3/ S Dr. Daniel de Matos, with the 9th grade of class C, 2016/2017
Authors: Fernandes, Diogo Filipe da Costa 
Orientador: Martins, Raúl Agostinho Simões
Keywords: Aluno; Professor; Aprendizagem; Ensino; Estágio Pedagógico; Student; Teacher; Learning; Teaching; Teacher training
Issue Date: 30-Jun-2017
Serial title, monograph or event: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA EB 2,3/S DR. DANIEL DE MATOS, JUNTO DA TURMA DO 9ºC NO ANO LETIVO 2016/2017
Place of publication or event: Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
Abstract: O presente documento representa o Relatório Final de Estágio Pedagógico, elaborado no âmbito da unidade curricular de Relatório de Estágio, parte integrante do plano de estudos do segundo ano do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. O estágio pedagógico foi realizado na Escola Básica 2,3/S Dr. Daniel de Matos em Vila Nova de Poiares, com a turma C do 9º ano, no ano letivo 2016/20117. Este estágio teve como objetivo principal a aquisição de competências relativas à docência em Educação Física, adquiridas através de um contexto prático de lecionação autónoma de forma supervisionada e orientada por um docente da instituição e um segundo orientador da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. Este documento está organizado em duas partes distintas, sendo que na primeira começamos por relatar as expectativas e opções iniciais relativas ao processo de estágio, seguindo-se uma abordagem às tarefas e atividades desenvolvidas em contexto de estágio, com referência às componentes de planeamento, realização, avaliação e atitude ético-profissional, terminando depois com uma sinopse conclusiva que engloba toda a nossa prática pedagógica. Na segunda parte será realizado o aprofundamento do tema problema – “Estratégias de melhoria do clima de aprendizagem em Educação Física: Estudo de investigação-ação numa turma do 9º ano do ensino básico”.
This document represents the Final Report on Teacher Training, elaborated within the course unit of the Internship Report, an integral part of the study plan of the second year of the Master's Degree in Physical Education Teaching in Elementary and High School, of the Faculty of Sport Sciences and Physical Education at the University of Coimbra. The Teachers Training process was developed in Elementary School 2, 3 / S. Dr. Daniel de Matos in Vila Nova de Poiares, with the 9th grade of class C, 2016 / 2017. The main objective of this stage was the acquisition of skills inherent to the practice of teaching in Physical Education, acquired through a practical context of teaching in an autonomous, but guided and supervised way. This document is divided in two distinct parts. The first part describes and reflects on what we have learned throughout the year, reporting the initial expectations and options regarding the teacher training process followed by an approach of the tasks and activities developed in the teaching context, particularly in planning, implementation, evaluation, and ethical and professional attitude. In the second part, will be deepening the theme-problem - "Strategies for improvement of the learning climate in Physical Education classes: Research study in a class of 9th grade of elementary school"
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: http://hdl.handle.net/10316/84244
Rights: closedAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat Login
Rel_Estg2017_Diogo_Fernandes.pdf2.73 MBAdobe PDF    Request a copy
Show full item record

Page view(s)

342
checked on Aug 11, 2020

Download(s) 50

328
checked on Aug 11, 2020

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons