Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/84190
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dc.contributor.advisorFigueira, Ana Paula Mendes Correia Couceiro-
dc.contributor.authorVieira, Daniela Alexandra Ferreira-
dc.date.accessioned2019-01-19T23:09:35Z-
dc.date.available2019-01-19T23:09:35Z-
dc.date.issued2017-07-25-
dc.date.submitted2019-01-19-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/84190-
dc.descriptionDissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
dc.description.abstractAs Perturbações do Espetro do Autismo (PEA) são perturbações do desenvolvimento que afetam indivíduos em diferentes níveis – comportamental, linguístico e social – e em diferentes magnitudes (APA, 2013).Não existe até hoje uma causa única identificada, contudo, várias teorias têm surgido tais como: Psicogenética, Biológica, Psicológicas, Afetivas e as Cognitivas (Bosa & Callias, 2000).Pelo facto de não haver uma causa, não existe cura, porém, é possível e desejável que se faça um diagnóstico e um programa de intervenção o mais precoce possível, para aumentar a possibilidade de evolução e autonomia (Filipe, 2015).Entre as mais variadas terapias destacam-se o Modelo de Modificação Comportamental, o Modelo de Ensino Estruturado e outras que não tendo comprovação científica são recomendadas (por exemplo, hipoterapia) (Fuentes, Bakre, Munir, Aguayo, Gaddour, Öner & Mercadante, 2012).Não existem fármacos para esta perturbação, porém, muitos indivíduos com PEA recorrem aos mesmos para o tratamento de perturbações em comorbilidade (Filipe, 2015).Tendo em conta o aumento exponencial de diagnósticos (APA, 2013), torna-se fundamental in(formar) e sensibilizar a população em geral e especificamente aqueles que se relacionam direta ou indiretamente com estes indivíduos, como é o caso de pais, professores, auxiliares, educadores sociais, entre outros. Por este motivo, será desenvolvido o Módulo de Psicoeducação para o Autismo, que funcionará como mais um módulo do programa REHACOG (programa este que será apresentado na metodologia), plano de intervenção nas PEA.por
dc.description.abstractThe Autism Spectrum Disorders (ASD) are development disorders that affect individuals in different levels – behavioural, linguistic and social – and in different magnitudes (APA, 2013).To date there is no single cause identified, although many theories have emerged such as: Psychogenetic, Biological, Psychological, Affective and Cognitive (Rosa & Callias, 2000).Because there is no cause, there is no cure, even though it is possible and desirable that a diagnostic and an intervention program is done as soon as possible, to increase the possibility of evolution and autonomy (Filipe, 2015).In between the various therapies, the ones that stand out are Behavioural Modification Model, Structured Teaching Model, and others that are recommended even without scientific authentication (for example, hippotherapy) (Fuentes, Bakre, Munir, Aguayo, Gaddour, Öner & Mercadante, 2012).There aren’t any pharmaceuticals for this disorder, though many individuals with ASD resort on those who are used for the treatment of comorbidity disorders (Filipe, 2015).Taking into consideration the exponential increase of the diagnostics (APA, 2013), it becomes crucial to inform, educate and move the general population and specifically the ones that directly or indirectly deal with these individuals, such as the parents, teachers, assistants, social educators, among others. For this reason, it will be developed the Psychoeducation for Autism Module that will work as another module for the REHACOG program (this program will be presented in the methodology), intervention plan in the ASD.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectAutismopor
dc.subjectREHACOGpor
dc.subjectPsicoeducaçãopor
dc.subjectInformaçãopor
dc.subjectSensibilizaçãopor
dc.subjectAutismeng
dc.subjectREHACOGeng
dc.subjectPsychoeducationeng
dc.subjectInformeeng
dc.subjectTo Moveeng
dc.titlePerturbações do Espetro do Autismo - Módulo de psicoeducação para o programa REHACOGpor
dc.title.alternativeAutistic Spectrum Disorders - Psychoeducation module for REHACOGeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra-
degois.publication.titlePerturbações do Espetro do Autismo - Módulo de psicoeducação para o programa REHACOGpor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202143945-
thesis.degree.disciplinePsicologia-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado Integrado em Psicologia-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorVieira, Daniela Alexandra Ferreira::0000-0003-4219-6323-
uc.degree.classification15-
uc.degree.presidentejuriAlmeida, Ana Cristina Ferreira-
uc.degree.elementojuriFigueira, Ana Paula Mendes Correia Couceiro-
uc.degree.elementojuriRibeiro, Célia dos Prazeres-
uc.contributor.advisorFigueira, Ana Paula Mendes Correia Couceiro::0000-0001-5998-3046-
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
crisitem.advisor.researchunitIPCDHS – Institute of Cognitive Psychology, Human and Social Development-
crisitem.advisor.orcid0000-0001-5998-3046-
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UC - Dissertações de Mestrado
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