Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/84182
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAbreu, Antero Filipe Rocha-
dc.contributor.authorGomes, António Gabriel Antunes-
dc.date.accessioned2019-01-19T23:09:25Z-
dc.date.available2019-01-19T23:09:25Z-
dc.date.issued2017-06-30-
dc.date.submitted2019-01-22-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/84182-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
dc.description.abstractCom o culminar de um longo processo de formação e de modelação, chega ao fim um dos principais momentos, se não o derradeiro momento, dessa longa caminhada. O Estágio Pedagógico, componente curricular do Mestrado em Ensino de Educação Física para Ensinos Básico e Secundário ministrado na Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, mostra-se como uma peça realmente fulcral e útil na formação e modelação de qualquer futuro docente. A possibilidade de aprender, aplicar, adequar e confirmar, métodos, estratégias, pedagogias, conteúdos e conhecimentos adquiridos durante todo processo de formação, licenciatura e mestrado, numa situação real de contexto escolar, onde a novidade, heterogeneidade, diversidade de situações, enfim, a realidade do docente impera, sob o olhar atento e a presença segura dos orientadores, é deveras uma possibilidade única de crescimento, de aprendizagem e consolidação desta meta intermédia que tanto ambiciono alcançar: ser Professor. Este documento tem como objetivo apresentar, descrever, contextualizar, rever e refletir as atividades, desempenhos, opções, aprendizagens, sucessos e conclusões referentes ao Estágio Pedagógico realizado no Colégio da Imaculada Conceição em Cernache, junto da turma 11ºA no ano letivo 2011/2012. A criação de igualdade de oportunidades, o estímulo e a adequação da prática para cada aluno, em função do seu desenvolvimento na aprendizagem e das suas capacidades, bem como as características e orientações didáticas referentes ao processo de tomada de decisão das aulas, foram linhas orientadoras da nossa ação durante esse ano letivo. Assim, neste Relatório de Estágio o tema Estilos de Ensino, a par dos restantes objetivos descriminados anteriormente, será tratado e abordado com especial atenção.por
dc.description.abstractAs the culmination of a long process of training and modelling, it comes to the end one of the most important moments, if not the ultimate moment, of this long journey. The Teacher Training, a curricular component of the Mastery in Physical Education for Basic and Secondary Teaching ministered in the Sport Sciences and Physical Education College of University of Coimbra, shows itself as a really central and useful piece in training and modelling of every future teacher. The possibility to learn, apply, adequate and confirm methods, strategies, pedagogies, contents and knowledge acquired through the entire training process, graduation and mastery, in a real situation of school context, a place where the new, the heterogeneity, the variety of situations, well, the teacher’s reality prevails, under the masterminds’ attentive look and secure presence, is indeed a unique possibility of growing, learning and consolidation of this intermediate goal that I aspire so much: to be Teacher. This paper has as aim to present, describe, contextualize, review and disclose the activities, performances, options, learning, successes and conclusions concerning the Teacher Training carried out at Imaculada Conceição College in Cernache, with the class 11ºA in 2011/2012. The creation of equal opportunities, the stimulus and the appropriateness of practice for each student, according their learning development and their capacities, as well as the characteristics and didactic orientations referring to decision making process in class, were guidelines for our action during this school year. In this Teacher Training report, the topic of Teaching Styles, and all the other previously mentioned objectives, will be treated and approached with special attention.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectEstágio Pedagógicopor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectReflexãopor
dc.subjectConsolidaçãopor
dc.subjectEstilos de Ensinopor
dc.subjectTeacher Trainingeng
dc.subjectLearningeng
dc.subjectReflexioneng
dc.subjectConsolidationeng
dc.subjectTeaching Styleseng
dc.titleRelatório de estágio pedagógico desenvolvido no Colégio da Imaculada Conceição junto da turma 11ºA e no ano letivo de 2011/2012por
dc.title.alternativeTeacher Training Report developed at the Imaculada Conceição college with the 11A class in the 2011/2012 school yeareng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
degois.publication.titleRELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NO COLÉGIO DA IMACULADA CONÇEIÇÃO JUNTO DA TURMA 11ºA E NO ANO LETIVO DE 2011/2012por
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202145476-
thesis.degree.disciplineFormação de Professores e Ciências da Educação-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorGomes, António Gabriel Antunes::0000-0002-1456-489X-
uc.degree.classification17-
uc.degree.presidentejuriNobre, Paulo Renato Bernardes-
uc.degree.elementojuriAbreu, Antero Filipe Rocha-
uc.degree.elementojuriGonçalves, Edgar Ventura Vilela-
uc.contributor.advisorAbreu, Antero Filipe Rocha-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rel_Est1617_ António_Gabriel_Gomes.pdf1.33 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons