Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/84176
Title: | Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária de Anadia, junto da turma do 9ºD, no ano letivo 2016/2017. | Other Titles: | Teacher Training Report developed at Escola Básica e Secundária de Anadia with the 9th grade class A in the 2016/2017 school year. | Authors: | Pinheiro, Gonçalo David da Silva | Orientador: | Massart, Alain Guy Marie | Keywords: | Atividade Física Orientada.; Jogo.; Alunos.; Ensinar.; Reflexão.; Oriented Physical Activity.; Game.; Students.; Teaching.; Reflection | Issue Date: | 27-Jun-2017 | metadata.degois.publication.title: | Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária de Anadia, junto da turma do 9ºD, no ano letivo 2016/2017. | metadata.degois.publication.location: | Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física | Abstract: | Este estágio foi inserido no âmbito do 2º ano do Mestrado de Educação Física no Ensinos Básico e Secundário, da Escola Básica e Secundária de Anadia, com o acompanhamento pedagógico da turma do 9ºD. O objetivo deste estágio consistia em melhorarmos a nossa qualidade como docentes, através da oportunidade prática de aplicar os conhecimentos orientados pela Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física em contexto e meio escolar. Neste processo, a nossa intervenção esteve centrada nos alunos, que são o foco do processo de ensino-aprendizagem. A forma como planeámos as aulas, definimos critérios de avaliação, participámos em formações, acompanhámos um cargo de assessoria, entre outras, serviu para retirar o melhor de cada aluno e proporcionar um ensino de qualidade, o que devem ser as nossas prioridades, enquanto profissionais e docentes. Isto sempre tendo em conta, a individualidade e especificidade de cada aluno e o contexto em que estão inseridos.A nossa intervenção, neste estágio, fundamentou-se em três pressupostos: ensinar, refletir e ajustar, através de uma metodologia de ensino pelos princípios do jogo. Relativamente ao estudo-caso, foi muito gratificante para nós podermos participar no projeto do “Conta, Peso e Medida”, pois permitiu-nos contribuir para a sensibilização dos alunos e dos pais para a temática da obesidade e do sedentarismo infantil e verificar que aqueles quarenta e cinco minutos semanais que tinham de atividade física orientada connosco foram positivos na vida destes alunos, despertando-lhes a vontade de continuar a praticar atividade física/desporto fora da escola para manterem uma vida saudável. This teacher training took place during the 2nd year of the Master's Degree in Physical Education in Basic and Secondary Education, at the Basic and Secondary School of Anadia, with a pedagogical intervention in class D, year 9. The internship aimed at improving our skills as teachers in a real context and simultaneously applying knowledge gained at the Faculty of Sports Sciences and Physical Education in a school environment. Throughout this process our intervention was focused on the students, who are the actual centre of the teaching-learning process. The class planning methods, the definition of the evaluation criteria, our participation in in-service training sessions, the co-teaching experiences, among other aspects, was fundamental to get the best out of each student and provide quality teaching patterns, which should be our priorities as professionals and teachers, obviously not disregarding the individuality and specificity of each student and the context they come from. Our intervention during the internship was centered on three key words: teaching, reflecting and adjusting, based on a game principles teaching methodology. Regarding the case study carried out, it was greatly rewarding for us to be able to participate in the project "Conta, Peso e Medida", as it allowed us not only to raise students' and parents' awareness to the obesity and child sedentarism issues, as also enabled us to realize the positive effect that those forty-five weekly minutes of physical activity we have supervised indeed had in the lives of these students, arousing their desire to continue to do physical activity / sport outside school in order to lead a healthy life. |
Description: | Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física | URI: | https://hdl.handle.net/10316/84176 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Rel_Estg1617_Gonçalo_Pinheiro.pdf | 4.05 MB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s) 50
467
checked on Nov 5, 2024
Download(s) 50
529
checked on Nov 5, 2024
Google ScholarTM
Check
This item is licensed under a Creative Commons License