Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/84175
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCoelho, Miguel Ângelo Sousa Fachada Domingues-
dc.contributor.authorFaria, Joana Paquete-
dc.date.accessioned2019-01-19T23:09:19Z-
dc.date.available2019-01-19T23:09:19Z-
dc.date.issued2017-06-29-
dc.date.submitted2019-01-19-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/84175-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
dc.description.abstractO Estágio Pedagógico trata-se da aplicação de todos os saberes recolhidos nos anos de formação anteriores, passando da teoria à prática e realizando a transição de aluno para professor, na experiência de professor estagiário num contexto escolar real. Este é o momento em que, sempre visando as aprendizagens dos alunos, o docente deve criar nas suas aulas um clima propício a aprendizagens, através de um bom planeamento, de uma boa realização e da avaliação das suas práticas. O relatório final de estágio surge como o produto final do Mestrado em Ensino de Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário, representando todos os conhecimentos adquiridos ao longo dos dois anos que este engloba. O caso aqui apresentado é referente ao Estágio Pedagógico que foi realizado na Escola Básica e Integrada Prof. Dr. Ferrer Correia, no ano letivo de 2016/2017, no âmbito da disciplina de Educação Física. Dividido em três grandes capítulos, este documento engloba: a contextualização da prática pedagógica desenvolvida, onde são referidos alguns elementos fundamentais na prática pedagógica desenvolvida; a análise reflexiva sobre a prática pedagógica desenvolvida, onde são descritos e analisados os diferentes momentos da prática pedagógica; e o aprofundamento do tema problema, que se debruça sobre a perceção da gravidade e frequência de comportamentos de indisciplina em alunos institucionalizados e não institucionalizados, que foi realizado nesta escola devido ao seu número elevado de alunos institucionalizados.por
dc.description.abstractThe teacher training consists in the application of all the knowledge acquired during the previous years, going from theory to practice and evolving from student to teacher, in the experience of trainee teacher in a real life context. This is the moment where, regarding the students’ learning at all times, the teacher must create during the lessons an auspicious environment to learn, through a good planning, good implementation and a good evaluation of his practices. This final report emerges as the final product of the Master Degree in Teaching PE in Elementary and High School representing all the knowledge acquired throughout this last two years. The case presented is relative to the pedagogical internship that took place in Escola Básica e Integrada Prof. Dr. Ferrer Correia in the school year of 2016/2017, regarding the subject of PE. Divided in three main chapters, this essay includes: the context of the teaching practice, where are named some of the fundamental elements to the above subject; the reflexive analysis of the subject, where the different moments are described and analysed; and the enhanced thought of the problematic issue, which englobes the perception of the gravity and frequency of indiscipline behaviours in institutionalized and non-institutionalized students, which which was apllied in this school duo to the large number of institutionalized students that study there.Keywords: Physical Education. Teaching Practice. Indiscipline. Institutionalized students.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectEducação Física.por
dc.subjectPrática Pedagógica.por
dc.subjectIndisciplina.por
dc.subjectAlunos institucionalizados.por
dc.subjectPhysical Education.eng
dc.subjectTeaching Practice.eng
dc.subjectIndiscipline.eng
dc.subjectInstitutionalized students.eng
dc.titleRELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA INTEGRADA COM JARDIM DE INFÂNCIA PROF. DR. FERRER CORREIA JUNTO DA TURMA 9ºF NO ANO LETIVO 2016/2017 Indisciplina e disciplina - perceções de alunos quanto à gravidade e frequência.por
dc.title.alternativeTeacher training developed in Escola Básica Integrada com Jardim de Infância Prof. Dr. Ferrer Correia with the 9ºF class in the school year of 2016/2017. Indiscipline and discipline - student's perspective about gravity and frequence.eng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
degois.publication.titleRELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA INTEGRADA COM JARDIM DE INFÂNCIA PROF. DR. FERRER CORREIA JUNTO DA TURMA 9ºF NO ANO LETIVO 2016/2017 Indisciplina e disciplina - perceções de alunos quanto à gravidade e frequência.por
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202145832-
thesis.degree.disciplineFormação de Professores e Ciências da Educação-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorFaria, Joana Paquete::0000-0002-6493-6292-
uc.degree.classification16-
uc.degree.presidentejuriAbreu, Antero Filipe Rocha-
uc.degree.elementojuriMelo, Diana Inês Correia de-
uc.degree.elementojuriCoelho, Miguel Ângelo Sousa Fachada Domingues-
uc.contributor.advisorCoelho, Miguel Ângelo Sousa Fachada Domingues-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1pt-
item.openairetypemasterThesis-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.fulltextCom Texto completo-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rel_Est1617_Joana_Paquete.pdf2.82 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 50

424
checked on May 7, 2024

Download(s) 50

405
checked on May 7, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons