Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/84159
Title: Aves na cultura Nalik: (re)Conhecendo a voz da comunidade por meio da investigação-ação (Papua Nova Guiné)
Other Titles: Birds in Nalik culture: Knowing and acknowledging the voice of a community through action research (Papua New Guinea)
Authors: Silva, Cláudio da 
Orientador: Ferreira, Sónia Cristina Mairos Baptista
Keywords: Investigação-ação; Conhecimentos Tradicionais; Comunidade Indígena; Projeto Educativo; Papua Nova Guiné; Action Research; Traditonal Knowledge; Indigenous Community; Educational Project; Papua New Guinea
Issue Date: 9-Oct-2017
Serial title, monograph or event: Aves na cultura Nalik: (re)Conhecendo a voz da comunidade por meio da investigação-ação (Papua Nova Guiné)
Place of publication or event: Papua Nova Guiné
Abstract: A Papua Nova Guiné é o país com maior número de línguas, cerca de 840 (Lewis, 2009), representando 12% de todos os idiomas falados no mundo (Volker, 2014); além de também armazenar 5% de toda biodiversidade do planeta (WWF, 2017). Estes dados sugerem uma grande diversidade biocultural, que armazena conhecimentos tradicionais de diversos grupos étnicos, muitos dos quais relacionados a plantas e animais; aprimorados durante gerações, num longo processo de interação e relacionamento do ser-humano com a natureza (Maffi, 2007). Este trabalho buscou, por meio de uma abordagem participativa e interdisciplinar, registrar e documentar o modo de vida, além de mitos e lendas folclóricas, sobre aves, presentes no imaginário cultural de um dos diversos grupos étnicos presentes na Papua Nova Guiné, o grupo Nalik. A investigação foi desenvolvida na região das aldeias Madina e Luaupul, na província de New Ireland, durante os meses de setembro a novembro de 2016. Entre os objetivos encontram-se e a contribuição para o empoderamento desta comunidade, pelo processo de reconhecimento de suas raízes e a valorização da sua diversidade biocultural. Os participantes foram alunos do Sexto e Sétimo Ano, da Madina Primary School, além de membros da comunidade local. Esta pesquisa foi conduzida por meio da investigação-ação em quatro etapas: 1. Registro de narrativas orais junto a comunidade e interpretação de suas simbologias no contexto local; 2. Exploração destes registros por intermédio de atividades práticas interdisciplinares, com os alunos, buscando a discussão de temas referentes a cultura Nalik e transposição de elementos das narrativas orais para o discurso escrito e pictórico; 3. Validação e complementação dos textos produzidos pelos alunos, pelos aos membros da comunidade. O material resultante deste processo foi, posteriormente, editado e transformado no livro: A Maani: Birds and Nalik Culture, construído por meio do olhar e das experiências dos participantes, compilando lendas locais, canções tradicionais, além de informações sobre a história e a cultura do povo Nalik.
Papua New Guinea has more languages than any other country, about 840 (Lewis, 2009), accounting for 12% of all languages spoken in the world (Volker, 2014). It also has 5% of all biodiversity (WWF, 2017). These data suggest a great biocultural diversity and a subsequent wealth of traditional knowledge of numerous ethnic groups. Much of this is related to plants and animals and is knowledge that has evolved over generations in a long process of human interaction and relationship with nature (Maffi, 2007). Through a participatory and interdisciplinary approach, this work aims to record and document the lifestyle, stories and folk tales about birds present in the cultural imagination of one of the numerous Papua New Guinean ethnic groups, the Nalik people. This research was conducted at Madina and Luaupul villages in New Ireland Province between September and November 2016. Among the intended objectives were enhancing an awareness of cultural biodiversity and contributing to the empowerment of the community through renewed interest in its cultural heritage. The participants were six and seventh year students and members of the local community. Research was conducted through three steps: (1) recording oral narratives in the community, and subsequent interpretation of their symbols in the local context; (2) exploring these recordings through interdisciplinary activities with the students and developing the transposition of oral narratives into drawings and written forms; (3) validating and correcting the students’ texts by the community. The material resulting from this process was subsequently edited and the final output was the short jointly authored book A Maani: Birds and Nalik Culture, created through the eyes and experiences of the participants of the project.
Description: Dissertação de Mestrado em Educação Social, Desenvolvimento e Dinâmicas Locais apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: http://hdl.handle.net/10316/84159
Rights: openAccess
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