Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/84133
Title: Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica Dr.ª Maria Alice Gouveia, junto da turma do 7ºB, no ano letivo de 2016/2017
Other Titles: Teacher Training report developed in Drª Maria Alice Gouveia Elementary School, in the B class from the 7th grade, in the 2016/2017 school year.
Authors: Palma, Gonçalo Lampreia Banza Zarcos 
Orientador: Nobre, Paulo Renato Bernardes
Keywords: Estágio Pedagógico; Educação Física; Professor; Aluno; Processo Ensino-Aprendizagem; Teacher Training; Physical Education; Teacher; Student; Teaching-Learning Process
Issue Date: 27-Jun-2017
Serial title, monograph or event: Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica Dr.ª Maria Alice Gouveia, junto da turma do 7ºB, no ano letivo de 2016/2017
Place of publication or event: Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
Abstract: O Estágio Pedagógico caracteriza-se por ser uma passagem da teoria à prática, depois de todos os anos em constante formação, desta forma o professor estagiário é colocado no contexto real da escola, com o objetivo principal de desenvolver uma aprendizagem a todos os níveis, da prática pedagógica e das funções do cargo a desempenhar. Este relatório corresponde às nossas vivências no Estágio Pedagógico, desenvolvido na Escola E.B 2,3 Dra. Maria Alice Gouveia junto da turma do 7ºB, realizado no ano letivo 2017/2018. Iremos elaborar uma descrição e uma reflexão crítica sobre a nossa intervenção pedagógica, reconhecendo a importância que tem para o professor estagiário refletir constantemente sobre o seu desempenho, reconhecendo as particularidades da função docente. Desta forma, serão apresentados tópicos que vão desde a formação inicial ao enquadramento do Estágio, passando pelos capítulos do planeamento, realização e avaliação, pretendendo descrever, da melhor forma possível, as aprendizagens realizadas, as dificuldades sentidas e questões que surgiram ao longo da nossa experiência. Também será desenvolvido um tema referente à disciplina/indisciplina em contexto escolar, incidindo sobre as diferentes abordagens e se existe, ou não, uma relação entre as estratégias que são mais utilizadas pelos professores e o seu impacto na construção da disciplina. Neste estudo existiu um consenso geral dos professores inquiridos, em relação à abordagem mais utilizada para a construção da disciplina. Quanto as estratégias mais frequentes verificámos que as mais utilizadas dizem respeito às fases iniciais de cada aula e as que tem maior impacto estão relacionadas com à forma como o professor conduz a sua aula. Deste modo, cabe aos professores a adequação do estilo às necessidades da turma, sabendo que independentemente da estratégia que utilize, o fundamental será a aprendizagem dos seus alunos.
The Teacher Training is characterized by being a passage from theory to practice, after all years in constant formation, in this way the trainee teacher is placed in the real context of the school, with the main objective of developing a learning at all levels, the pedagogical practice and the functions of the position to be filled. This report corresponds to our experiences in the Teacher Training, developed at the elementary school 2,3 Dr. Maria Alice Gouveia with the 7ºB class, held in the 2017/2018 school year. We will elaborate a description and a critical reflection on our pedagogical intervention, recognizing the importance for the trainee teacher to constantly reflect on his performance, recognizing the particularities of the teaching function. In this way, topics will be presented from the initial formation to the framework of the Training, going through the planning, realization and evaluation chapters, aiming to describe, in the best possible way, the lessons learned, the difficulties experienced and issues that have arisen throughout our experience. A topic related to discipline / indiscipline in school context will also be developed, focusing on the different approaches and a relationship between the strategies that are most used by teachers and their impact on the construction of the discipline. In this study there was a general consensus of the interviewed teachers, regarding the most used approach for the construction of the discipline. As for the most frequent strategies, we found that the most used ones relate to the initial phases of each class and those that have the greatest impact are related to the way the teacher conducts his class. Thus, it is up to the teachers to adapt the style to the needs of the class, knowing that regardless of the strategy they use, the key will be the learning process of their students.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/84133
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rel_Estg1617_GonçaloPalma.pdf2.5 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

465
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 50

472
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons