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https://hdl.handle.net/10316/84110
Title: | O Investimento Parental como promotor do Funcionamento Adaptativo em crianças com Perturbação do Espectro do Autismo | Other Titles: | Parental Investment as a promoter of Adaptive Functioning in children with Autism Spectrum Disorder | Authors: | Ribeiro, Ana Cristina Castro | Orientador: | Duque, Frederico José de Oliveira Pereira, Marcelino Arménio Martins |
Keywords: | Investimento Parental; Funcionamento Adaptativo; Perturbação do Espectro do Autismo; Perturbações do Neurodesenvolvimento; Parental Investment; Adaptive Functioning; Autism Spectrum Disorder; Neurodevelopment Disorders | Issue Date: | 25-Oct-2017 | metadata.degois.publication.title: | O Investimento Parental como promotor do Funcionamento Adaptativo em crianças com Perturbação do Espectro do Autismo | metadata.degois.publication.location: | Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra | Abstract: | A Perturbação do Espectro do Autismo é causadora de desequilíbrios no seio familiar pela sua progressão maioritariamente deficitária. Atendendo ao facto da família se ter tornado o principal microssistema responsável pelo desenvolvimento da criança, sugere-se a importância do investimento parental, no conjunto das respostas que deverão ser dadas à criança, tendo em vista a maximização do seu desenvolvimento. Neste sentido, esta investigação teve como principal objetivo o estudo da relação entre o Investimento Parental e o Funcionamento Adaptativo em crianças com Perturbação do Espectro do Autismo e outras Perturbações do Neurodesenvolvimento. Para esse efeito, 43 mães e 6 pais, num total de 49 cuidadores, com filhos com idades entre os 2 e os 12 anos, responderam a um protocolo constituído por um Questionário Sociodemográfico, pela Escala de Investimento Parental na Criança (Gameiro, Martinho, Canavarro & Moura-Ramos, 2008) e pela Escala de Comportamento Adaptativo de Vineland (Sparrow, Balla & Cicchetti, 1984). Os resultados permitiram perceber que não se corrobora na totalidade a existência de uma relação entre o grau de Investimento parental e o nível de Funcionamento Adaptativo da criança, no entanto, este estudo contribuiu para a averiguação do impacto da dimensão Conhecimento/Sensibilidade nas competências de Autonomia e Comportamento Adaptativo. Foi ainda possível apurar que o nível educacional dos cuidadores tem uma correlação positiva com o desenvolvimento de competências de Comunicação, Socialização e Comportamento Adaptativo. The presence of Autism Spectrum Disorder (ASD) in the family causes imbalances in this one due to the poor and unpredictable progression of this chronic disease. Attending to the fact that the family consists of the principal microsystem responsible for the children’s development, it is suggested that parental investment has its importance in the answers that should be given to the child, bearing in mind the maximization of his/her development.In this scope, this investigation aims to study the relation between parental investment and the adaptive functioning of children with Autism Spectrum Disorder (ASD) and other Neurodevelopment disorders. For this purpose, 49 caregivers (43 mothers and 6 fathers) with children between 2 and 12 years old, answered a protocol composed of a sociodemographic questionnaire, a scale of Parental Investment in Child (PIC) (Bradley, Whiteside-Mansell & Brisby, 1997; adapt. of Gameiro, Martinho, Canavarro & Moura-Ramos, 2008) and the Vineland Adaptive Behavior Scales (VABS) (Sparrow, Balla & Cicchetti, 1984). The results could not prove a relation between the level of Parental Investment and the level of the children’s Adaptive Functioning. However, they contributed to the study of the impact of the Knowledge/Sensitivity dimension in the competences of Autonomy and Adaptive Behavior. Furthermore, it was concluded that there is a positive correlation between the caregivers’ educational level and the development of Communication, Socialization and Adaptive Behavior competences. |
Description: | Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação | URI: | https://hdl.handle.net/10316/84110 | Rights: | closedAccess |
Appears in Collections: | FPCEUC - Teses de Mestrado UC - Dissertações de Mestrado |
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