Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/84108
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPinho, Maria Salomé Ferreira Estima-
dc.contributor.authorSantos, Ana Sofia Dias dos-
dc.date.accessioned2019-01-19T22:53:54Z-
dc.date.available2019-01-19T22:53:54Z-
dc.date.issued2017-10-18-
dc.date.submitted2019-01-21-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/84108-
dc.descriptionDissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
dc.description.abstractA presente investigação teve como primordial objectivo analisar, numa amostra de adolescentes, diferenças na sugestionabilidade interrogativa (SI) conforme medida pela Escala de Sugestionabilidade de Gudjonsson (GSS1; Gudjonsson, 1984), mediante a manipulação da fonte de feedback negativo. Recorreu-se a uma amostra de 72 alunos do ensino regular e profissional, do sexo feminino e masculino, entre os 13 e os 16 anos, dividida aleatoriamente em grupo de controlo e experimental. Para introduzir a manipulação experimental, comunicou-se a metade dos sujeitos que a fonte feedback negativo correspondia a um programa informático, enquanto no grupo de controlo, de acordo com o procedimento original da GSS1, esta correspondia ao entrevistador. Durante o intervalo de retenção da GSS1 foram aplicados, também individualmente, os seguintes instrumentos de avaliação psicológica: Matrizes Progressivas Estandardizadas de Raven, Escala de Auto-Conceito de Piers-Harris 2, Escala de Ansiedade Manifesta para Crianças e Adolescentes e substeste de Pesquisa de Símbolos da Escala de Inteligência de Weschler para Crianças - III. Estes instrumentos serviram o propósito de explorar-se se, e de que forma, a SI se correlacionaria com as variáveis inteligência não-verbal, capacidade mnésica, auto-conceito, ansiedade e desejabilidade social. Averigou-se ainda a existência de diferenças, em termos de desempenho na GSS1, entre indivíduos do sexo masculino e feminino.Os resultados obtidos sugerem que os grupos de controlo e experimental não se diferienciam. Isto indica que uma versão computorizada da escala seria válida, pelo menos quanto à eficácia da comunicação de feedback negativo, em estabelecer pressão interrogativa. Evidenciam ainda uma relação positiva entre desejabilidade social e SI – a considerar na recolha de dados normativos – e uma correlação negativa entre a memória e a Cedência 1 da GSS1 – que reforça a necessidade de investigar o efeito de diferentes níveis de memória nas medidas de SI. Não foram encontradas correlações significativas entre a SI e mais nenhuma outra variável, nem observadas diferenciações significativas, por género, nas medidas da GSS1. A análise destes resultados poderá abrir caminho à recolha de normas da GSS1 para a população portuguesa adolescente e reitera a necessidade de investigação da SI em amostras de maior dimensão e tendo em consideração especificidades relativas a diversas variáveis. Incentiva ainda à construção de uma versão computorizada da GSS1, de modo a diminuir o efeito do entrevistador e a facilitar a investigação da SI em larga escala.por
dc.description.abstractThe main goal of the current investigation was to analyse diferences in Interrogative Suggestibility (IS), as measured by the Gudjonsson Suggestibility Scale (GSS1; Gudjonsson, 1984), in a sample of portuguese adolescent students, considering the experimental manipulation of the negative feedback source.We gathered a sample of 72 students, attending regular and professional education (male and female, and between 13 and 16 years of age) and randomly divided it into control and experimental group. To introduce the experimental manipulation, half the subjects were told that the negative feedback source was a computer programme, while for the rest of them it was the experimenter (according to the original procedure). During the retention interval of the GSS1, other psychological tests (portuguese adaptated versions) were also individally administered: Raven Standard Progressive Matrices, Piers-Harris Children's Self-Concept Scale 2, Revised Children's Manifest Anxiety Scale and a substest of the Wechsler Intelligence Scale for Children - III, namely, Symbol Search. These tests were applied as a mean to explore if, and how, IS correlates with the following variables: non-verbal intelligence, memory, self-concept, anxiety and social desirability. We also investigated whether girls differed from boys, regarding their perfomance in GSS1. The obtained results suggest that there are no significant differences between the control and the experimental groups. This indicates that a computorized version of GSS1 would be valid, at least to the extent that the negative feedback comunication would be effective in establishing interrogative pressure. The results also show a positve and significant relation between social diserability and IS – to be considered when gathering normative data – and a negative correlation between memory and IS (Yield 1) – that reinforces the necessity of investigating the effect of different levels of memory in SI measures. No further significant correlations between IS and the remaining variables were found, nor did we find any gender differences on the GSS1 performance measures.The analysis of these results could pave the way for the collection of normative data for the Portuguese adolescent population and reiterates the necessity of investigating IS in larger samples, while considering specifities regarding different variables. It also encourages the construction of a computorized version of GSS1, in order to diminish the experimenter effect and to facilitate large scale IS investigation..eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectsugestionabilidade interrogativapor
dc.subjectGSS1por
dc.subjectadolescentespor
dc.subjectfeedback negativopor
dc.subjectmanipulação da fontepor
dc.subjectinterrogative suggestibilityeng
dc.subjectGSS1eng
dc.subjectadolescentseng
dc.subjectnegative feedbackeng
dc.subjectsource manipulationeng
dc.titleSugestionabilidade interrogativa e o efeito da manipulação da fonte de feedback negativo na GSS1: um estudo com adolescentespor
dc.title.alternativeInterrogative suggestibility and the effect of the negative feedback source manipulation with GSS1: a study with adolescentseng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFPCE-UC-
degois.publication.titleSugestionabilidade interrogativa e o efeito da manipulação da fonte de feedback negativo na GSS1: um estudo com adolescentespor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202143643-
thesis.degree.disciplinePsicologia-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado Integrado em Psicologia-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorSantos, Ana Sofia Dias dos::0000-0001-5168-4033-
uc.degree.classification18-
uc.degree.presidentejuriFonseca, António Castro-
uc.degree.elementojuriAlberto, Isabel Maria Marques-
uc.degree.elementojuriPinho, Maria Salomé Ferreira Estima-
uc.contributor.advisorPinho, Maria Salomé Ferreira Estima-
uc.controloAutoridadeSim-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
crisitem.advisor.researchunitCenter for Research in Neuropsychology and Cognitive Behavioral Intervention (CINEICC)-
crisitem.advisor.parentresearchunitFaculty of Psychology and Educational Sciences-
crisitem.advisor.orcid0000-0001-9786-2819-
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado
Show simple item record

Page view(s) 50

527
checked on Jul 23, 2024

Download(s) 50

486
checked on Jul 23, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons