Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/84077
Title: Análise Multidimensional de Jovens Atletas de Karate Shotokan na vertente de Kata
Other Titles: Multidimensional Analysis of Young Athletes Shotokan karate in Kata strand
Authors: Lemos, José Arlindo Figueiredo de 
Orientador: Silva, Elsa Maria Ferro Ribeiro
Vaz, Vasco Parreiral Simões
Keywords: Processo ensino/aprendizagem; planeamento do treino; antropometria; capacidade funcional; Teaching/learning process; training planning; anthropometry; functional capacity
Issue Date: 7-Apr-2017
metadata.degois.publication.title: Análise Multidimensional de Jovens Atletas de Karate Shotokan na vertente de Kata
metadata.degois.publication.location: Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Fisica
Abstract: O modelo de dissertação escolhido foi a transformação do relatório científico do núcleo de treino ao longo da época 2015/2016, cuja função foi a de acompanhar um grupo de atletas da modalidade Karate Shotokan na vertente de Kata. Os dados dos atletas que compunham o respetivo núcleo de treino desportivo foram recolhidos ao do ano curricular do mestrado, analisados os seus resultados no esfera da modalidade e do respetivo escalão etário. A recolha dos dados foi feita em dois momentos, nas variáveis antropométricos, em alguns testes que avaliam as capacidades funcionais e no planeamento das sessões de treino. Concomitantemente a este processo na área do processo ensino aprendizagem produzimos um documento sobre as progressões pedagógicas do ensino das principais técnicas do Kata que poderá ser uma parte importante no futuro do ensino desta técnica. As análises de tratamento dos dados tinham dois objetivos, um primeiro que fosse o conhecimento profundo do núcleo de treino e o segundo a constituição de uma ferramenta útil para o processo de treino colocado à disposição dos outros técnicos da secção. As amostras de atletas, de um universo de dez atletas aptos para o treino do Karate Shotokan, foram analisadas apenas cinco atletas que possuíam a graduação mínima de cinto castanho (3º Kyu), nível necessário com as bases técnicas para competir em Kata, e sendo estes escolhidos para serem acompanhados ao longo da época desportiva. Concluímos afirmando que os dados são apenas descritivos em todo estágio, observamos melhorias nas capacidades funcionais ao longo do ano no processo ensino aprendizagem com efeitos relevantes ao nível competitivo.
The dissertation model chosen was the transformation of the scientific report of the training nucleus along the 2015/2016 season, whose function was to accompany a group of athletes of the Karate Shotokan modality in the Kata. The data of the athletes of the training nucleus were collected during the development of the curricular component of the masters, analysing their results within the modality and the age group. With this work we collected the data in two moments, in the anthropometric variables, in some tests that evaluate the functional capacities and in the planning of session training. Parallel to this process we elaborate the pedagogical progressions of the teaching of the main techniques of Karate Shotokan in the Kata that could be an important part for the learning teaching process. The analysis and treatment of the data had two objectives, one that was the deep knowledge of the training nucleus and the second the constitution of a useful tool for the training process made available to the other section coaches. The samples from a universe of ten athletes fit for the training of Shotokan Karate were analysed only five athletes who had the minimum graduation of brown belt (3th Kyu), level necessary for the technical bases to compete in Kata, and being chosen to be accompanied throughout the sports season. We conclude that the data are descriptive of the whole process, with an improvement in the training and competition resulting from the knowledge acquired during the curricular process of the master's.
Description: Dissertação de Mestrado em Treino Desportivo para Crianças e Jovens apresentada à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/84077
Rights: openAccess
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