Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/84075
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMassart, Alain Guy Marie-
dc.contributor.authorSantos, Victor Michaël dos-
dc.date.accessioned2019-01-19T22:48:36Z-
dc.date.available2019-01-19T22:48:36Z-
dc.date.issued2017-06-27-
dc.date.submitted2019-01-19-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/84075-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
dc.description.abstractO estágio pedagógico, desenvolvido na Escola Básica e Secundária de Anadia (EBSA), junto da turma do 9º E, no ano letivo de 2016/ 2017, etapa final do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física – Universidade de Coimbra. Este documento é uma exposição escrita das experiências vivenciadas durante o estágio pedagógico do ensino de Educação Física, numa turma de 2º ciclo, com uma narração das tarefas realizadas e reflexão crítica sobre as ações tomadas. É constituído por três capítulos: I – Contextualização da prática; II – Análise reflexiva da prática pedagógica; III - Tema problema. No primeiro capítulo serão apresentados os seguintes tópicos: expectativas iniciais, caracterização do contexto, que inclui, a escola; o grupo disciplinar; O núcleo de estágio e a Turma). No segundo capítulo serão expostos tópicos referentes às atividades de ensino-aprendizagem. O terceiro capítulo do documento refere-se a um pequeno estudo, acerca da intervenção prática de atividade física em crianças com percentis de Sobrepeso e Obesidade I, realizado ao longo do ano letivo, com um valor significativo na formação do professor de Educação Física. Em suma, o estágio pedagógico é um processo evolutivo de aprendizagens, proveniente da relação do professor com a turma. Destacamos a importância da análise crítica e reflexiva porque permiti-me ajustar as nossas ações aos objetivos do contexto de forma a potencia as aprendizagens dos nossos alunos.por
dc.description.abstractThe teacher training developed at the Basic and Secondary School of Anadia (EBSA), next to the 9th grade class in the 2016/2017 school year, final stage of the Master's Degree in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education, Faculty of Sciences Of Sports and Physical Education - University of Coimbra. This document is a written exposition of the experiences lived during the teacher training of Physical Education teaching in a class of 2nd cycle,with a narration of the tasks performed and critical reflection on the actions taken. It consists of three chapters: I - Contextualization of the practice; II - Reflective analysis of pedagogical practice; III - Problem issue. In the first chapter the following topics will be presented: initial expectations, characterization of the context, which includes, the school; The disciplinary group; The core of the stage and the Class). In the second chapter will be exposed topics related to teaching-learning activities. The third chapter of the document refers to a small study about the practical intervention of physical activity in children with Overweight and Obesity I percentiles, carried out throughout the school year, with a significant value in the formation of Physical Education teacher. In short, the teacher training is an evolutionary process of learning, coming from the teacher's relationship with the class. We emphasize the importance of critical and reflexive analysis because it allows us to adjust our actions to the objectives of the context in order to enhance the learning of our students.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/-
dc.subjectEducação Físicapor
dc.subjectEstágio Pedagógicopor
dc.subjectFormação profissionalpor
dc.subjectAnálise Critica e Reflexivapor
dc.subjectAtividade Físicapor
dc.subjectPhysical Educationeng
dc.subjectTeacher traingingeng
dc.subjectProfessional qualificationeng
dc.subjectCritical and Reflective Analysiseng
dc.subjectPhysical Activityeng
dc.titleRelatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária de Anadia, junto da turma do 9ºE no ano letivo de 2016/2017por
dc.title.alternativeTEACHER TRAINING REPORT DEVELOPED AT ANADIA'S BASIC AND SECONDARY SCHOOL, JUNE DATE OF THE 9TH AND IN THE LEADING YEAR 2016/2017eng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
degois.publication.titleRELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE ANADIA, JUNTO DATURMA DO 9º E NO ANO LETIVO DE 2016/2017por
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202146308-
thesis.degree.disciplineFormação de Professores e Ciências da Educação-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorSantos, Victor Michaël dos::0000-0002-5630-6506-
uc.degree.classification16-
uc.degree.presidentejuriNobre, Paulo Renato Bernardes-
uc.degree.elementojuriMassart, Alain Guy Marie-
uc.degree.elementojuriMoreira, João Manuel Marques-
uc.contributor.advisorMassart, Alain Guy Marie-
uc.controloAutoridadeSim-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
crisitem.advisor.researchunitCIDAF - Research Unit for Sport and Physical Activity-
crisitem.advisor.orcid0000-0003-3977-7266-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rel_Estg2017_Victor_Santos.pdf2.88 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 50

468
checked on Jul 24, 2024

Download(s) 50

395
checked on Jul 24, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons