Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/84044
Title: Cyberbullying e a sua relação com Sintomas Emocionais Negativos e a Confiança Interpessoal: um estudo com Adolescentes
Other Titles: Cyberbullying and its relationship with Negative Emotional Symptoms and Interpersonal Trust: a study with Adolescents
Authors: Pinho, Mariana Gomes de 
Orientador: Dias, Maria da Luz Bernardes Rodrigues Vale
Keywords: Cyberbullying; Depressão; Ansiedade; Stresse; Confiança Interpessoal; Cuberbullyinh; Depression; Anxiety; Stress; InterpersonalTrust
Issue Date: 25-Jul-2017
Serial title, monograph or event: Cyberbullying e a sua relação com Sintomas Emocionais Negativos e a Confiança Interpessoal: um estudo com Adolescentes
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: O presente estudo tem como principal objetivo verificar se existe umarelação entre o fenómeno de cyberbullying, os sintomas emocionaisnegativos (ansiedade, depressão e stresse) e as crenças de confiançainterpessoal.Assim, pretende-se verificar se o cyberbullying potencia a presença desintomas emocionais negativos e um baixo nível de confiança interpessoal,assim como se há diferenciação destas variáveis (confiança interpessoal eestados emocionais negativos) nos dois fatores de cyberbullying em estudo(vitimização e agressividade). Visa-se também saber se as experiências decyberbullying se diferenciam em função da facilidade em fazer amigos e dogénero e se estabelecem relação com o número de retenções escolares.Finalmente, pretende-se explorar as possíveis relações entre os sintomasemocionais negativos e a confiança interpessoal.A presente investigação inclui 270 estudantes adolescentes, rapazes eraparigas, com idades compreendidas entre os 12 e os 17 anos, a frequentar o8º ano e o 9º ano de escolaridade, de dois estabelecimentos de ensino, umpúblico e outro privado, do Concelho de Coimbra.Quanto aos instrumentos utilizados para a recolha de dados, estesconsistem: num questionário sociodemográfico, na Escala de Ansiedade,Depressão e Stresse para Crianças (EADS-C-21), em dois questionáriosrelativos ao Cyberbullying (CBQ e CBQ-V), e, por fim, na escala de CrençasGeneralizadas de Confiança – Adolescência Tardia (CGC-A).Relativamente aos resultados, estes revelaram que, globalmente, osfatores de cyberbullying (agressividade e vitimização) predizemsignificativamente a confiança interpessoal e a depressão, ansiedade estresse, sobressaindo o papel preditor da vitimização. As análises efetuadasmostraram também que existem diferenças significativas na agressividade ena depressão, em função do sexo, sendo mais representativa a primeira nosexo masculino e a segunda no sexo feminino. Perante os dados obtidos,conclui-se, ainda, que a depressão, ansiedade e stresse se associamsignificativamente e negativamente, embora de forma modesta, com ascrenças de confiança interpessoal.Finalmente, não foram encontradas diferenças significativas nasexperiências de cyberbullying em função da facilidade em fazer amigos, nemse observou uma relação significativa entre as experiências de cyberbullyinge o número de retenções. No entanto, foi possível verificar que se estabeleceuma correlação positiva, média e significativa entre as experiências decyberbullying, nomeadamente a agressividade e a vitimização.
The main goal of the present study is to verify if there is any relationbetween cyberbullying, the negative emotional symptoms (anxiety,depression and stress) and the interpersonal trust beliefs.Therefore, it is intended to verify if cyberbullying potentiates thepresence of negative emotional symptons and a low level of interpersonaltrust; also, it is intended to know if there is a differentiation in these variables(interpersonal trust and negative emotional symptoms) in both study factors(victimization and aggressiveness). This research wants also to know if theexperiences of cyberbullying show diferences in function of the facility inmaking friends and gender and if they are related with school retention.Finaly, it is wanted to explore the possible relationships between negativeemotional symptoms and interpersonal trust.The present investigation includes 270 teenage students, boys and girls,aged between 12 and 17 years old, attending the 8th and 9th grades, from 2schools (one public and the other private) in Coimbra.As used tools for colecting data there were: one sociodemographicquestionnaire, and the Portuguese versions of the Depression, Anxiety andStress Scales for Children (EADS-C-21), two Cyberbullying questionnaires(CBQ and CBQ-V), and, lastly, the Generalized Trust Beliefs-LateAdolescents (CGC-A).Regarding to the results, they reveal that in global terms thecyberbullying factors (aggressiveness and victimization) significantly predictthe interpersonal trust as well as depression, anxiety and stress, withvictimization showing a more effective predictive role. The performedanalyzes also showed that there are significant differences in aggressivenessand in depression, depending on the gender, being the first more representativein the male gender, and the second in girls. Considering the data, it is alsoconcluded that depression, anxiety and stress are significantly and negativelyassociated (with a modest expression) with interpersonal trust beliefs.Finally, there were not found significant differences in cyberbullyingexperiences depending on the facility in making friends, and there was not asignificant relation between cyberbullying experiences and the number ofschool retentions. However, it was verified that there is a positive, moderateand significant correlation between the two factors of cyberbullyingexperiences, namely aggressiveness and victimization. Cyberbullying,
Description: Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/84044
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
TESE_MARIANA_PINHO_26 de JULHO.pdf1.02 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons