Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/84026
Title: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA EB 2.3 Dr.ª Mª ALICE GOUVEIA JUNTO DA TURMA F DO 7º ANO NO ANO LETIVO DE 2016/2017
Other Titles: The Teacher Training report developed in the Elementer School 2.3 Dr. Maria Alice Gouveia, wich is part of Coimbra Sul's School group, next to the F class of the 7th grade.
Authors: Mendes, Nuno Serra e Moura Pacheco 
Orientador: Nobre, Paulo Renato Bernardes
Keywords: Estágio Pedagógico; Disciplina; Indisciplina; Perceções; Reações; Pedagogical Stage; Discipline; Indiscipline; Perceptions; Reactions
Issue Date: 27-Jun-2017
Serial title, monograph or event: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA EB 2.3 Dr.ª Mª ALICE GOUVEIA JUNTO DA TURMA F DO 7º ANO NO ANO LETIVO DE 2016/2017
Place of publication or event: Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
Abstract: O Relatório de Estágio é marcado pelo término de mais uma etapa académica. O presente documento é alusivo ao estágio desenvolvido na Escola Básica 2.3 Dr.ª Maria Alice Gouveia do agrupamento de escolas Coimbra Sul, junto da turma F, do 7º ano. O relatório final de estágio é pautado por uma reflexão geral e crítica do processo pedagógico desenvolvido durante o presente ano letivo (2016/2017). Este encontra-se estruturado em duas partes centrais: a primeira refere-se à contextualização da prática, à análise reflexiva sobre a prática pedagógica, à análise reflexiva das áreas curriculares integrantes do Estágio Pedagógico, e a análise reflexiva das áreas curriculares integrantes do estágio pedagógico. Já a segunda parte central do relatório, apresenta o estudo caso desenvolvido ao longo do ano letivo denominado de “Perceções e Reações dos professores a comportamentos de indisciplina de maior gravidade, na escola Básica 2/3 Dr.ª Maria Alice Gouveia”. Ao nível dos resultados do estudo de caso tínhamos como objetivo analisar as perceções dos professores face a determinados comportamentos de indisciplina de terceiro nível (relativos a conflitos na relação professor aluno) e verificar se havia associação entre essas perceções e a variável sexo, idade e departamento. Outro objetivo deste trabalho passava por examinar as reações dos professores a comportamentos de indisciplina de maior gravidade por parte dos alunos, verificando se existia associação ou não com as variáveis sexo, idade e a departamento. verificou-se que na sua maioria os professores percecionam os comportamentos de indisciplina de 3º nível como “muitos graves” e que por norma ao reagirem a estes “nunca – às vezes” o ignoram.
The Teacher Training Report is marked by the end of another academic stage. This document is alluding to the Teacher Training stage carried out in the Basic School 2.3 Dr. Maria Alice Gouveia, wich is part of Coimbra Sul's School group, next to the class F of the 7th grade.The final Teacher Training Report is based on a general and critical reflection of the pedagogical process developed during the current school year (2016/2017). This document is structured in two main parts: the first refers to the contextualization of practice, reflexive analysis on pedagogical practice, reflexive analysis of the curricular areas that are part of the Teacher Training stage, and the reflexive analysis of the curricular areas that are also part of the Teacher Training stage. The second part of the report presents the case study developed during the school year called the “Perceptions and Reactions of teachers in relation to behaviors of indiscipline of greater severity, in Basic School 2/3 Drª. Maria Alice Gouveia”. Refering to the results of the case study we aimed to analyze the teachers' perceptions of certain third-level indiscipline behaviors (related to conflicts in the student teacher relationship) and to verify if there was any association between these perceptions and the variable gender, age and department .Another objective of this investigation was to examine the reactions of teachers to more serious behaviors of indiscipline on the part of the students, verifying if there was association or not with the variables gender, age and the department.It was verified that most teachers perceive the 3rd level behaviors of indiscipline as "very serious" and that as standard when reacting to these they "never - sometimes" ignore it
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/84026
Rights: closedAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat Login
Rel_Estg1617_NunoPacheco.pdf1.74 MBAdobe PDFEmbargo Access    Request a copy
Show full item record

Page view(s) 50

403
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 50

336
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons