Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/84004
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAlcoforado, Joaquim Luis Medeiros-
dc.contributor.advisorPinto, Rui Antero da Cunha-
dc.contributor.authorBorges, Ana Carolina Cesário-
dc.date.accessioned2019-01-19T22:38:26Z-
dc.date.available2019-01-19T22:38:26Z-
dc.date.issued2017-10-16-
dc.date.submitted2019-01-19-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/84004-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educaçãopt
dc.description.abstractEste trabalho surge no âmbito da conclusão do mestrado em Ciências da Educação, pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Foi desenvolvido em período de estágio curricular, em contexto empresarial, nomeadamente, no departamento de formação profissional da Konkrets – consultoria e formação profissional, tendo por base o desempenho de funções de coordenação pedagógica da formação profissional.Este trabalho é desenvolvido em quatro capítulos, nos quais apresentamos, respetivamente, a caracterização da instituição onde foi desenvolvido o estágio curricular, bem como o projeto de intervenção; o enquadramento teórico; o descritivo das atividades desenvolvidas e a investigação realizada.Num primeiro momento, damos a conhecer o contexto no qual foi desenvolvido o estágio curricular, apresentando uma caracterização geral da Konkrets, onde se procura dar especial destaque aos serviços e atividade desenvolvida pelo departamento de formação profissional. Num segundo momento, apresentamos o projeto de intervenção, desenvolvido neste período, aludindo aos seus objetivos e atividades.Para justificar este trabalho, apresentamos o enquadramento teórico, dando-se especial enfâse ao surgimento da formação profissional, assim como ao seu processo de desenvolvimento. Destaca-se também a relevância da formação profissional nas empresas, bem como o papel do gestor da formação nesses contextos. Outro ponto considerado são as políticas europeias de formação profissional - Portugal 2020, nomeadamente, os programas operacionais PO ISE e PO CH. Assim, tendo em atenção o contexto em que foi desenvolvido este trabalho, optou-se por realizar uma investigação que procurou perceber como é que as organizações entendem, promovem e disponibilizam a formação contínua obrigatória, prevista na legislação aplicável.pt
dc.description.abstractThe following paper arose in the scope of the conclusion of the master's degree in Educational Sciences, by the Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University of Coimbra. It was developed in a period of curricular internship, in a business context, namely in the vocational training department of Konkrets-consultancy and vocational training, based on the performance of functions of pedagogical coordination of vocational training. This paper is developed in four chapters, in which we present, respectively, the characterization of the institution where the curricular internship was developed, as well as the intervention project; the theoretical framework; the descriptive of the activities developed and the research carried out.In the first place, we present the context in which the curricular internship was developed, presenting a general characterization of Konkrets, where the emphasis is on the services and activity developed by the vocational training department. In a second moment, we present the project of intervention, developed in this period, alluding to its objectives and activities.To justify this work, we present the theoretical framework, giving special emphasis to the emergence of vocational training, as well as to its development process. It is also important to highlight the relevance of vocational training in companies, as well as the role of the training manager in these contexts. Another point considered is the European vocational training policies - Portugal 2020, namely the operational programs PO ISE and PO CH.Thereby, taking into account the context in which this work was developed, the decision was to carry out an investigation that sought to understand how organizations understand, promote and make available the obligatory continuing education, provided for in applicable legislation.pt
dc.language.isoporpt
dc.rightsembargoedAccesspt
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt
dc.subjectFormação Profissionalpt
dc.subjectCoordenação Pedagógicapt
dc.subjectGestão Pedagógicapt
dc.subjectPolíticas Europeias de Formação Profissionalpt
dc.subjectVocational Trainingpt
dc.subjectPedagogical Coordinationpt
dc.subjectPedagogical Managementpt
dc.subjectEuropean Vocational Training Policiespt
dc.titleCoordenação e Gestão da Formação em Contexto Empresarialpt
dc.title.alternativeCoordination and Management of Training in Business Contextpt
dc.typemasterThesispt
degois.publication.locationKonkrets - Consultoria e Formação Profissionalpt
degois.publication.titleCoordenação e Gestão da Formação em Contexto Empresarialpor
dc.peerreviewedyes-
dc.date.embargo2023-10-15*
dc.identifier.tid202143481pt
thesis.degree.disciplineCiências da Educação-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educaçãopt
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
uc.rechabilitacaoestrangeiranopt
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorBorges, Ana Carolina Cesário::0000-0003-0426-8031-
uc.degree.classification19-
uc.date.periodoEmbargo2190pt
uc.degree.presidentejuriFerreira, Sónia Cristina Mairos Baptista-
uc.degree.elementojuriAbreu, Anderson Carlos Santos de-
uc.degree.elementojuriPinto, Rui Antero da Cunha-
uc.contributor.advisorAlcoforado, Joaquim Luis Medeiros-
uc.contributor.advisorPinto, Rui Antero da Cunha-
uc.controloAutoridadeSim-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.researchunitCEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies-
crisitem.advisor.orcid0000-0003-4425-7011-
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatório.pdf4.68 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 50

482
checked on Apr 16, 2024

Download(s) 50

363
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons