Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/84003
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFerreira, Joaquim Armando Gomes Alves-
dc.contributor.authorCarvalho, Joana Helena Andrade Marques de-
dc.date.accessioned2019-01-19T22:38:25Z-
dc.date.available2019-01-19T22:38:25Z-
dc.date.issued2017-10-24-
dc.date.submitted2019-01-19-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/84003-
dc.descriptionDissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
dc.description.abstractA Adultez Emergente e a Indecisão Vocacional: Um estudo com alunos do ensino superior português ----------------------------------------------------------------------------------------------O estudo elaborado nesta dissertação centra-se na problemática da transição para a idade adulta, partindo da constatação que esta etapa da vida se apresenta atualmente como mais longa e complexa, que contempla experiências de instabilidade. Arnett, 2000 sugere que o prolongamento do espaço que medeia o final da adolescência e o início da idade adulta deu origem a um novo período com características próprias no desenvolvimento humano se denomina adultez emergente. Este conceito e a sua adequação ao contexto português são analisados ao longo deste trabalho, tendo em conta as dimensões da adultez emergente, da adaptabilidade, da satisfação com o curso e da indecisividade por forma a perceber como este período é vivenciado pelos jovens portugueses. Deste modo, desenvolveu-se um estudo com uma amostra heterogénea de 177 alunos, estudantes do ensino superior de ambos os sexos, com o intuito de analisar as percepções associadas ao que significa ser adulto, e o impacto que estas variáveis têm na vida dos alunos. ----------------------------------------------------------------------------------------------Palavras chave: Adultez emergente, indecisão vocacional, transição para a idade adulta, adaptabilidade de carreira, satisfação com o trabalho, indecisividade.-------------------------------------------------por
dc.description.abstractEmerging Adulthood and Vocational Indecision: A study with Portuguese higher education students----------------------------------------------------------------------------------------------The study presented in this dissertation focuses on the problem of the transition to adulthood, starting from the observation that this stage of life is currently presented as a longer and more complex, which contemplates experiences of instability. Arnett, 2000 suggests that the prolongation of space between the end of adolescence and the beginning of adulthood gave rise to a new period with its own characteristics in human development that is called emergent adulthood. This concept and its adequacy to the Portuguese context are analyzed throughout this work, taking into account the dimensions of emerging adulthood, adaptability, major satisfaction and indecisiveness in order to perceive how this period is experienced by young Portuguese students. Thus, a study was developed with a heterogeneous sample of 177 students, students of higher education of both sexes, in order to analyze the perceptions associated with what it means to be an adult, and the impact that these variables have on students' lives. ----------------------------------------------------------------------------------------------Key Words: Emerging adulthood, career indecision, transition to adulthood, career adaptability, major satisfaction, indecisiveness.-------------------------------------------------------------------------------eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectAdultez emergentepor
dc.subjectIndecividadepor
dc.subjectSatisfação com o cursopor
dc.subjectAdaptabilidade de carreirapor
dc.subjectTransição para a idade adultapor
dc.subjectEmerging adulthoodeng
dc.subjectIndecisivenesseng
dc.subjectMajor satisfactioneng
dc.subjectCareer adaptabilityeng
dc.subjectTransition to adulthoodeng
dc.titleA Adultez Emergente e a Indecisão Vocacional: Um estudo com alunos do ensino superior portuguêspor
dc.title.alternativeEmerging Adulthood and Vocational Indecision: A study with Portuguese higher education studentseng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationUniversidade de Coimbra-
degois.publication.titleA Adultez Emergente e a Indecisão Vocacional: Um estudo com alunos do ensino superior portuguêspor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202144259-
thesis.degree.disciplinePsicologia-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado Integrado em Psicologia-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorCarvalho, Joana Helena Andrade Marques de::0000-0001-9471-5274-
uc.degree.classification18-
uc.degree.presidentejuriFerro, Maria Jorge Santos Almeida Rama-
uc.degree.elementojuriSantos, Eduardo João Ribeiro-
uc.degree.elementojuriFerreira, Joaquim Armando Gomes Alves-
uc.contributor.advisorFerreira, Joaquim Armando Gomes Alves-
uc.controloAutoridadeSim-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairetypemasterThesis-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
crisitem.advisor.deptFaculty of Psychology and Educational Sciences-
crisitem.advisor.researchunitIPCDHS – Institute of Cognitive Psychology, Human and Social Development-
crisitem.advisor.researchunitCenter for Research in Neuropsychology and Cognitive Behavioral Intervention-
crisitem.advisor.orcid0000-0003-1733-5854-
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Tese_MIP_ Joana _Carvalho.pdf1.06 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 50

664
checked on Apr 30, 2024

Download(s) 50

562
checked on Apr 30, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons