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Title: Emocionalmente Inteligente e Autocompassivo: O impacto da Autocompaixão e da Inteligência Emocional na Ansiedade Social em adolescentes
Other Titles: Emotionally smart and self-compassionate: The impact of self-compassion and emotional intelligence on social anxiety in adolescents
Authors: Bandeira, Ana Beatriz Gama 
Orientador: Salvador, Maria do Céu Teixeira
Keywords: ansiedade social; inteligência emocional; autocompaixão; adolescentes; social anxiety; emotional intelligence; self-compassion; adolescents
Issue Date: 27-Jul-2017
Serial title, monograph or event: Emocionalmente Inteligente e Autocompassivo: O impacto da Autocompaixão e da Inteligência Emocional na Ansiedade Social em adolescentes
Place of publication or event: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Abstract: Diversos estudos demonstraram que a presença de inteligência emocional (IE) está associada a níveis mais baixos de ansiedade social (AS) e mais elevados de autocompaixão, provavelmente por ambas incluírem a capacidade de observar, identificar e regular emoções negativas. Por sua vez, a AS tem sido associada a níveis mais baixos de autocompaixão. Tendo em consideração o impacto negativo da AS, nomeadamente na adolescência, torna-se relevante investigar novas relações entre os construtos a ela associados. Desta forma, o objetivo do presente estudo foi explorar o papel mediador da autocompaixão na relação entre AS e IE, em adolescentes. A amostra foi constituída por 779 sujeitos, 55.3 % do género feminino e 44.7 % do género masculino, entre os 13 e os 18 anos (M= 14.64; DP = 1.47), avaliados em dois momentos distintos com 3-4 meses de intervalo, recorrendo a questionários de autorresposta para medir a ansiedade social (SPAI-B), a inteligência emocional (TEIQue-ASF) e a autocompaixão (SCS-A). Os resultados revelaram a (falta de) autocompaixão como mediador parcial significativo na relação entre IE e AS, o que significa que o impacto da IE na AS pode não só ser direto como indireto através do efeito da (falta de) autocompaixão. No entanto quando controlada a AS, no tempo 1, o papel mediador da autocompaixão deixou de existir, possivelmente devido ao forte contributo da sintomatologia ansiosa pré-existente. Estes resultados sugerem que o desenvolvimento de competências de IE e autocompaixão, podem ser importantes na prevenção e intervenção na AS. Limitações e direções futuras foram discutidas.
Several studies have shown that the presence of emotional intelligence (EI) is associated with lower social anxiety (SA) and with higher levels of self-compassion, probably because both include the ability to observe, identify and regulate negative emotions. In turn, SA has been associated with lower levels of self-compassion. Taking into account the negative impact of SA, especially when it begins in adolescence, it is relevant to investigate new relationships between the constructs associated with it. Therefore, the objective of the present study was to explore the mediating role of self-compassion in the relationship between SA and EI in adolescents. The sample consisted of 779 subjects, 55.3 % girls and 44.7 % boys, aged between 13 and 18 years old (M= 14.64; SD = 1.47), assessed in two different moments 3-4 months apart, using three self-report questionnaires to measure social anxiety (SPAI-B), emotional intelligence (TEIQue-ASF) and self-compassion (SCS-A). Results revealed the (lack of) self-compassion as significant partial mediator in the relationship between EI and SA, which means that the impact of EI on SA can not only be direct but indirect, through the effect of the (lack of) self-compassion. However, SA was controled, at time 1, the mediating role of self-compassion ceased to exist, possibly due to the strong contribution of preexisting anxiety symptomatology. These results suggest that the development of EI and self-compassion competencies can be important in the prevention and intervention in SA. Limitations and future directions were discussed.
Description: Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/83983
Rights: closedAccess
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

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