Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/83965
Title: Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores, junto da turma do 11ºB, no ano letivo de 2016/2017
Other Titles: Teacher training report developed at Quinta das Flores basic and secondary school, next to 11ºB class, in 2016/2017
Authors: Cruz, André Miguel Carvalho 
Orientador: Abreu, Antero Filipe Rocha
Keywords: Estágio Pedagógico; Educação Física; Disciplina; Gestão Pedagógica de Aula; Teacher Training; Physical Education; Discipline; Classroom Management
Issue Date: 26-Jun-2017
Serial title, monograph or event: Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores, junto da turma do 11ºB, no ano letivo de 2016/2017
Place of publication or event: Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
Abstract: O Relatório de Estágio surge no âmbito da unidade curricular de Estágio Pedagógico, inserida no plano de estudos do 2º ano do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Faculdade de Ciências do Desporto e da Educação Física da Universidade de Coimbra. O Estágio Pedagógico é encarado como o consumar de um ciclo de estudos e tem como principal objetivo a aplicação de todos os conhecimentos e vivências recebidos durante o processo de formação universitária, através da lecionação da disciplina de Educação Física. Elaborado com base no trabalho desenvolvido na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores, com a turma B do 11º ano de escolaridade, no ano letivo 2016/2017, este documento visa a produção de uma reflexão devidamente estruturada e fundamentada sobre todo o percurso efetuado. Ao longo do relatório são apresentados os três principais capítulos: a contextualização da prática desenvolvida, a análise reflexiva sobre a prática pedagógica e o aprofundamento do tema-problema. Nos primeiros dois capítulos faz-se uma breve descrição e contextualização das condições em que foi realizado o Estágio Pedagógico, bem como uma análise reflexiva sustentada acerca da prática pedagógica (planeamento, realização e avaliação) e outras tarefas realizadas ao longo do ano letivo. Por fim, é aprofundado o tema-problema, “As ações de organização e de desenvolvimento de uma aula na promoção de disciplina”, que surge da subdivisão de um tema mais amplo, a “Indisciplina em contexto escolar”. Nos dias de hoje, a indisciplina na sala de aula é, cada vez mais, uma das maiores preocupações dos professores, condicionando de forma negativa o processo de ensino-aprendizagem. Neste sentido, através do tema problema escolhido, pretende-se perceber de que modo as ações de organização e de desenvolvimento de uma aula contribuem para a manutenção da disciplina.
The present report is included in the curricular unit of the teacher training of the curriculum of the 2nd year school plan of the Master’s degree in Teaching Physical Education in Basic and Secondary Education, Faculty of Sports Sciences and Physical Education, University of Coimbra. The teacher training is assumed as the end of a course of studies and its main objective is to apply the knowledge and experience received during the college formation on teaching Physical Education. Based on the teaching work developed with an 11th grade group of students at Quinta das Flores Basic and Secondary School, in 2016/2017, this document intends to reflect on the training course in a structured and reasoned way. The report presents three main chapters: the contextualization of the practice developed, a reflective analysis on pedagogical practice and the deepening of theme-problem. In the first two chapters we make a brief description and contextualisation of the conditions under which the teacher training was carried out, as well as a reflective sustained analysis on the pedagogical practice (planning, implementation and evaluation) and other tasks performed during the school year. Finally, we deepen the problem-theme, "The actions of organization and development of a class in the promotion of discipline", which arises from the subdivision of a broader theme – School indiscipline. Nowadays, Indiscipline in the classroom is increasingly one of the teachers’ main concerns, negatively conditioning the teaching-learning process. This way, through the chosen problem theme, we intend to understand how the actions of organization and development of a class contribute to the maintenance of discipline.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: http://hdl.handle.net/10316/83965
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rel_Estg1617_André_Cruz.pdf7.23 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

358
checked on Jan 22, 2020

Download(s) 50

354
checked on Jan 22, 2020

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons